fbpx
Pular para o conteúdo

Finanças: "Não Manteu", Bolhas e Itaú  

Image

"Não Manteu"

Ontem foi dia de reunião do COPOM e como se diz no jargão do mercado: “não manteu!”. Já são 9 cortes consecutivos neste ciclo, levando a taxa para históricos 2 por cento ao ano.

Abaixo segue a análise da Marilia e o que podemos esperar daqui para frente:

O Copom reduziu a taxa Selic em 25 pontos base, chegando em 2 por cento. O movimento já era esperado pelo mercado.

Porém, no comunicado da reunião, eles mantiveram o parágrafo que abria a porta para novas quedas, mas pediu gradualismo adicional:

O Copom entende que a conjuntura econômica continua a prescrever estímulo monetário extraordinariamente elevado, mas reconhece que, devido a questões prudenciais e de estabilidade financeira, o espaço remanescente para utilização da política monetária, se houver, deve ser pequeno. Consequentemente, eventuais ajustes futuros no atual grau de estímulo ocorreriam com gradualismo adicional e dependerão da percepção sobre a trajetória fiscal, assim como de novas informações que alterem a atual avaliação do Copom sobre a inflação prospectiva.”

O que significa o gradualismo adicional? Geralmente a redução de passo, mas o BC nunca fez um ajuste menor do que 25 bps. Será que significa parar e seguir depois? Não sei! Ele vai ter que se explicar melhor.

Por fim, o Copom introduziu um novo conceito de “forward guidance” (orientação para frente), em linha com o que está fazendo o Banco Central americano:

Apesar de uma assimetria em seu balanço dos riscos, o Copom não antevê reduções no grau de estímulo monetário, a menos que as expectativas de inflação, assim como as projeções de inflação de seu cenário básico, estejam suficientemente próximas da meta de inflação para o horizonte relevante de política monetária, que atualmente inclui o ano-calendário de 2021 e, em grau menor, o de 2022.”

Aqui ele diz que não irá subir a Selic, a não ser que a projeção de inflação para 2021 esteja próxima da meta. E onde está a projeção?

Para 2021 o BC tem 3 por cento de expectativa (no cenário híbrido), enquanto a meta de inflação é 3,75 por cento. Ou seja, a expectativa está bem abaixo da meta. Para 2022, o BC espera 3,4 por cento, enquanto a meta é 3,5 por cento. Está bem mais próximo, mas 2022 ainda é distante e tem menor grau de importância nas decisões.

Agora podemos dizer, oficialmente, que temos juros reais negativos no Brasil! A Selic é 2, enquanto o IPCA gira ao redor de 3 por cento. Ainda é melhor investir em Tesouro Selic do que colocar dinheiro embaixo do colchão.

Mas hoje, mais do que nunca, você tem que pensar em alternativas de crédito privado para a sua carteira de renda fixa!

Se precisar, eu posso te ajudar com isso no Renda Fixa PRO.


Marilia Fontes

Temporada de resultados

Com a Petrobras subindo mais 6 por cento no dia, seguindo a disparada no preço do petróleo, com resultados melhores do que o esperado de algumas companhias como Klabin, Alpargatas, Gerdau, Iguatemi e Embraer, o Ibovespa fechou ontem em alta de 1,57 por cento, aos 102.801 pontos.

É interessante notar o comportamento de alguns setores pós-resultados. Há exatamente uma semana, eu escrevia aqui como o Santander tinha puxado o setor financeiro inteiro para cima depois que reportou um resultado melhor do que o esperado pelo mercado.

Logo vieram os resultados de Bradesco e  Itaú, seguidos de um noticiário ruim, com manchetes como o projeto do Senado que limita os juros do cheque especial.

Logo, os bancos foram para baixo.

Gráfico dos últimos 5 dias de ITUB4, BBDC4, BBAS3 e SANB11:

Fonte: Tradingview

Ontem foi o dia de Iguatemi reportar o resultado e puxar com ela quase todo o setor de shoppings nas costas. Multiplan +8,02 por cento, Iguatemi +7,76 por cento e BR Malls +7,72 por cento.

