fbpx
Pular para o conteúdo

Finanças: Preços Irracionais

Image

Se a bolsa vai cair ou vai subir, ninguém sabe. O fato é que algumas empresas parecem estar baratas demais.

Escolha seu lado

Só existe um caminho para obter uma performance superior no mercado: aproveitar as ineficiências — erros de percepção e precificação, cometidos por seus participantes. Para tal, você precisa estar no lado certo desses erros.

Os erros acontecem porque investir é uma ação tomada por seres humanos, que estão à mercê de suas emoções e dos incentivos perversos que podem influenciar suas decisões, como investidores institucionais sendo obrigados a vender para atender o mandato de risco ou para cobrir resgates de seus fundos.

A maioria dos investidores tem a inteligência necessária para analisar informações disponíveis, mas poucos entendem o poder da psicologia nos investimentos.

Isso significa que muitos podem chegar a conclusões racionais similares, mas o que eles fazem com essas conclusões varia significativamente. Os maiores erros nos investimentos não vêm de fatores analíticos ou informacionais.

O medo é uma das emoções que impedem os investidores de tomar as decisões que deveriam. Ele leva investidores a ignorar a lógica, a história (lições aprendidas com o passado) e o fato de os mercados funcionarem em ciclos.

Naturalmente, cada nova crise é diferente, inesperada e inevitável —, caso contrário, não chegaria a existir. Mas o comportamento de pânico é comum em todas elas.

O alto nível de incerteza, de volatilidade, acabam acionando o "modo pânico" nos investidores, que entram em uma “corrida para segurança” e levam os preços a patamares completamente irracionais.

A matemática não mente

É amplamente aceito pelo mercado o fato de que o valor justo de uma empresa é igual a seu fluxo de caixa, de hoje até o infinito, descontado a valor presente.

Não vou questionar o fato de que os fluxos de caixa que as empresas entregarão no futuro, obviamente, não são conhecidos previamente como em um papel de renda fixa, e logo, eles precisam ser projetados por cada investidor de acordo com suas premissas.

Nem o fato de que a taxa de desconto utilizada precisa ser estimada, e costuma conter uma série de inconsistências.

Tudo isso fica para uma próxima oportunidade… quero me apoiar em uma das virtudes do modelo de fluxo de caixa descontado para defender meu ponto: sua matemática.

Ela é simples e completamente lógica. Com ela, podemos tirar importantes conclusões.

Como, por exemplo, o fato de que se o primeiro ano de um fluxo de caixa que iria até "o infinito" for zerado, o valor de tal empresa reduz em apenas -9,09 por cento.

É isto mesmo que você acabou de ler: a matemática de um valuation nos diz que, se a empresa na qual você investe entregar um fluxo de caixa igual a zero em 2020 e, a partir de 2021, voltar a dar o que deu em 2019, ela deveria ter caído apenas -9 por cento.

IBOV. Fonte: Bloomberg.

Porém, entre a máxima e a mínima deste ano, os investidores derrubaram o Ibovespa em -47 por cento. Após a recuperação dos últimos dias, nosso principal índice ainda cai -38 por cento.

Mesmo assumindo 2020 como um ano perdido, ainda estamos caindo 4x mais do que seria razoável. Algumas empresas, que não terão seus negócios significativamente afetados no longo prazo, estão com múltiplos extremamente chamativos, tais como:

  • Locadoras, que crescem 30 por ao ano e negociam a menos de 7x Ebitda;
  • Bancos com retorno sobre o patrimônio (ROE) na casa dos 20 por cento negociando entre 4,5 e 8,6x lucros. Tem banco com ROE de 17 por cento negociando a menos do que 1x seu patrimônio líquido;
  • Varejista de moda premium que negociou a 18x Ebitda em média, nos últimos 3 anos, sendo negociada a 13x Ebitda. Suas concorrentes diretas sendo negociadas a menos de 6x Ebitda…vale lembrar: na pior das hipóteses, será apenas UM ANO perdido;
  • Educacional focada em ensino a distância negociando a 12x lucros. Concorrente direta que acabou de captar mais de 2,5 bilhões de reais a 11 reais, sendo negociada a 5 reais;
  • Empresas de saneamento sendo negociadas a 7~8x Ebitda;
  • Incorporadora premium sendo negociada a 1,2x patrimônio líquido;
  • Laboratórios de análises clínicas sendo negociados a 8x Ebitda;
  • Frigoríficos negociando a apenas 5x Ebitda.

Enfim, será que todos os preços fazem sentido? Os múltiplos atuais refletem a real capacidade de geração de riqueza das empresas no longo prazo?

Creio que não.

Não existe market timing

É bem provável que as coisas piorem antes de melhorar.

Segundo especialistas, a doença não deve atingir seu pico pelo menos até o fim de abril.

No campo político, a novela pelo protagonismo e pelo direcionamento principal a ser tomado ainda renderá muita turbulência.

Na economia real, algumas pequenas e médias empresas passarão por sérias dificuldades sem a saúde financeira e o acesso a capital barato das empresas listadas.

Mas se não piorarem, melhor ainda.

O ponto é que ficar esperando o furacão passar para, então, investir pode te fazer ficar de fora de boa parte da recuperação.

A bolsa não se preocupa com o que já aconteceu, nem com o que está acontecendo no momento: na bolsa, o que importa é a perspectiva do amanhã.

Quando as soluções para o combate ao coronavírus forem descobertas e anunciadas; quando os políticos se entenderem; quando a economia real voltar à normalidade pode ser tarde demais.

Acertar pontos máximos ou mínimos não é o objetivo, simplesmente porque ninguém tem esta habilidade. Só uma coisa importa: no nível de preços atual, o potencial de retorno mais do que compensa o risco de não investir na mínima.

Acompanhamos de perto o desenrolar da crise em nossa série diária deLives Especiais — Comitê Anticrise, exclusivas para assinantes (de qualquer produto).

Se ainda não é assinante, é só visitar nossa vitrine de produtos. Temos séries com recomendações para todos os perfis, seja Ações, Renda Fixa ou Fundos de Investimento.

Enquanto alguns se deixam levar pelo pânico, outros aproveitam o descompasso entre preço e fundamento de longo prazo.

O medo de uns é a oportunidade de outros.

Abraço.

Em observância ao Artigo 22 da Instrução CVM nº 598/2018, a Nord Research esclarece que oferece produtos contendo recomendações de investimento pautadas por diferentes estratégias e/ou elaborados por diferentes Analistas. Dessa forma, é possível que um mesmo valor mobiliário encontre recomendações distintas em diferentes produtos por nós oferecidos. As indicações do presente Relatório de Análise, portanto, devem ser sempre consideradas no contexto da estratégia que o norteia.

Postado originalmente por: Nord Research