fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • NORD Research
  • Finanças: Reinvestir os dividendos: uma estratégia para turbinar sua rentabilidade

Finanças: Reinvestir os dividendos: uma estratégia para turbinar sua rentabilidade

Image

Olá,

Nesta terça-feira, 25, os mercados mundiais operam em queda com temores em relação ao aperto monetário nos Estados Unidos e à crise geopolítica da Ucrânia.

Na agenda econômica, destaque para a sondagem da Confiança do Consumidor da FGV. Nos Estados Unidos, saem as projeções globais do Fundo Monetário Internacional (FMI).  Entre as empresas que divulgam seus resultados do quarto trimestre, destaque para American Express, 3M, Johnson & Johnson, Lockheed Martin, Verizon e General Electric.


Nord Insider

Focus: mercado eleva projeção para a inflação em 2022, distanciando-se do centro da meta

A semana começou com avanço na estimativa para a inflação em 2022, indo mais além do centro da meta, de acordo com o Boletim Focus divulgado pelo Banco Central na segunda-feira, 24.

Inflação

A estimativa para o IPCA avançou de +5,09 por cento para +5,15 por cento, bem acima do centro da meta perseguida pelo BC este ano, que é de 3,50 por cento, com tolerância de +2,0 por cento a +5,0 por cento.

Para Christopher Galvão, analista de renda fixa da Nord Research, a inflação segue sendo um ponto de atenção para o Banco Central não deixar as expectativas do mercado financeiro contaminarem as projeções para os próximos anos, uma vez que a instituição monetária não vai conseguir cumprir o centro da meta de +3,50 por cento para o IPCA em 2022.

Por enquanto, as expectativas para o IPCA em 2023 foram mantidas em +3,40 por cento, um pouco acima da meta de 3,25 por cento, e para 2024 continuam em cima da meta de +3 por cento.

PIB

Já a projeção para o PIB do próximo ano caiu, passando de crescimento de +1,75 por cento para +1,69 por cento.

Selic

Para a taxa básica de juros, o mercado financeiro continua vendo uma taxa Selic em +11,75 por cento ao fim do ano e para 2023 as projeções são de 8 por cento, sem variação em relação à semana anterior.

Entre outras coisas a monitorarmos nesta semana, vale destaque para o Índice de Confiança do Consumidor (ICC) que sai hoje, 25; a divulgação da inflação no Brasil, o IPCA-15, na quarta-feira, 26; e a PNAD Contínua de novembro na sexta-feira, 28. Nos EUA, as atenções estarão voltadas para a reunião do FOMC na quarta-feira, 26; a divulgação do PIB do quarto trimestre na quinta-feira, 27; e a inflação do PCE na sexta-feira, 28.


PATC11: Capitânia consegue apenas 725 cotas em leilão

Na semana passada, nós contamos sobre o imbróglio entre a Capitânia Investimentos e o Pátria Investiments, gestor do Pátria Edifícios Corporativos (PATC11).

Caso tenha perdido, leia um resumo do que aconteceu: no início deste mês: a Capitânia Investimentos confirmou que a B3 havia aprovado a Oferta Pública de Aquisição de Cotas (OPAC) do PATC11. Porém, o Pátria Investments, gestor do fundo imobiliário (FII), se mostrou contrário à oferta e negou participação no investimento.

Ainda assim, a OPAC aconteceu na segunda-feira, 24, sem grande adesão. A Capitânia, que detém 44,52 por cento das cotas do FII, não conseguiu aumentar de forma expressiva sua participação – que já é elevada – no FII Pátria. Segundo comunicado da B3, foram realizados apenas dois negócios envolvendo 725 cotas.

Na avaliação do Pátria, o valor estipulado para o leilão (65 reais por conta) ficou abaixo do valor patrimonial, que estava em 86,51 reais no dia 31 de dezembro de 2021. A diferença, nos cálculos do Pátria, representa um desconto de 25 por cento.

Acesse a análise do Marx Gonçalves, analista de Fundos Imobiliários da Nord Research, sobre o que fazer com as cotas do PATC11.


Investback, Cashback ou Pontos: como ganhar dinheiro com cartão de crédito?

Se você faz compras com cartão de crédito e não aderiu ao Investback, Cashback ou Programa de Pontos – porque não sabe usar ou não sabe que tem direito aos benefícios – você está perdendo dinheiro.

Mas como ganhar dinheiro de volta e ainda investir automaticamente essa quantia? Esse é o “pulo do gato”. Na modalidade Investback, a instituição financeira converte parte dos gastos do cartão de crédito em uma aplicação de investimentos.

Já na modalidade Cashback, você literalmente recebe o dinheiro de volta – normalmente, de 0,25 por cento a 1 por cento sobre o valor das compras lançadas na fatura –, e no programa de pontos, você acumula pontos utilizando o seu cartão e pode trocar por diversos benefícios, como milhas ou produtos.

Qual o melhor cartão de crédito para Cashback?

Como quase tudo no mundo dos investimentos, a resposta é depende. A seguir, a Paula Lima, do Aula com Paula (@aulacompaula), fala sobre os melhores cartões de crédito para ter o retorno de suas compras.

1. XP Investimentos: lançado ao público em março de 2021, o cartão XP oferece anuidade zero e Investback. Funciona assim: a cada compra com o cartão de crédito XP, no mínimo 1 por cento do que você gastou volta na forma de investimento em um fundo exclusivo. A remuneração é equivalente à taxa do CDI. Para liberar o cartão XP Visa Infinite, você precisa investir no mínimo 5 mil reais na corretora.

Lembrando que existem inúmeros outros cartões que podem ser melhor ou não para você dependendo do tipo de consumidor que você é. A ideia foi trazer alguns exemplos bons e acessíveis do mercado.Conte para nós, qual cartão de crédito você usa? Assista ao vídeo completo e saiba mais.

Postado originalmente por: Nord Research