fbpx
Pular para o conteúdo

Finanças: Temporada de resultados

Image

Começa a divulgação dos resultados financeiros nos Estados Unidos.

Números do 1T2020

Ontem teve início a temporada de resultados referente ao primeiro trimestre deste ano, nos Estados Unidos. Nesta semana, as principais empresas a divulgarem seus números serão as instituições financeiras.

Vale ressaltar que o resultado do primeiro trimestre deve sofrer impacto negativo principalmente nos números do mês de março, quando teve um  início mais efetivo do distanciamento social pelo mundo.

O grande impacto na economia e nas empresas deve se materializar do segundo trimestre em diante, mas poderemos ter indicações importantes sobre as expectativas futuras das maiores companhias do mundo, quando da divulgação dos resultados.

Impacto nos lucros

Os agentes de mercado, ao longo das últimas semanas, revisitaram seus números para o ano de 2020. Como não poderia ser diferente, a expectativa é de forte queda nos lucros das empresas.

O gráfico abaixo destaca o consenso de mercado, sobre o lucros das companhias que compõem o índice S&P500, para os quatro trimestres deste ano, ao longo das últimas semanas.

Podemos claramente perceber a queda na expectativa nos resultados em todos os trimestres de 2020. Apenas durante o segundo trimestre, a revisão nos lucros foi por volta de -30 por cento.

Fonte: FactSet, Goldman Sachs Investment Research

Por que isso importa?

Vivemos em um mundo globalizado, tanto do ponto de vista econômico, quanto de fluxo de capitais.

O desempenho ruim das empresas americanas pode ter efeito em algumas companhias brasileiras que por lá possuem operações, mas também por conta de um possível fluxo negativo de capitais.

Como mencionei há um tempo: o Brasil não é uma ilha. O movimento nos mercados globais têm impacto por aqui, tanto na bolsa quanto nos juros e no câmbio.

A vida real

Caso o mercado enfrente uma nova onda de volatilidade e a bolsa, câmbio e juros sofram no curto prazo, vale sempre ressaltar que o valor das companhias não necessariamente está refletivo na cotação do home broker.

O que muda a todo segundo é o preço das ações.

As empresas, no longo prazo, continuam operando e, na maioria das vezes, gerando muito valor para os acionistas.

Não se renda às oscilações de preço. Tenha foco no longo prazo.

Toda a equipe da Nord está aqui para lhe ajudar a passar por esses momentos difíceis, seja pelo Telegram, pelo e-mail ou por meio das lives.

Em observância ao Artigo 22 da Instrução CVM nº 598/2018, a Nord Research esclarece que oferece produtos contendo recomendações de investimento pautadas por diferentes estratégias e/ou elaborados por diferentes Analistas. Dessa forma, é possível que um mesmo valor mobiliário encontre recomendações distintas em diferentes produtos por nós oferecidos. As indicações do presente Relatório de Análise, portanto, devem ser sempre consideradas no contexto da estratégia que o norteia.

Postado originalmente por: Nord Research