fbpx
Pular para o conteúdo

Finanças: Procuram-se empresários em Via Varejo (parte 2)

Image

Compre o IPO de XP (depois do IPO)

Se por acaso você não teve a oportunidade de ler a newsletter de ontem, onde recomendamos a Compra de XP no IPO que acontecerá no dia 12 de dezembro, aqui vai o link com a análise feita pelo Bruce.

Como as ações serão listadas na bolsa de Nasdaq, a única alternativa para a pessoa física comprá-las é no primeiro dia de negociação. Não no IPO propriamente dito, que nos EUA só os institucionais participam.

Para isso, é preciso abrir uma conta numa corretora americana, e que sugerimos que seja via Avenue Securities, pela facilidade e agilidade.  

Ontem mesmo abri a minha. O site e atendimento ao cliente tem a opção de ser feito em português. O processo todo demora poucos minutos e aprovação foi muito rápida também.

Preparamos um vídeo explicando o passo a passo. Ele se encontra na área logada em:

  1. Conteúdos Extras
  2. Relatórios

Se por acaso você não é assinante, crie um login e senha de forma gratuita e acesse por aqui[a].

Procuram-se empresários em Via Varejo (parte 2)

Em 4 de julho, escrevi neste espaço um insight com o título: procuram-se empresários em Via Varejo. Vale a pena conferir a retrospectiva.

Pode parecer um pouco de implicância da minha parte, já que, de tempos em tempos, voltamos a esse assunto. Mas acho importante que a gente assimile juntos o processo.

"Breia, até parece que você não gosta de ver as ações se valorizando na sua carteira. Fica a todo momento alertando as pessoas sobre os riscos de se investir em ações", disse-me um assinante por e-mail.

Ele tem um pouco de razão.

Durante o pregão de ontem, VVAR3 chegou a marcar 9,80 reais. Exatamente 100 por cento de valorização desde a compra que eu fiz ao vivo no dia 6 de junho, a 4 reais e 90 centavos.

O sentimento ao ver o preço de 9,80 na tela não era exatamente de alegria, satisfação ou euforia.

Depois de algum tempo investindo em ações, casos de valorização muito rápida – sim, 6 meses é pouco tempo para este nosso universo – nos deixa muito mais desconfortáveis do que exatamente contentes.

Explico.

Nós sabemos que no longo prazo o que move o preço das ações são os lucros das empresas.

No gráfico abaixo, você percebe que o comportamento da Bolsa (linha branca) é muito parecido com o dos lucros das empresas (laranja).

Em alguns momentos você encontra distorções (oportunidades), mas a tendência de uma seguir a outra é bastante evidente.

Fonte: Bloomberg

Pois bem, seria muito mais confortável para o analista se ele encontrasse uma empresa que os lucros crescem 20 por cento ao ano e, como um reloginho, as ações se valorizassem também 20 por cento ano.

À medida que a tese de investimento vai se maturando, as ações vão acompanhando o resultado da companhia.

Seria tão bom se fosse tudo assim, tão fácil.

Construíndo uma tese

Toda recomendação de uma ação aqui na Nord parte de uma tese de investimento e o caso de Via Varejo não é exatamente das mais redondas que se encontra por aí.

A companhia passa por um processo de reestruturação bastante profundo e de difícil execução. Sendo assim, o resultado esperado na operação, no mundo real onde as coisas acontecem, é muito mais lento do que a forma como as ações sobem e descem todos os dias no seu Home Broker.

Feita a tese de investimento, o analista precisa entender se o preço atual oferece uma boa margem de segurança.

A 4 reais e 80 centavos, a impressão era de que a empresa estava "de graça" e a margem de segurança era muito boa.

Na altura, o Ricardo foi muito feliz em comparar Via Varejo e Magazine Luiza, com Itaipava e Heineken.

"Olha, eu certamente gosto muito mais de Heineken do que de Itaipava. Mas entre pagar 15 reais numa Heineken, ou 3 reais numa Itaipava, eu fico com a segunda opção."

O gráfico abaixo ilustra bem o que estou querendo dizer:

Fonte: Desconhecida

À medida que as ações se valorizam, esse diferencial entre o preço e valor intrínseco da companhia diminui e, por conseguinte, a margem de segurança fica menor.

Isso significa que é hora de sair? Não.

Nosso entendimento é que a 4,80 as ações estavam completamente largadas e que hoje se ajustaram para patamares "mais normais".

Isso significa que devemos comprar mais, dobrar aposta ou algo assim? Também não.

Com o que a empresa entregou nos últimos meses – e só tivemos um trimestre de resultado publicado desde então – não houve reavaliação da nossa parte do valor da companhia.

O que possivelmente estamos vendo sendo precificado é alguma antecipação dos resultados que estão por vir. Conversando com alguns gestores que estão bem próximos da companhia, eles confessaram que estão bastante surpresos com a capacidade de execução do novo management. Além disso, a black friday "foi porrada", superou até as expectativas mais otimistas.

Nosso trabalho daqui para frente é monitorar preço de tela e o valor que está sendo gerado pela companhia.

Investimento é algo que se pensa sempre daqui para frente. Os quase 100 de valorização até aqui não contam na avaliação.

Se por acaso o Sr. Mercado estiver pagando muito por algo que não reflete a realidade (Consider selling), venderemos a posição sem dó.

Fonte: Daniel Sparks

Fato é que os casos de turnaround são os que oferecerem as maiores valorizações da bolsa.

Diante de algumas oportunidades que apareceram, estamos lançando hoje a série Nord Deep Value[b], capitaneada pelo Ricardo, que procura encontrar casos como o de Via Varejo. A oferta limitada de lançamento inclui gratuitamente um ano de assinatura do Nord Dividendos, também liderada pelo Ricardo.

Às 16 horas, eu e ele entraremos ao vivo para explicar como ele faz para garimpar empresas para a série.

Esperamos vocês lá,

Um abraço,

Renato

[a]ta certo esse processo?

[b]SL

Postado originalmente por: Nord Research