fbpx
Pular para o conteúdo

Finanças: Novos projetos da Nord

Image

O tal #skininthegame

“Se o investidor não fizer muita besteira, escolher empresas minimamente boas e dispor de capital de longo prazo, o tempo estará a seu favor. Os problemas acontecem quando as pessoas se desesperam e vendem na hora errada ou se animam em momentos de euforia. Pode parecer simplista, mas bom senso é mais importante para um investidor do que qualquer coisa. Tentar adivinhar os movimentos de mercado é muito difícil. Nós mesmos temos dificuldade em acertar o momento exato de vender uma ação. Normalmente, nós na Dynamo vendemos cedo demais, e fazemos isso porque gostamos de ter uma margem de segurança”.

Pedro Damasceno, Fundador da Dynamo

O tal #skininthegame

Seria um pu** absurdo se todos os dias nós pregássemos para os nossos leitores que tivessem sangue frio e visão de longo prazo, se nós, do outro lado da tela, fôssemos investidores afoitos e empresários imediatistas.

Na realidade, seria um pu** desrespeito.

Quando Bruce, Marilia, Ricardo e eu resolvemos colocar o projeto da Nord de pé, compartilhávamos de alguns sentimentos…

Em primeiro lugar, a paixão por fazer análise.

Em segundo, a experiência adequada e vocação para tocar um modelo de negócio como esse.

Em terceiro, enxergávamos uma oportunidade de mercado, fruto de uma enorme carência de conteúdo financeiro de qualidade na linguagem das pessoas físicas.

E, por último, nos parecia claro a mudança estrutural na maneira de o brasileiro investir: juros baixos e milhares de novos investidores entrando na bolsa.

É claro que isso, por si só, não seria suficiente para transformar um sonho em realidade.

Tivemos que apresentar uma proposta de valor diferente do que o mercado estava habituado. Prezando sempre por uma linguagem honesta, direta e sem promessas descabidas.

Tem dado certo, felizmente.

Ontem batemos uma marca importante por aqui. Atingimos, em outubro, o número de assinantes que esperávamos ter só em janeiro do ano que vem.

No final da tarde teve até bolinho para comemorar.

(Cerveja só a partir de quinta.)

Por ora, preferimos não revelar os números. Na verdade, eles pouco importam.

Nunca tivemos a pretensão de ser a maior casa de research independente.

Se você perguntar para um gestor de um fundo gringo como ele mede o sucesso, ele vai te dizer qual foi o retorno anual composto da sua gestão (CAGR) e não quantos milhões ele gere.

Retorno anual composto (acima do S&P) dos maiores investidores de todos os tempos

Na realidade, há uma desvantagem em ser muito grande. Com muito dinheiro, você só consegue investir em empresas de grande capitalização, muito líquidas e com vasta cobertura.

Sabemos que são justamente em empresas médias e pequenas que estão as maiores distorções de preço e valor. Um fundo muito grande ou uma casa de análise com muitos assinantes fazem preço no mercado, tanto para cima, como para baixo. Nem cotistas nem assinantes conseguem, de fato, capturar esses ganhos.

Os exemplos brasileiros estão aí para quem quiser ver. Os fundos de ações de maior sucesso estão fechados há muito tempo: Dynamo, Atmos e Velt são alguns deles.

Lá fora, isso é tão comum que os gestores chegam até a devolver o dinheiro para os seus cotistas, se entendem que estão atingindo um tamanho que possa prejudicar o seu CAGR.

Por aqui, fechamos o ANTI-Trader com 2 mil assinantes por entender que esta é uma série com capacity limitado. E, como temos um serviço de mensagens instantâneas por Telegram, não podíamos correr o risco de perder qualidade no atendimento.

Eu acabo comparando a Nord com assets porque acho que o nosso negócio acaba sendo muito parecido. De maneira indireta, gerimos o patrimônio dos nossos clientes.

Pelas nossas contas, esse valor gira hoje em torno de 3 bilhões de reais. Uma baita responsa.

