fbpx
Pular para o conteúdo

Finanças: O Próximo Ciclo

Espero você em 2020 para me contar como foi.

Os primórdios

Há pouco mais de um ano, eu me juntava à Nord.

Na verdade, nem atendíamos por esse nome na época e ainda escrevíamos o famigerado TUGLF (Tem uma Guerra lá Fora).

Confesso que o formato não era dos melhores. Mas, naquela época, não tínhamos as grandes habilidades da Larissa® para deixar tudo mais bonito.

E, por muitos meses, esse foi o modelo que você recebia pelas manhãs. Ele foi o precursor do nosso Nord Insights. Hoje, guardo no e-mail (e no coração) a recordação desse pedaço da nossa história.

Mas, independentemente do molde, sempre mantivemos a essência dessas linhas: trazer as melhores ideias e recomendações de investimento a você.

Isso era – e é – o mais importante.

Até que, em 08/08/18, decidimos que estava na hora de dar um passo além.

Era o momento de iniciar uma nova jornada, um novo ciclo.

O primeiro ciclo

No dia 08/08, duzentas pessoas acreditaram em nós o suficiente para embarcar conosco em um novo ciclo. Eram nossos Fundadores, a quem seremos eternamente gratos pelo voto de confiança desde o ínicio.

Mas, eles não foram os únicos. Conforme o tempo passava, novas pessoas também estavam dispostas a compartilhar esse sonho conosco e também iniciaram uma nova fase.

E, independentemente do momento que você nos conheceu, buscamos sempre trazer as melhores recomendações de investimento.

Se está aqui há mais tempo, certamente deve se lembrar da maestria da Marília em recomendar na hora certa a compra das NTN-Bs 2035 e LTNs 2021. Essa foi uma tacada que, para quem seguiu, gerou uma tonelada de dinheiro – mesmo que tenhamos deixado de ganhar um pouco mais no fim da festa.

Também "matamos" a Renda Fixa. Decidimos que era a hora procurar alternativas para a parte mais conservadora do portfólio. Foi aí que alertamos para a oportunidade de adquirir ótimas ações de Dividendos com Ricardo. Na época, haviam boas empresas pagando yields de 10 por cento líquido! Pois é, saudades do que a gente já viveu um dia.

Claro que não ficou só por aí. Também houve a chance de escutar, pela milésima vez, o #CompreMuitaBolsa do Bruce nas newsletters. Desde que o conheci, em 2016, ele sempre foi um defensor ferrenho de comprar ações boas e baratas.

Quem seguiu as recomendações de Unipar e LCAM deve estar com um sorriso de orelha a orelha. Tenho certeza que os assinantes do Investidor de Valor agradecem também por muitas outras, além de todo o aprendizado nesse tempo.

No mundo das Small Caps, o Ricardo trouxe à tona o que se tornou a nova queridinha do mercado: a gloriosa Via Varejo. Ele certamente fez a alegria de muita gente – e também do Renato Breia que comprou dobrado ao vivo no “trade do dedo gordo” e se deu bem – com as ações já acumulando quase 100 por cento de alta.

Não poderia deixar de falar do Breia, meu parceiro na análise de Fundos. Além de tocar toda a parte administrativa da Nord – o que já é trabalho o suficiente –, arrumou tempo para ir visitar comigo mais de 60 gestoras e garantir que estávamos com as melhores do país na carteira do Nord Fundos.

Ou seja, para quem nos acompanhou até então, oportunidades não faltaram para ganhar nesse primeiro ciclo conosco.

Mas, como temos novos entrantes todos os dias, é natural que enquanto alguns fecham o seu ciclo, outros estejam apenas começando.

Se esse é o seu caso, gostaria de passar algumas recomendações para que você aproveite o que ainda está por vir.

O próximo ciclo

É claro que não é só leitores da Nord que têm os seus ciclos, os mercados também vivem deles.

Estamos na fase de mercado de alta, o maravilhoso bull market, onde a cada esquina é criado um novo gênio da bolsa.

Muitos tentarão te vender fórmulas mágicas para enriquecer. Não caia nessa.

Porque, por mais que possa parecer, esse não será um caminho fácil e as altas não serão lineares. Nunca são.

É um zigue-zague constante.

Mas, eu tenho uma única certeza: quem souber navegar por essas águas sairá muito vencedor do outro lado.

Então, para você que está começando seu ciclo agora conosco, eu daria quatro recomendações:

Primeiro: tenha paciência e caixa. Não saia fazendo seus investimentos a qualquer preço, até porque – cedo ou tarde – o mercado vai dar chance de você fazer ótimas compras a preços promocionais.

Segundo: menos ego e mais disciplina. Nunca deixe os bons resultados da sua carteira levarem você a crer que é genial. No geral, isso ofusca o bom julgamento e você toma decisões erradas que vão te destruir. Substitua tudo isso pela disciplina de comprar barato, preservando os investimentos com maior margem de segurança.

Terceiro: não se afobe tentando comprar o que mais sobe. Não seja o cachorro correndo atrás do rabo. Esse é o jeito mais fácil que você tem para tomar grandes prejuízos.

E, por fim, a quarta: tenha uma carteira equilibrada.

Na minha cabeça, gosto de dividir isso em três grandes caixinhas: renda fixa, ações e fundos multimercado.

A Renda Fixa, apesar de render pouco, servirá a dois propósitos: (i) ser um amortecedor para você aguentar as volatilidades do mercado e (ii) ser o seu caixa para aproveitar as promoções nos momentos tenebrosos (sim, eles vão vir).

Nas ações, utilise cada uma das estratégias, focando em as ações de valor, empresas pagadoras de dividendos e alguns fundos de ações. Mas, mesmo assim, não deixe também de ter aquela pitada small caps – fará uma grande diferença no seu retorno.

Por fim, tenha alguns fundos multimercados. Eles conseguem operar a renda fixa de uma maneira que, por falta de instrumentos, uma pessoa física nunca conseguiria. Além disso, também permite você acessar mercados internacionais.

Se você seguir essas quatro recomendações, são grandes as chances de você completar o próximo ciclo muito melhor do que você começou.

Espero você em 2020 para me contar como foi.

Um grande abraço,

Em observância à ICVM 598, declaro que as recomendações constantes no presente relatório de análise refletem única e exclusivamente minhas opiniões pessoais e foram elaboradas de forma independente e autônoma.

Postado originalmente por: Nord Research