fbpx
Pular para o conteúdo

Finanças: O (novo) SUPERciclo Imobiliário

Foi difícil.

Passamos momentos tensos. Tivemos que acreditar, quase religiosamente, no retorno dos fundamentos. Foram meses e meses de tensão, questionamentos e indagações.

Mas… passou. O ciclo virou.

E o novo ciclo imobiliário deverá ser algo nunca visto na história deste país.

Juros baixos, visibilidade econômica, menos travas ao crédito, menos distratos = muito mais obras.

E lá estão elas na capa do Valor de hoje.

Seus resultados melhoram significativamente – as companhias lançam mais, vendem mais e com margem muito maior.

E teremos ainda muito mais com as novas regras dos empréstimos imobiliários (indexados à inflação) a serem anunciadas amanhã.

Com ciclo bom, compre MUITAS incorporadoras?

São 15 empresas. E faremos uma análise rápida aqui. Eis o que o mercado enxerga:

CR2, Cyrela, Direcional Engenharia, Even, EZTec, Gafisa, Helbor, MRV Engenharia, PDG Realty, RNI Empreendimentos Imobiliários, Rossi Residencial, Tecnisa, Tenda, Trisul e Viver Incorporadora e IBOV. Fonte: Bloomberg.

Nos últimos 12 meses, muitas indo muito bem e algumas indo muito mal. Com o IBOV +30 por cento no meio, algumas se destacam com +251 por cento de Trisul (TRIS3), +197 por cento de RNI Emp (RDNI3), +173 por cento de Even (EVEN3) e +170 por cento de Eztec (EZTC3).

Por outro lado, temos -51 por cento de Gafisa (GFSA3) e -21 por cento de PDG (PDGE3).

Lindas.

Mas, no curto prazo, as ações pouco nos dizem.

Vamos olhar um pouco mais longe. Vamos olhar os fundamentos com ciclo bom e ruim:

CR2, Cyrela, Direcional Engenharia, Even, EZTec, Gafisa, Helbor, MRV Engenharia, PDG Realty, RNI Empreendimentos Imobiliários, Rossi Residencial, Tecnisa, Tenda, Trisul e Viver Incorporadora e IBOV. Fonte: Bloomberg.

Desde 2007, quando a maioria das empresas abriu seu capital na bolsa, temos uma dinâmica diferente.

Apenas 4 empresas acima do IBOV e -99,7 por cento de PDG (PDGE3), -93 por cento de Gafisa (GFSA3), -92 por cento de CR2 (CRDE3) e -80 por cento de Tecnisa (TCSA3).

Acima do IBOV, com +103 por cento, temos apenas 4: Eztec (EZTC3) +675 por cento, Tenda (TEND3) +472 por cento, MRV (MRVE3) +193 por cento e Trisul (TRIS3) +140 por cento.

Apenas olhar o passado não vai te ajudar a ganhar dinheiro no futuro. Aqui, o histórico das companhias importa muito.

A contabilização das incorporadoras funciona diferente das empresas "normais". Enquanto a música toca, as incorporadoras lançam muito e conseguem "empurrar para frente" os estouros de custos de obras.

E foi este o motivo dos enormes prejuízos destas empresas desde 2007 – muito dinheiro foi para companhias sem gestão que construíram empreendimentos mais caros do que seu valor venal.

Cuidado com seu rico dinheirinho. Compre incorporadoras, mas apenas as que sabem investir o patrimônio dos acionistas.

E apenas uma empresa se mostrou responsável e lucrativa nos dois rankings. Eztec não só passou pelos ciclos sem estourar os custos de obra, sempre teve a maior margem e nunca precisou de dívida.

E, antes que você me diga que está cara, é a mesma empresa que, recentemente, aumentou seu guidance de lançamentos para 1,5-2 bilhões de reais (ante 1-1,5bi).

Pudera Eztec ser, desde meados de 2016, a única incorporadora do maravilhoso Investidor de Valor.

Compre EZTC.

Em observância à ICVM 598, declaro que as recomendações constantes no presente relatório de análise refletem única e exclusivamente minhas opiniões pessoais e foram elaboradas de forma independente e autônoma.

Postado originalmente por: Nord Research