fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • NORD Research
  • Finanças: Small Cap promissora para 2022 e impacto das chuvas no setor elétrico

Finanças: Small Cap promissora para 2022 e impacto das chuvas no setor elétrico

Image

Nord Insider

Olá,

Nesta terça-feira, 11, as bolsas mundiais operam em alta recuperando perdas do último pregão, diante da aversão ao risco em meio à expectativa de maior aperto monetário nos Estados Unidos.

Na agenda econômica, o destaque é a divulgação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de dezembro e do acumulado de 12 meses. No exterior, os mercados seguem à espera do depoimento de Jerome Powell, presidente do Federal Reserve (Fed), no Senado às 12 horas.

Focus: mercado volta a reduzir projeção de alta do PIB e eleva Selic em 2022

Os analistas do mercado financeiro voltaram a reduzir a estimativa de alta do Produto Interno Bruto (PIB) para 2022. No relatório desta semana, a estimativa de crescimento é de +0,28 por cento. Na semana passada, a estimativa era de alta de +0,36 por cento.

Já para 2023, a previsão do PIB caiu para +1,70 por cento ante +1,80 por cento na semana anterior.

Inflação

Em 2022, as projeções para o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), que é a inflação oficial do Brasil, foram mantidas em +5,03 por cento — acima do centro da meta em +3,5 por cento. Felizmente, para 2023, a previsão de inflação diminuiu, de +3,41 por cento para +3,36 por cento, mas ainda segue acima da meta de +3,25 por cento. Para 2024, a mediana continuou na meta de +3,00 por cento.

Selic

O mercado elevou sua previsão para a taxa básica de juros da economia, a Selic, de 2022. O relatório prevê os juros em +11,75 por cento este ano, ante previsão de +11,50 por cento na semana anterior.

O analista de renda fixa Christopher Galvão entende que o colegiado pode ter elevado a Selic por conta das discussões da semana passada em relação à deterioração do quadro fiscal do país.

Além disso, outros dois fatos importantes que podem ter influenciado esse aumento são: (i) a ata mais dura do Fed, que pressionou as treasuries nos EUA, e (ii) a recente alta nos preços das commodities, em particular o aumento do barril de petróleo no mercado internacional.

Para o dia de hoje, será importante acompanhar a divulgação do IPCA de dezembro, além da inflação acumulada em 2021, que pode nos dar um cheiro sobre a dinâmica de preços na economia.

Mineradoras suspendem operações em MG devido a chuvas

A CSN (CSNA3), Vale (VALE3) e Usiminas (USIM5) suspenderam temporariamente suas operações em meio a fortes chuvas na região Sudeste nos últimos dias.

Com as chuvas intensas, a CSN interrompeu as atividades de extração e movimentação na mina de minério de ferro Casa de Pedra, em Congonhas (MG) e, segundo comunicado, a expectativa é de retorno “nos próximos dias”.

A Vale, por sua vez, paralisou parcialmente a produção dos Sistemas Sudeste e Sul, visando garantir a segurança dos trabalhadores e das comunidades. De acordo com a mineradora, o plano de produção para 2022 não foi alterado.

Já a Mineração Usiminas (Musa), controlada da companhia siderúrgica, comunicou que suas operações na região de Itatiaiuçu (MG) estão com a produção suspensa. Em nota, a companhia disse que, por ora, “a paralisação da Musa não deverá afetar o fornecimento de matéria-prima para a Usiminas e que serão utilizados estoques da própria Musa para garantir o fornecimento”.

Se por um lado as fortes chuvas em Minas Gerais obrigaram as mineradoras a paralisarem sua produção por segurança, por outro, podem beneficiar elétricas.

Postado originalmente por: Nord Research