Vale lembrar que durante a crise este foi um dos setores mais penalizados da bolsa, por ser altamente dependente de um maior fluxo das pessoas fora de casa. Cheguei a ouvir até que o modelo de shoppings seria desintegrado para sempre. Aí vem o resultado de Iguatemi e o CFO reporta que algumas das unidades já estão rodando com 80 por cento do faturamento pré-crise.

Como diz o Bruce: "o mercado adora narrativas, poucos vão lá e fazem as contas".

É preciso tomar cuidado. Com a bolsa a 60 mil pontos quase tudo está barato.

A bolsa a 102 mil pontos já não é tão óbvia.

Estamos vemos muitos exageros por aí, com empresas negociando a valuations astronômicos, inflados por expectativas de crescimento fora da realidade.

Por isso recomendo fortemente que leiam a entrevista do Guilherme Aché, da Squadra Investimentos, para o Valor Investe, no qual ele alerta o risco de bolha em algumas ações, infladas por conta das redes sociais.

https://valorinveste.globo.com/objetivo/hora-de-investir/noticia/2020/08/06/squadra-ve-possivel-bolha-em-acoes-inflada-por-redes-sociais.ghtml

O Guilherme é um dos gestores de ações mais respeitados do mercado e um dos investidores mais inteligentes e serenos com o qual eu já tive a oportunidade de me reunir.

Ler uma entrevista como esta é um alento em tempos de tanto ruído e oba-oba.

Quanto mais concorrência, melhor

Já escrevi aqui algumas vezes como a maior concorrência entre o Itaú, XP e outras plataformas tem apresentado melhores condições na oferta de produtos e serviços para os investidores do varejo e varejo alta renda.

Por muitos anos, o Itaú relutou em oferecer produtos e fundos de terceiros na sua plataforma. Em um primeiro movimento, ainda muito tímido, passou a oferecer fundos de terceiros, mas com taxas mais salgadas do que na XP.

Hoje, boa parte dos principais fundos da XP já estão disponíveis na plataforma do Personnalité, com as mesmas taxas de administração (taxa efetiva) e até com valores de aplicação mínima e de movimentação inferiores aos da corretora.

Abaixo, é possível notar que a lista de Fundos Multimercados disponíveis nas duas instituições já é bem extensa.

A de fundos de ações é um pouco menor, mas ainda assim conta com vários dos melhores gestores desta classe.

Para quem investe uma boa parte do patrimônio (ou sua totalidade) em fundos, entendo que as duas plataformas oferecem condições similares.

Mas atenção: não saiam por aí comprando qualquer um da lista. Confiram antes quais foram os fundos recomendados pelo Nord Fundos.

Voltando ao ponto da competição: para quem investe via Itaú e tem mais de 150 mil reais no banco, existe uma vantagem.

Fica isento das taxas de manutenção de conta e do cartão de crédito platinum, serviços que a XP ainda não oferece. Ainda.

Recentemente o CEO da XP, Guilherme Benchimol, divulgou nas suas redes sociais que a corretora já começou a fazer testes do cartão black da XP com seus funcionários. Ainda sem previsão de lançamento, mas já posso imaginar a enxurrada de mensagens que os gerentes do Itaú receberão no dia que isso acontecer.

A competição não é maravilhosa?

Um abraço e até a próxima,

Em observância ao Artigo 22 da Instrução CVM nº 598/2018, a Nord Research esclarece que oferece produtos contendo recomendações de investimento pautadas por diferentes estratégias e/ou elaborados por diferentes Analistas. Dessa forma, é possível que um mesmo valor mobiliário encontre recomendações distintas em diferentes produtos por nós oferecidos. As indicações do presente Relatório de Análise, portanto, devem ser sempre consideradas no contexto da estratégia que o norteia.

Postado originalmente por: Nord Research