fbpx
Pular para o conteúdo

Finanças: Selic abaixo de 5?

Image

Amanhã teremos decisão de Selic em mais uma reunião do Copom.

Amanhã teremos decisão de Selic em mais uma reunião do Copom.

O mercado já precifica 48 pontos base de queda, ou seja, que a Selic vai de 6 por cento para 5,5 por cento.

O mercado também já precifica que, ao longo deste ano, a Selic seguirá caindo até 5 por cento. Tanto nos preços dos juros futuros, quanto nas projeções dos economistas do Focus.

Quem diria! Lembro em 2016, eu dando palestras dizendo que achava que a Selic iria pra 9 por cento, e ninguém acreditava! Eu mesma ficava me questionando…

Agora estamos falando de um patamar nunca antes visto na economia! Taxas de nível internacional!

Mas, no meio desse jogo, muitos bancos estão publicando suas expectativas para a Selic final, e cada vez mais estamos vendo projeções abaixo de 5 por cento.

Por que a Selic pode cair tanto?

As projeções do Focus para a inflação de 2020 estão em torno de 3,80, sendo que a meta é 4 por cento, considerando que a Selic vai até 5 por cento.

Essas projeções consideram uma renomada na atividade, ainda que lenta.

Ou seja, o Banco Central tem ainda um bom espaço de queda, além dos 5 por cento, para conseguir jogar as projeções de inflação de volta no 4 por cento.

O câmbio, que poderia ser um grande risco para as projeções de inflação, tem cada vez mais mostrado uma reversão da tendência de piora. Os dados mais fracos dos EUA, e um possível Fed mais flexível, devem ajudar no início de uma nova tendência de dólar mais fraco.

O preço do petróleo, por outro lado, se tornou um novo risco. A alta permanente da cotação poderia subir nossas projeções de IPCA em até 40 pontos base. O BC ficará de olho nesses preços, para fazer o ajuste fino.

Vale a pena apostar nisso aplicando juros?

Se a Selic cair até 4,5 por cento neste ano, os juros curtos futuros cairiam ainda cerca de 65 pontos base.

Um DI com vencimento em janeiro de 2022, por exemplo, cairia de 5,88 para 5,19.

O retorno para o investidor de uma aplicação em um prefixado desses seria de aproximadamente 1,65 por cento. Ou seja, bem pouco. Qualquer ação conservadora da bolsa irá subir bem mais que isso em um cenário de Selic a 4,5 por cento.

Para você ganhar dinheiro mesmo, teria que aplicar em juros com maior duration. Cada ano a mais de duration (vencimento), aumentaria o lucro da sua aposta em 0,65 por cento.

Acontece que os juros longos não necessariamente vão cair se o BC decidir surpreender o mercado na flexibilização da Selic.

Em qualquer ciclo de queda dos juros, a curva tende a empinar. Ou seja, os juros longos caem menos que os juros curtos, ou nem caem.

Isso porque o mercado imagina que o BC está estimulando a economia hoje, mas terá que voltar a taxa para cima depois, quando a economia finalmente decolar.

Apesar dessa inclinação ser típica de ciclos de queda de juros, isso não vem acontecendo ultimamente no Brasil. Os juros longos performaram muito bem nos últimos 2 anos. Parte por conta de uma queda estrutural vinda de melhor controle da inflação e reformas estruturais. Mas parte também importada de uma redução de inclinação mundial, por conta de atividade mais fraca.

Agora, a inclinação mundial está subindo. Os juros longos no mundo vem subindo nos últimos meses, e isso pode influenciar a nossa curva longa.

Ou seja, sei que os juros curtos vão cair com a queda da Selic, pois eles se comportam de maneira matemática. Mas sei que a queda dos juros curtos rende pouco para quem tem prefixados curtos. Não sei o que vai acontecer com os juros longos, dada a queda dos juros curtos.

Resumindo, aplicar em juros não me parece uma boa aposta no Brasil para a pessoa física.

O que fazer, então?

Há duas formas de se aproveitar desse cenário.

A primeira é investindo em fundos multimercado que estão aplicados em juros curtos de maneira alavancada. Eles conseguem, através do mercado futuro, se alavancar em múltiplas vezes e, com isso, podem conseguir o retorno da queda dos juros curtos multiplicado por quantas vezes eles se alavancarem.

Por exemplo, se eles estiverem aplicados em 5 PLs (alavancados 5 vezes) no mesmo juro que eu mencionei acima, eles podem ganhar cerca de 3,5 por cento, com a mesma posição que você só ganharia 0,65 por cento.

Além disso, por eles estarem aplicados em juros curtos, que precificam quedas da Selic até 5 por cento, seria muito difícil que eles perdessem dinheiro nessas aplicações.

É um risco x retorno muito bom! Chance de ganhar muito, com baixa chance de perder. O BC teria que parar o ciclo de queda acima dos 5 por cento para o retorno ser negativo. O que me parece muito difícil.

O Renato Breia e o Luiz Felippo podem te ajudar a escolher fundos aplicados em juros no Nord Fundos.

A segunda forma de se aproveitar deste cenário é comprando bolsa.

A bolsa sobe a cada queda da Selic. Primeiro por redução da taxa de desconto, que é praticamente automática. A segunda por expectativa de melhora econômica.

A alta nos preços das ações pode ser na casa dos 10, 20 ou até 30 por cento.

Retornos bem maiores do que a renda fixa oferece, neste momento.

Algumas ações são as queridinhas dos nossos analistas para esse momento de estímulo maior da atividade. Vale a pena conferir no Investidor de Valor e no Nord Small Caps.

Estar no ativo correto é tão importante quanto acertar o cenário econômico.

Não tem nada pior para um investidor do que acertar o cenário, mas perder a aposta!

Até a próxima,

Marilia Fontes

Em observância ao Artigo 22 da Instrução CVM nº 598/2018, a Nord Research esclarece que oferece produtos contendo recomendações de investimento pautadas por diferentes estratégias e/ou elaborados por diferentes Analistas. Dessa forma, é possível que um mesmo valor mobiliário encontre recomendações distintas em diferentes produtos por nós oferecidos. As indicações do presente Relatório de Análise, portanto, devem ser sempre consideradas no contexto da estratégia que o norteia.

Postado originalmente por: Nord Research