fbpx
Pular para o conteúdo

Finanças: O mundo a apenas um clique de distância

Image

Investidores nacionais podem ter acesso a empresas estrangeiras, por meio da B3


Dez anos de história

Ao final de 2010 as primeiras BDR´s (Brazilian Depositary Receipts) de companhias americanas foram negociadas na B3  naquela época ainda era nossa querida Bovespa.

Esse primeiro lote de BDR´s, disponibilizado aos investidores brasileiros, continha dez empresas: Apple, Google, Bank Of America, Arcelor Mittal, Goldman Sachs, Avon, Walmart, Exxon Mobil, McDonald's e Pfizer.

Naquele momento, era um pequeno passo para o mercado de capitais, mas, anos mais tarde, um grande salto para os investidores pessoa física, que hoje podem negociar ações de empresas americanas, com apenas um click no home broker.

O que são BDR´s?

O BDR (Brazilian Depositary Receipt), ou em português: certificado de depósito de valores mobiliários, é um título expedido no Brasil que representa outro título  normalmente Ações  emitido por companhias listadas nas bolsas internacionais.

Para que o BDR possa existir, uma instituição depositária adquire, no exterior, Ações de uma companhia e os mantêm em conta de custódia.

Em seguida, ele cria no Brasil um programa de BDR e os registra na CVM para negociação. Dessa forma então, os BDRs são negociados na B3.

Hoje, na B3 existem duas modalidades de BDR  os patrocinados e não patrocinados, sendo que eles podem se subdividir em nível I, II e II.

Para não deixarmos as coisas muito complicadas, vou falar hoje sobre os BDR´s não patrocinados que pertencem ao nível I, pois estes são os que possuem maior liquidez no mercado.

O mercado de BDR´s na B3

Como citei anteriormente, dez anos atrás os primeiros BDR´s de empresas americanas foram negociados na B3. Todavia, no começo, a liquidez dessa classe de ativos era bastante reduzida e, de certa forma, limitada a grandes investidores, mas a história está aos poucos mudando.

Hoje temos acesso a nada menos do que 459 BDR´s listados na bolsa, sendo que, até o final de março deste ano, o volume transacionado foi de 86 milhões de reais. Sim, ainda é pouco, visto que o mercado de Ações hoje movimenta em torno de 20 bilhões de reais por dia.

Fonte: B3

Mas cabe ressaltar que, durante o ano passado inteiro, o mercado de BDR´s movimentou  47 milhões, ou seja, em apenas três meses já tivemos o dobro do que foi negociado em 2019. O gráfico acima ilustra bem isso.

Bom, você pode estar se perguntando: será que este mercado não é apenas para grandes investidores? A resposta é não!

Tendo em mente uma janela de um ano, vemos que o número de investidores cresceu muito  hoje são 1908 nesse mercado, contra 603 em abril do ano passado.

Fonte: B3

Os BDR´s estão realmente caindo no gosto do investidor brasileiro. Você vai ficar de fora dessa?

Vantagens e Desvantagens

Vejo que a grande vantagem de poder investir em BDR´s é ter a chance de diversificar um pouco a sua carteira de investimentos, caso isso seja aderente ao seu perfil.

Aqui estamos falando sobre a possibilidade de investir nas maiores empresas do mundo, que, por sua vez, podem operar em vários países.

O segundo ponto que me atrai nesse tipo de investimento diz respeito à exposição cambial.

Você não precisa abrir uma conta em uma corretora no exterior, mandar seus dólares para lá, fazer uma compra direta na bolsa americana, para  então, ter parte de seu patrimônio alocado em dólares. Para isso, basta investir em BDR´s.

Vejam no exemplo abaixo como a cotação dos BDR´s segue, além da movimentação das Ações no exterior, o movimento do Real frente ao Dólar.

A linha branca mostra o desempenho das Ações da Apple desde o início do ano  elas apresentam valorização de 9 por cento.

Já a linha azul mostra o desempenho do BDR atrelado a Apple, negociado na B3 sob o ticker AAPL34.

O ganho fica em torno de 43 por cento, ou seja, 34 por cento superior ao que as ações subiram no mercado americano.

Essa diferença diz respeito justamente ao valor que nossa moeda perdeu frente ao dólar em 2020.

Fonte: Bloomberg

Como principal desvantagem, destaco a liquidez do mercado de BDR´s, que ainda está crescendo e deve melhorar bastante ao longo deste ano.

Apesar de termos à disposição na B3 mais de quatrocentas opções de investimentos em BDR´s, apenas algumas são efetivamente líquidas.

A tabela abaixo mostra as BDR´s mais transacionadas na B3, até o final do mês de março.

Quem pode?

Até pouco tempo atrás, poucos investidores podiam investir em BDR´s, visto que o lote padrão para negociação era de 100 unidades. Mas logo no início de 2020, a B3 reduziu esse lote para 10 unidades, assim, facilitando a vida dos pequenos investidores.

Coloquei abaixo um print do book de ofertas da BDR da Apple, durante a tarde desta última sexta-feira (29).

Notem que existem algumas ofertas de compra e venda com o “novo” lote padrão de 10 unidades. Nesse caso, o investidor teria que desembolsar cerca de 1.750 reais para comprar e se tornar sócio da companhia.

Cabe, entretanto, ressaltar que o investidor deve ser classificado como “qualificado” perante a CVM (Comissão de Valores Mobiliários) para poder negociar BDR´s.

Para isso ele precisa preencher alguns requisitos relacionados a habilitação técnica e/ou de patrimônio, sobre os quais você pode obter maiores informações junto a sua corretora.

Atendidos os requisitos, o processo é bem simples e consiste na assinatura de um termo. Então, caso você tenha interesse em investir nos BDR´s, sugiro que entre em contato com a sua corretora e verifique o procedimento para se habilitar.

Onde você se enquadra?

Acredito que a diversificação de um portfólio de investimentos passa, mesmo que em pequena parcela, pela exposição ao mercado internacional  tanto pela possibilidade de investir em negócios diferentes dos que temos à disposição aqui no Brasil, mas também pelo fato de expor parte do patrimônio a uma outra moeda.

Entretanto, qualquer investimento deve ser feito de forma coerente e respeitando o perfil de risco e disponibilidade de capital de cada pessoa.

Se, no seu caso, deseja expor uma parcela do seu patrimônio a outros ativos, como Ações e ao mesmo tempo, a outras geografias e moedas, creio que o investimento em BDR´s pode ser uma boa alternativa.

Se você tiver alguma sugestão ou dúvida sobre investimentos internacionais, mande-nos uma mensagem no [email protected] e seu tópico poderá estar na próxima newsletter.

Um abraço,

Cesar Crivelli, CNPI

Em observância ao Artigo 22 da Instrução CVM nº 598/2018, a Nord Research esclarece que oferece produtos contendo recomendações de investimento pautadas por diferentes estratégias e/ou elaborados por diferentes Analistas. Dessa forma, é possível que um mesmo valor mobiliário encontre recomendações distintas em diferentes produtos por nós oferecidos. As indicações do presente Relatório de Análise, portanto, devem ser sempre consideradas no contexto da estratégia que o norteia.

Postado originalmente por: Nord Research