fbpx
Pular para o conteúdo

Finanças: Não panicamos

O mercado fica irracional no curto prazo

O mercado fica irracional no curto prazo

No início da semana passada, observamos algo atípico com relação às Ações de Smiles, companhia de programas de fidelidade presente em nossa carteira do Nord Deep Value.

Em dias onde a bolsa atingiu patamares máximos, a Ação foi na contra-mão do mercado e apresentou forte desvalorização, chegando a valer 30,91 reais em 03/12, aproximadamente -9 por cento no dia — a segunda maior queda da história da companhia.

Mas considerando que estamos falando de uma empresa com bom histórico operacional, saúde financeira e forte geração de caixa — indicando inclusive dividendos em torno de 10 por cento a.a —, por que será que houve tanta desconfiança?

Até então, os maus rumores na tese se justificavam por conta de intenções já conhecidas por parte de seu acionista controlador (Gol Linhas Aéreas), o que poderia levar a desfechos não tão favoráveis. No entanto, isso já era precificado pelo mercado…

A má digestão dos investidores estava concentrada em outro apontamento.

No dia 03/12, em reunião pública promovida pela companhia, foi divulgado o guidance para o ano de 2020: que de fato, não foi música para os nossos ouvidos.

Fonte: RI Smiles

O menor crescimento e as menores margens projetadas — justificadas basicamente por maior competição e maior custo de resgate de passagens  — não animaram o mercado, o que levou a Ação a derreter diante dos nossos olhos.

Fonte: Bloomberg

De primeira, muitos que não contam com nenhum tipo de suporte oferecido por uma Casa de Análise, e que normalmente seguem o fluxo de mercado, devem ter pensado algo do tipo:

“Vai bater 25,00 reais!”

“Já era, vou vender tudo o que tenho antes que derreta ainda mais!”

“Melhor vender agora e minimizar o prejuízo!”

Não é assim que agimos. Definitivamente não é assim que agimos…

Aguentamos a volatilidade enquanto a Ação fizer sentido.

Apesar da sinalização complicada no curto prazo, havia uma perspectiva de nossa parte com relação à normalização dos custos de resgates no médio/longo prazo, sem contar toda a possível expectativa de valorização da Ação conforme o andamento das negociações com seu acionista controlador.

Não, nós não “panicamos”. Ter calma é uma grande virtude.

Seguimos firmes e fortes com o ativo em nossa carteira e com disposição para continuar acompanhando o desenrolar da trama Smiles vs. Gol. E veja o que acabou ocorrendo:

Fonte: Bloomberg

A ação atingiu 38 reais, o que representa valorização de +23 por cento em relação aos 30,91 reais por ação obtidos em 03/12.

Como motivo: a Gol anunciou uma nova proposta de reorganização societária visando a incorporação da Smiles — não entrarei no detalhe sobre este ponto, mas é definitivamente mais um passo nesta queda de braço com o acionista controlador, um dos mandatos principais desta tese.

Pergunte-se a si mesmo como estaria se sentindo se tivesse vendido a ação em 03/12 após ver toda essa reação nos dias seguintes? Pois é… Eu também.

Fazendo conta de padaria: Considerando um investidor com patrimônio de 500 mil reais, com 40 por cento de alocação em bolsa, sendo 20 por cento dedicados a estratégias de maior risco, e que metade desta estratégia esteja reservada para Smiles, teríamos 20 mil reais alocados na Ação.

Agora vamos supor que o investidor tenha ficado nervoso com a queda e acabou agindo por impulso, vendendo tudo o que tinha na Ação em 03/12. O que era 20 mil passou a ser pouco mais de 18 mil, em apenas um dia. São quase 2 mil reais na mesa em apenas um dia.

Isso que estamos falando de 20 mil reais de alocação, mas e se a exposição na Ação fosse maior?

Aí agora você olha para o Home Broker e pensa porque raios fez o que fez. Agora já foi né? Vida que segue e foco para não cometer os mesmos erros.

Nord Deep Value

Quem recebeu as recomendações do Nord Deep Value levou a melhor.

Uma de nossas missões, e isso independe de produto/portfólio, é justamente evitar este tipo de tragédia. Por isso, gostamos tanto de falar que o acompanhamento das teses sempre fez e sempre fará sentido.

É do acompanhamento do “chão-de-fábrica” que encontramos as boas oportunidades e decidimos quando é a hora de agir, ainda mais tratando-se de ativos de alto risco.

Separamos o ruído do fundamento e te direcionamos a não tomar decisões precipitadas no mercado.

Veja que neste caso ainda havia um desfecho de governança a ser acompanhado, motivo principal pelo qual entramos lá atrás. Desta forma, não fazia sentido nenhum largar a tese no meio do caminho.

Entendemos, sim, que o mercado fica realmente irracional no curto prazo por má digestão de algumas informações, e não queremos que você seja parte desta estatística.    

Queremos que você seja um investidor disciplinado frente a momentos de turbulência, que seja beneficiado pelo nosso acompanhamento.

Veja que a assinatura anual do Nord Deep Value, de apenas 12 vezes de 150 reais, se pagaria por completo considerando o exemplo que dei lá em cima.

O Investidor teria deixado de perder aproximadamente 2.000 reais em um dia. Isso considerando apenas um caso específico. Imagine quantas oportunidades e armadilhas vão acontecer em 2020.

Buscamos o que ainda não está no preço em teses de investimento de Empresas em transformação, seja Recuperação Judicial, problemas de Governança ou até mesmo situações de turnaround.

O risco é grande, mas por outro lado, pode ser uma grande oportunidade de retorno para os que têm disposição.

Te convido a participar dessa jornada para que possa ter uma excelente oportunidade de retorno no longo prazo, com total acompanhamento via Telegram, Relatórios, E-mail e conteúdos extras. Sempre visando as melhores decisões de investimento.

E, de cara, ainda te entregamos um ano da Série Nord Dividendos — estratégia que superou o Ibovespa em 2019, na qual Ricardo Schweitzer e eu somos responsáveis — totalmente sem custo. Corra, pois encerraremos este bônus hoje mesmo, em 12/12/2019. Ainda dá tempo!

Nos encontramos na área do assinante. Te desejo sucesso.

Forte abraço.

Postado originalmente por: Nord Research