Como não tocamos de fato no dinheiro dos nossos clientes, nosso foco é oferecer a melhor experiência para os assinantes, gerar as melhores recomendações de investimento e proporcionar que as operações sejam lucrativas. Temos assim um ciclo virtuoso, com ativo e passivo bem alinhados.

Infelizmente (ou felizmente), não temos cota diária. Mas os nossos novos projetos preveem até conseguirmos medir, um a um, o CAGR dos assinantes.

Nossos novos projetos… eram deles que eu queria falar.  

Novos projetos

Como casa de análise e como empresa, passamos a arrebentação.

Neste momento, estamos nos preparando para a segunda fase da Nord.

Se o nosso compromisso é com o nosso (e o seu) CAGR, tivemos a necessidade de reforçar a nossa equipe.

A nossa série com mais assinantes, O Investidor de Valor, produto que no início da Nord era tocado na raça apenas pelo Bruce – com ótimo track record, diga-se de passagem –, hoje conta com mais duas pessoas. Agora são 3 visitando e analisando empresas e dando mais suporte ao atendimento daqueles que seguem as recomendações.

Com o Ricardo aconteceu a mesma coisa. Hoje ele conta com dois analistas que o auxiliam.

Marilia também terá um auxiliar em breve.

A vaga do analista de FIIs, tão pedida por vocês, logo será preenchida.

Reforçamos também a equipe operacional. Sem ela, essa empresa simplesmente não funcionaria.

Investimos em melhorias na área logada, na qualidade dos vídeos resumos, monitoras e outros formatos de acesso ao conteúdo. Hoje, você consegue escutar um relatório enquanto faz qualquer outra coisa. Além disso, os áudios dos vídeos do YouTube estão no nosso canal de podcast do Spotify.

As inovações mais elogiadas, sem dúvida, foram o WhatsApp da Marilia e do Ricardo e o Telegram do Bruce.

Sabemos que o contato direto com o analista tem um valor inestimável para o assinante.

Implementamos o Nord Concierge, serviço em que o Edu e sua equipe te dizem por WhatsApp qual a série ideal para o seu perfil. O número dele, caso você queira conversar, é: 11 930371103.

Para os próximos meses, estamos nos estruturando para fazer eventos presenciais e disponibilizar mais ferramentas na área do assinante. Teremos novidades boas nesse sentido!

Está meio manjado esse papo, eu sei, mas o foco aqui é 100 por cento no cliente.

A Nord SEMPRE prioriza o assinante que chegou antes. O primeiro negócio sempre será o melhor negócio. Então, por aqui, você não verá promoções oportunistas.

Entretanto, como estamos nos aproximando de 2020, temos o dever de comunicar que faremos ajustes nos preços das séries. Informar antecipadamente é parte da nossa transparência com o leitor.

Nesta semana, estamos reajustando o preço do Nord Combo Essencial, nosso combo com o maior número de adeptos.

Aproveite as últimas horas de preço antigo e garanta a sua vaga.

A proposta aqui é clara e direta: séries com preços adequados significam mais analistas, melhores recomendações de investimento e melhor experiência para você.

Volto a dizer: não queremos ser os maiores.

As melhores ideias de investimento, por essência, precisam ser restritas a um grupo exclusivo. Senão você acaba, simplesmente, convergindo para a média de mercado ou disputando corrida, por migalhas, com outros assinantes para ver quem compra e vende primeiro.

Finalizo aqui agradecendo àqueles que confiaram na gente durante esta trajetória.

Peço que me enviem sugestões e críticas diretamente para o meu e-mail [email protected].

2020 está logo ali e queremos estar prontos para oferecer uma Nord que melhora a cada dia.

Um abraço,

Em observância ao Artigo 22 da Instrução CVM nº 598/2018, a Nord Research esclarece que oferece produtos contendo recomendações de investimento pautadas por diferentes estratégias e/ou elaborados por diferentes Analistas. Dessa forma, é possível que um mesmo valor mobiliário encontre recomendações distintas em diferentes produtos por nós oferecidos. As indicações do presente Relatório de Análise, portanto, devem ser sempre consideradas no contexto da estratégia que o norteia.

Postado originalmente por: Nord Research