fbpx
Pular para o conteúdo

Finanças: Melhoras à frente

Image

Alguns países já trabalham com cenário mais flexível quanto à circulação das pessoas

Entra antes, sai antes

Alguns países na Europa, que foram impactados antes das regiões norte-americana e sul-americana, já viram considerável queda no número de contaminações pelo Covid-19  um provável sinal de que o pior tenha ficado para trás.

A exemplo da China  que já retomou parcialmente o fluxo de pessoas e retorno ao trabalho —, países como Áustria, Dinamarca e República Tcheca anunciaram ontem as primeiras direções para uma gradual volta à normalidade já a partir da próxima semana.

Fonte: Valor Econômico

A Dinamarca, por exemplo, vai reabrir creches e escolas a partir de 15 de abril, depois de colocar seus cidadãos em “quarentena” por 3 semanas. Grandes eventos e aglomerações ficarão suspensos por mas um tempo.

A Áustria anunciou que o comércio voltará a funcionar já na próxima semana, mas colocou algumas restrições quanto a utilização do transporte público e exige que todos utilizem máscaras.

Outros países como Alemanha e Espanha discutem um provável relaxamento das medidas para o final do mês de abril.

No Brasil

Por aqui, o governador João Dória estendeu as medidas de isolamento social por quinze dias, ficando em vigor até 22 de abril. Mas já existem conversas positivas quanto ao relaxamento dessas imposições na cidade de São Paulo e também pelo Brasil.

Ontem o ministério da saúde, pela primeira vez, iniciou uma discussão sobre o retorno ao trabalho por parte da população  ainda sem data para acontecer.

Neste momento, a medida utilizada pela maioria das regiões do país é o Distanciamento Social Ampliado (DAS), quando todos os setores não essenciais da sociedade devem permanecer reclusos enquanto durar a decretação pelos gestores políticos locais.

Nessa nova proposta, algumas regiões e cidades do país, poderiam seguir para uma estratégia de Distanciamento Social Coletivo (DSS) com menores restrições à circulação de pessoas e funcionamento do comércio.

Todavia, esse novo método só deve ser utilizado em locais onde o número de casos confirmados tenha impactado menos que 50 por cento da capacidade instalada do sistema de saúde local.

Ou seja, começa a discussão quanto a uma flexibilização das restrições de cidade para cidade

Seus Investimentos

A grande derrocada da bolsa foi certamente impactada pela incerteza quanto a duração das medidas de restrição a circulação de pessoas, e fechamento do comércio e indústrias  o país literalmente parou por algumas semanas.

Diante de exemplos técnicos e práticos na Europa, que já atenuam as restrições, o exemplo poderá, no curto prazo, se aplicado no Brasil  ao menos em algumas regiões do país.

A concretização dessa flexibilização deve trazer um novo ânimo aos mercados, principalmente para a bolsa de valores, que nos patamares atuais precifica um cenário extremo de paralisação.

Podemos estar diante de uma concreta melhora na economia real, pela volta do funcionamento dos negócios e consumo por parte das famílias. Provavelmente os preços dos ativos irão refletir essa nova informação.

Haverá um choque negativo na economia mundial e brasileira, mas existem sinais de que o fim das medidas mais restritivas está mais perto do que se pensou em um primeiro momento.

O mercado tende a reagir bem nessas situações. Positivo para os investidores, positivo para a economia, positivo para o Brasil.

Sairemos mais fortes desta crise. Por hora, como ainda temos alguma incerteza pela frente, evite mudanças bruscas e calçadas em emoções na sua carteira de investimento. