fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • NORD Research
  • Finanças: Nubank reduz pedida do IPO; Inter (BIDI11); Precatórios; PMIs e Livro Bege

Finanças: Nubank reduz pedida do IPO; Inter (BIDI11); Precatórios; PMIs e Livro Bege

Image

Nord Insider

Dezembro chegou. Esperamos que com dias melhores. Ninguém aguenta mais “eita” atrás de “vish”. Falando em dias melhores… nesta quarta-feira, 1, as bolsas operam em alta após forte queda ontem, 30, por conta do receio com a nova variante Ômicron do coronavírus e afirmações do presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, admitindo que pode acelerar a redução das recompras de títulos (tapering).

Na agenda econômica, o destaque deve ser o Livro Bege do Federal Reserve e os dados de atividade dos gerentes de compras, os PMIs, da indústria da Europa, dos Estados Unidos e do Brasil referentes a novembro.

Senado deve votar hoje a PEC dos Precatórios

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), agendou para esta quarta, 1, a votação da PEC dos Precatórios, que foi aprovada ontem, por 16 votos a 10, pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ).

Os imbróglios em Brasília seguem no radar dos investidores. Se aprovada, a PEC abrirá  espaço fiscal no teto de gastos para o pagamento de 400 reais por mês aos beneficiários do Auxílio Brasil. Já em vigor, o programa paga atualmente um valor médio de 217,18 reais por mês.

O texto do relatório do senador Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE) permaneceu inalterado, porém o líder do governo fez um ajuste em seu parecer no qual deixa claro que essa “excepcionalidade” só valerá para 2022 e especificamente para o programa social criado com respaldo da PEC, no caso, o Auxílio Brasil.

Precarização no mercado de trabalho

A taxa de desemprego no Brasil recuou para 12,6 por cento no terceiro trimestre de 2021 ante a estimativa do mercado de 12,7 por cento. Mesmo com a queda, o país ainda registrou 13,5 milhões de desempregados entre os meses de julho e setembro.

Os dados fazem parte da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad) e foram divulgados na terça, 30, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O analista de renda fixa Christopher Galvão avalia que a queda do desemprego continua influenciada por empregos de pior qualidade. O que isso quer dizer?

Sabemos que a taxa de participação no mercado de trabalho segue aumentando e se aproximando (aos poucos) do período pré-pandemia. Esse movimento de recuperação vem acontecendo com mais pessoas voltando a procurar emprego e com mais pessoas sendo contratadas.

A parte que muitos não enxergam é que a queda do desemprego foi puxada pelo trabalho no setor informal.

Outro ponto destacado pelo nosso analista é a queda no rendimento real dos trabalhadores, próximo de sua mínima histórica. As pessoas agora podem circular e sair para trabalhar, mas infelizmente estão encontrando vagas de menor qualidade e de baixo rendimento.

Uma maneira “bonita” e usual entre os economistas de resumir o que acabamos de dizer é comentar que: “estamos em cenário de precarização do mercado de trabalho.”

Vale a pena entrar no IPO do Nubank após o corte de preço?

O Nubank não está encontrando demanda suficiente para levar adiante sua oferta pública inicial de ações (IPO, na sigla em inglês) para estrear na Bolsa de Nova York (Nyse) no preço que gostaria.

Com isso, o banco digital teve que reduzir o preço-alvo de suas ações, originalmente entre 10 dólares e 11 dólares para um intervalo entre 8 dólares e 9 dólares, o que representa um corte de 20 por cento. Em relação aos BDRs (Brazilian Depositary Receipts), o banco estima que o preço por recibo ficará entre 7,45 reais e 8,38 reais.

As deliberações estão em andamento e o preço será definido em 8 de dezembro, de acordo com documento enviado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

A ambição inicial

Os rumores iniciais eram que o banco do cartão roxo pretendia chegar à Bolsa com um valuation entre 75 bilhões de dólares e (pasme) 100 bilhões de dólares, mas quando os documentos oficiais do IPO do Nubank foram divulgados, o valor de mercado era metade disso, e agora o número está na casa dos 40 bilhões de dólares.

Postado originalmente por: Nord Research