Apesar do grande impacto nas vendas em lojas físicas — fechadas por 10 dias no primeiro trimestre —, o canal de vendas on-line teve crescimento de 46 por cento, amenizando os efeitos da crise.
A Via Varejo divulgou, na noite de ontem, os resultados do 1T20, que, em nossa opinião, foram positivos a despeito do momento desafiador enfrentando pela companhia.
A receita líquida ficou praticamente estável na comparação anual, apesar da queda de faturamento advindo da operação de lojas físicas, que estiveram fechadas por 10 dias durante o mês de março.
As vendas das mesmas lojas tiveram retração de 8 por cento no primeiro trimestre — diretamente impactadas pelo fechamento das lojas físicas, a partir de 21 de março de 2020. Todavia, cabe destacar que no período pré-fechamento o crescimento da operação de rua estava em 4,2 por cento.
O verdadeiro destaque positivo no resultado apresentado pela companhia foi o expressivo crescimento das operações on-line, que, no mês de março, praticamente supriram as vendas perdidas nas lojas físicas.
O volume bruto de mercadorias (GMV) transacionado nas plataformas digitais da empresa chegou a 2,1 bilhões de reais no 1T20, crescimento de 46 por cento em relação ao mesmo período do ano anterior.
Entre os canais, o 1P (venda direta pela empresa, com maior margem) aumentou em 52 por cento no período. Já o 3P (market place, com menor margem), apresentou crescimento de 27 por cento.
No lado dos custos, a empresa conseguiu apresentar melhora na margem bruta da operação com – 3,14p.p. vs 1T19, e também diluição de custos operacionais em proporção à receita do trimestre.
Todas essas conquistas materializaram um EBITDA expressivo — R$ 563 milhões — com aumento de 29,8 por cento em relação ao 1T19. Como consequência, a margem EBITDA ajustada da companhia ficou em 9,8 por cento — ganho de 1,74p.p. no período.
No 1T20 a Via Varejo apurou um lucro de 13 milhões de reais, contra uma perda de 50 milhões no 1T19. O destaque nessa linha de resultado fica para o fato de ser o primeiro lucro trimestral apurado desde 2018.
Estamos compilando tudo e enviando nossas impressões sobre o resultado no Telegram do Nord Small Caps. Também avisaremos por lá e pelo relatório se esse resultado altera nossa recomendação. Fique atento.
Postado originalmente por: Nord Research