fbpx
Pular para o conteúdo

Finanças: Seria o melhor momento para IPOs?

Image

Na tentativa de aproveitar o bom momento do mercado para se capitalizar, observamos uma série de Companhias protocolando os seus pedidos de IPO…

Na tentativa de aproveitar o bom momento do mercado para se capitalizar, observamos uma série de Companhias protocolando os seus pedidos de IPO (oferta pública inicial de ações). Há um pouco de tudo: incorporadoras, locadoras, TI, serviços industriais etc.

Abaixo, segue a relação mais atual de empresas que protocolaram seus pedidos:

Fonte: CVM

Algumas mais conhecidas, outras nem tanto. Elas têm finalidades um tanto quanto diversas com a entrada dos recursos. Mas o meu objetivo hoje não é falar sobre isso e, sim, sobre o momento atual e se ele seria o mais favorável para as aberturas de capital.

Em janeiro, quando observamos uma bateria forte de operações, com Moura Dubeux, Mitre, Locaweb e Priner, o momento era de euforia no mercado; bolsa nas máximas e repercussão do coronavírus longe do que estamos vendo hoje em dia.

Foram empresas que, em minha opinião, souberam aproveitar para entrar na bolsa na hora certa  se, passado o encanto inicial, o mercado aderiu bem à tese. Bem, a história é outra.

Afinal, de maneira geral, o que é melhor do que entrar quando o mercado está comprado? Nesse ponto essas empresas acertaram. Parece ter sido um momento bastante favorável.

Mas hoje o cenário está mudando: as incertezas oriundas do coronavírus estão trazendo momentos mais complicados para a bolsa, por mais que em algumas situações isso não tenha impacto direto nos fundamentos das Companhias.

E, por conta das incertezas, o mercado fica menos comprador.

Então os IPOs, que há pouco tempo estavam saíndo em um momento de euforia, agora podem não estar mais.

A pergunta que fica é: será que esses pedidos serão postergados em busca de um melhor momento de mercado? Não seria a hora de dar uma segurada?

A resposta é: não sei. Mas faz sentido que sim. Afinal, a maioria ainda não tem data definida.

O clima simplesmente não parece estar bom. Mas veja que isso não quer dizer que não temos oportunidades para a bolsa no momento  em diversas das nossas estratégias conseguimos trazer novos pontos de entrada com a “saudável” correção oferecida ao longo dos últimos dias.

Talvez não tão bom para IPOs, mas com muitas outras oportunidades dentro do que já está na bolsa.

Fica o meu convite para que você conheça a nossa área logada —  basta acessar aqui.

Abraços

Postado originalmente por: Nord Research