fbpx
Pular para o conteúdo

Finanças: O maior erro

Image


O risco do trade

Ontem, novamente, vimos a bolsa subir mais de 4 por cento, os juros caírem 30 pontos base e o real valorizar 1,5 por cento.

Desta vez, ao contrário do último movimento positivo, o motivo foi concentrado no Brasil, derivado do alívio do mercado ao ver o fatídico vídeo da reunião ministerial na qual, segundo Sérgio Moro, Bolsonaro teria pressionado por intervenção na PF. O vídeo acabou, pela avaliação do mercado, não sendo tudo isso e pouco ajudando a narrativa do ex-Ministro.

Com isso o mercado respirou aliviado, moderando o risco de Impeachment e levando a bolsa para cima dos 85 mil pontos.

Agora, do topo de janeiro até hoje, acumulamos uma queda na bolsa de 28 por cento, e não mais do que 46 por cento do fundo.

Agora vai?

Agora a bolsa só vai subir? Resolvemos nossos problemas? Sinal verde?

Não! Calma!

Ainda podemos ter oscilações, ainda podemos ver a bolsa cair novamente, ainda seguimos com muitos riscos pela frente.

É impressionante o número de pessoas que me perguntam:

"Marília, você não acha que a bolsa pode cair mais antes de subir? Não acha que vale a pena eu zerar para depois comprar mais barato?"

Hoje eu quero responder esta pergunta para todos vocês.

Market Timing

Você já deve ter lido a gente escrever essa frase por aqui: "não tente fazer market timing!".

Mas o que é marketing timing?

Market timing é querer acertar exatamente o momento em que o ativo vai performar. Comprar exatamente no momento que ele vai subir. O famoso "comprar na mínima" ou "vender na máxima".

Seria, neste caso, querer comprar a bolsa exatamente no momento da virada.

Isso seria maravilhoso para o seu patrimônio, te geraria muito mais dinheiro, otimizaria a sua tomada de risco.

Então por que não fazer?

A resposta é: porque é impossível!

Os melhores gestores profissionais do MUNDO não conseguem acertar exatamente o momento da virada. Os melhores modelos quantitativos não conseguem acertar exatamente o momento da virada.

Mas você, pessoa física, quer acertar este exato momento?

Ele depende de fluxo, de milhares e milhares de tipos de investidores diferentes pararem de zerar suas posições. É muito difícil saber quando esses movimentos vão acabar.

E tentar fazer market timing vai te expor a um risco gigante de não ter a posição que você quer ter, quando ela se valorizar.

O melhor que você pode fazer é o seguinte (e nesta ordem):

Primeiro: decidir se você quer ou não ter aquela posição, baseada nos fundamentos.

No caso de ações, é entender se você acha que tem, ou não, condições para as empresas se valorizarem no médio prazo. Não hoje, não mês que vem, mas ao longo dos próximos 3 a 5 anos.

Segundo: uma vez decidido ter a posição, ir montando ela sempre respeitando o seu nível de aversão ao risco, sabendo que elas podem cair no curto prazo antes de subir, e que tudo bem se isso acontecer.

Ou seja, não tentar acertar o exato momento da alta, mas compreender que no médio prazo, se você acertar o fundamento, vai ganhar dinheiro com isso.

Terceiro: depois da sua posição se valorizar, decidir o melhor momento para sair dela baseado também no fundamento. Não no preço.

Não é porque a bolsa se valorizou 20 ou 30 por cento que você precisa zerar suas posições. O fundamento pode ter melhorado também, fazendo com que as perspectivas para o futuro sigam muito positivas. Se você zerar apenas por preço, pode correr o risco de ver a bolsa subir 100 por cento e não participar do movimento.

Da mesma forma, é possível que, por fundamento, você zere sua posição antes do preço chegar no pico. E tudo bem! Você não tem que se martirizar por isso. Pense igual aos grandes gestores: se você acertar 60 por cento do movimento, está ótimo.

Manter uma ação muito cara no portfólio só para acertar exatamente o pico acaba te expondo a um risco completamente desnecessário. E pode fazer com que você acabe perdendo tudo o que ganhou.  

O maior erro que você pode cometer

Tentar acertar o market timing pode fazer com que você, simplesmente, perca o movimento.

Veja o atual momento, por exemplo.

Vários investidores queriam ter ações, mas temiam novas quedas.

Nesse movimento de aguardar o melhor momento, a bolsa foi subindo, subindo, e com isso, já estamos com as ações valorizadas a 34 por cento de alta do ponto mínimo. Algumas ações, inclusive, já zeraram completamente a queda.

Comprar bolsa depois de uma alta dessas dá aquele gosto amargo na boca. Dá medo de comprar e estar sujeito às novas quedas em patamares maiores. Dá a impressão que você já está comprando a um preço caro. Você acaba perdendo um benefício enorme de comprar com uma boa margem de segurança.

E o pior: muitas vezes você acaba não comprando mais e perdendo todo o movimento.

Tem dois mantras que eu guardo comigo, que vem da época em que eu trabalhava em gestoras, que gostaria de passar para vocês:

  1. É melhor perder dinheiro com a queda de um ativo que você acreditava muito e queria muito ter, do que ter que ver ele subindo e, simplesmente, não ter a posição.

Havia muita gozação na mesa de operações, direcionada aos estagiários ou gestores juniores que estavam a todo momento falando o que achavam que ia acontecer, mas nunca ganhavam dinheiro com isso. Era o famoso "engenheiro de obra feita". Eu não disse que a bolsa ia subir?  diziam eles, sem ter ganhado 1 centavo com isso, e sem ter se exposto em absolutamente nenhum risco.

Se você acha bom ter uma posição, tenha! Não corra o risco de ver ela se valorizar e dar certo, sem que você esteja posicionado. Não seja o cara que diz "eu falei" e não ganha nada com isso.      

Perder dinheiro e errar uma operação, faz parte do jogo! Nem um gestor sênior, nem você, irão acertar todas. O jogo é acertar mais do que errar, e quando acertar, ganhar mais do que a perda de quando errar. É isso.

  1. A pior perda é aquela baseada na convicção dos outros.

Eu odeio, simplesmente odeio, perder dinheiro por apostar em uma tese errada que outra pessoa me falou para apostar. Prefiro perder dinheiro com a minha cabeça, com as minhas convicções.

Nunca vi tantas pessoas me contando que perderam dinheiro este ano porque um amigo mandou investir todo o dinheiro na bolsa. Nunca faça isso.

Estude o fundamento e entenda por que você está comprando aquela ação. Não se rebaixe a ter que pôr a culpa de uma perda no outro.  

Se você tem convicção, é mais fácil conseguir ver o preço da ação cair e conseguir segurar a posição, pois você sabe que ela tem valor no médio prazo.  

Por isso que aqui na Nord nós gastamos um tempo gigante produzindo material educacional e fazendo relatórios, muitas vezes extensos, explicando o racional das posições. Você tem que ser capaz de discutir conosco as recomendações.

Não precisa ser na profundidade de um gestor profissional, claro. Mas tem que entender o racional.

Você se surpreenderia em ver o quanto de prejuízo de gestor grande poderia ser evitado pelo simples e velho bom senso.

Por isso, não deixe de participar ativamente dos nossos canais de Telegram. Faça perguntas, não tenha medo de fazer uma pergunta que pareça boba. Nenhuma pergunta é! Se você tem a dúvida é porque é um assunto que não foi claramente explicando.

Aproveite o acesso que você tem a nós, analistas. Lembre-se que poucos têm esse privilégio. Use-o!

Um abraço,

Postado originalmente por: Nord Research