fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • NORD Research
  • Finanças: Nova carteira do IFIX, privatização da Eletrobras e adiamento de encargos

Finanças: Nova carteira do IFIX, privatização da Eletrobras e adiamento de encargos

Image

Nord Insider

Olá,

Os futuros americanos e as bolsas europeias operam em alta na manhã desta terça-feira, 4, apesar das preocupações com o recorde de diagnósticos de Covid-19, que nos últimos sete dias quase dobraram em relação à semana anterior.

Ontem, 3, os índices de ações em Nova York voltaram a bater recordes, enquanto no Brasil as incertezas com a economia derrubaram o Ibovespa, que recuou -0,86 por cento.

Na agenda econômica, o destaque de hoje fica por conta do índice do Instituto de Gerência e Oferta (ISM, na sigla em inglês) sobre a atividade do setor industrial dos Estados Unidos de dezembro.

Boletim Focus: projeção do PIB de 2022 tem leve queda

No primeiro Boletim Focus de 2022, as expectativas do mercado financeiro para o crescimento do país – que já eram baixas – ficaram levemente piores. A alta esperada para o Produto Interno Bruto (PIB) passou de +0,42 por cento para +0,36 por cento este ano.

Assim, o mercado joga ainda mais para baixo as estimativas de crescimento econômico. Anteriormente, tínhamos visto algumas instituições financeiras prevendo um PIB negativo para 2022.

O analista de renda fixa, Christopher Galvão, ressaltou que a atividade brasileira deve sofrer neste ano diante da combinação de três fatores: dados fracos após o primeiro trimestre de 2021, risco fiscal que ameaça o teto de gastos e juros altos para tentar controlar a inflação — o que desaquece ainda mais a economia.

A projeção para a Selic foi mantida em +11,50 por cento no fim deste ano, enquanto para o fim de 2023 a expectativa continuou em +8 por cento.

Em relação ao Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), as expectativas para 2022 permaneceram estáveis em +5,03 por cento, sendo que o centro da meta a ser perseguida pelo Banco Central (BC) é de +3,50 por cento. Para 2023, a projeção é de inflação de +3,41 por cento (meta de +3,25 por cento), enquanto para 2024 as expectativas estão exatamente na meta de +3,00 por cento.

Observando os dados acima, concluímos que a meta de inflação para o ano de 2021 dificilmente será alcançada. Com isso, acreditamos que o foco do BC deverá ser evitar um aumento das projeções de inflação, de modo a ancorar as expectativas para os próximos anos em torno das metas.

Distribuidoras de energia pedem socorro financeiro bilionário

Sem previsão para a captação de recursos com os bancos, distribuidoras de energia pediram à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) o adiamento do pagamento de encargos que somam 5 bilhões de reais por mês em taxas.

Os recursos serão voltados para garantir a segurança do sistema até que o empréstimo seja concretizado.

Entenda a operação de crédito

Em decorrência de medidas adotadas pelo governo para enfrentar a crise hídrica e evitar um racionamento, além de apagões, as empresas do setor enfrentaram altos custos de compra de energia nos últimos meses.

O que falta para ser aprovado?

O socorro financeiro está previsto em uma medida provisória (MP) editada pelo governo federal, porém é necessária a publicação de um decreto presidencial que detalhe as condições do financiamento.

Na visão do nosso analista de ações Guilherme Tiglia, é pouco provável que Brasília deixe o setor elétrico colapsar, ainda mais em ano eleitoral, mas é um risco que não podemos descartar. Caso seja imprescindível a adoção da medida para a integridade do sistema, acreditamos que será aprovada.

Postado originalmente por: Nord Research