fbpx
Pular para o conteúdo

Finanças: Recuperação em V, de Via Varejo

Image

IBOV e VVAR, dois loucos


Maníaco-Depressivo I

Quem leu a minha newsletter publicada quinta-feira da semana passada 80 mil pontos e a próxima parada—,poderia desconfiar que eu estava tentando adivinhar o destino da bolsa dali em diante.

Na realidade, eu não faço a menor ideia de como prever o futuro da bolsa, e tratei de deixar claro nas primeiras linhas.

A mensagem que tentei passar foi a de que não interessa como a sua carteira se comportou até agora. De tempos em tempos ela precisa passar por uma revisão, porque o que interessa no mundo dos investimentos é sempre o daqui para frente.

Hoje, quando acordei cedo para escrever de novo, foi curioso ver o movimento da bolsa de lá para cá.

Na quinta-feira passada, a bolsa fechou em leve queda com o início dos rumores da troca no comando da Polícia Federal pelo Bolsonaro.

Na sexta-feira, a bolsa despencou mais de 5 por cento e o dólar bateu 5,63 reais com a demissão do Moro.

Na segunda-feira, a bolsa subiu 3,86 por cento, após o discurso de Bolsonaro reforçando o papel de Paulo Guedes como comandante do rumo econômico do país.

Na terça-feira, mais uma alta, agora de 3,93 por cento. Alta puxada pelos bancos, após bom resultado do Santander.

Ontem, alta de 2,29 por cento e a bolsa volta aos 83 mil pontos: "bom humor externo após o Fomc manter juros e dados positivos emitidos pela Gilead Sciences sobre o antiviral remdesivir, como potencial tratamento para o coronavírus".

Isto que eu chamo de uma baita recuperação em V.

APENAS UMA SEMANA DEPOIS: nada de Moro, nada de COVID-19, nada de novas projeções de PIB, nada de um plano concreto para o fim da quarentena…

Fala sério… tem que ser muito louco para tentar ficar operando o mercado no curto prazo.

A bolsa é tããão mais tranquila para quem olha para ela poucas vezes por semana.

Imagina então para quem consegue expandir o horizonte de investimento para meses, anos ou até décadas, igual ao que os maiores investidores de todos os tempos fazem.

Deve ser por isso que eles vivem tanto. Investir bem tem muito mais a ver com encontrar paz e ter paciência no meio do caos. O simples e convencional oferecem chances muito melhores do que táticas exóticas.

"Se você permanecer racional, a estupidez do mundo ajudará você a se dar bem no mercado"  Charlie Munger.

Maníaco-Depressivo II

Também no espaço de uma semana tivemos outra recuperação em V.

Dessa vez, foi V de Via Varejo.

Quem nos acompanha há mais tempo já nos viu falar sobre a empresa algumas vezes por aqui. Alguns exemplos abaixo.

Procuram-se empresários em Via Varejo

https://www.nordresearch.com.br/artigos/nord-insights/procura-se-empresarios-em-via-varejo/

Procuram-se empresários em Via Varejo parte 2

https://www.nordresearch.com.br/artigos/nord-insights/procuram-se-empresarios-em-via-varejo-parte-2/

Mercado, Dólar e a minicrise em VVAR3

https://www.nordresearch.com.br/artigos/nord-insights/mercado-dolar-e-a-minicrise-em-vvar3/

Esta é uma tese que o Ricardo carrega desde janeiro de  2019, quando as ações ainda rodavam na casa dos 5 reais. Já bateram 15 no  auge do bull market e chegaram a 4 no low da crise do coronavírus. Emoções nunca faltaram.

Pois bem.

Na semana passada, depois de chegar a cair mais de 20 de por cento, VVAR3 se recuperou juntamente com a bolsa, e acumulou alta de 44 por cento desde o fundo semanal.

Você já parou para pensar na loucura que é uma das maiores empresas do Brasil ter o seu valor de mercado variar tanto em um espaço de tempo tão curto?

Mas calma, as maluquices de VVAR3 não param por aqui.

Nos últimos 3 dias, as ações ficaram em primeiro lugar por duas vezes entre as mais negociadas do Ibovespa, em uma média de mais de 2 bilhões de reais em negócios por dia.

Uma empresa que tem valor de mercado de 12 bilhões de reais girou, em 3 dias, mais de 6 bilhões!

Average Daily Trading Volume (Volume Médio de Negociações Diárias)

Fonte: Economática

Para se ter uma ideia de quanto isso é completamente fora do normal: Petrobras, Vale e Itaú valem respectivamente 243, 246 e 227 bilhões de reais na bolsa.

Bom, mas então o que tem acontecido de tão anormal com a empresa?

Tech is the new black

É curioso como o mercado gosta de "comprar" temáticas vencedoras sem qualquer escrutínio intra-setorial.

Menos de um mês atrás, Via Varejo era questionada pelo mercado se tinha capacidade de balanço para sobreviver a uma dívida alta e com quase 100 por cento das lojas físicas fechadas.

Mas a moda agora é dizer que as empresas de varejo com presença on-line são as empresas mais preparadas para enfrentar a nova realidade, o novo padrão de consumo pós-quarentena.

Nas últimas semanas Via Varejo foi citada por várias vezes em notícias sobre o impacto do e-commerce nas grandes varejistas. Todas elas com um tom de empolgação.

Também tem contribuído para isso, em grande medida, um forte trabalho de relações públicas que vem sendo feito pelo CEO, Roberto Fulcherberguer.

O discurso tem sido de que a operação on-line está tendo um desempenho MUITO melhor do que antes, efetivamente suprindo boa parte da receita perdida com as operações físicas  aproximadamente 80 por cento das lojas da Via Varejo ainda estão fechadas.

Sinceramente? Nem tanto ao céu, nem tanto à terra.

Esse é o problema de comprar ações baseada em notícias ou em fofocas de mercado. Uma hora desesperado, outra empolgado demais.

Nosso compromisso aqui é outro: análises imparciais e realistas sobre as empresas.

Eu recomendo fortemente que leiam o último relatório publicado no Nord Small Caps sobre a companhia, e também os comentários feitos pela equipe no canal do Telegram da série.

Poucas pessoas conhecem tão bem o case quanto o Ricardo.

A recomendação desta semana para os assinantes é a mais relevante desde que a Ação entrou na carteira, há mais de um ano.

Sem sombra de dúvidas, eu prefiro confiar em quem estuda os resultados, acompanha os passos das companhias, conversa com o RI…

Foi por essa confiança na sua análise que decidi fazer um investimento, ao vivo, de 200 mil reais nas ações de VVAR3 em abril de 2019.

Se você se interessa em saber o que está acontecendo com Via Varejo no momento, não deixe de dar uma olhada no último relatório do Nord Small Caps na área do assinante.

Um abraço,

Em observância ao Artigo 22 da Instrução CVM nº 598/2018, a Nord Research esclarece que oferece produtos contendo recomendações de investimento pautadas por diferentes estratégias e/ou elaborados por diferentes Analistas. Dessa forma, é possível que um mesmo valor mobiliário encontre recomendações distintas em diferentes produtos por nós oferecidos. As indicações do presente Relatório de Análise, portanto, devem ser sempre consideradas no contexto da estratégia que o norteia.

Postado originalmente por: Nord Research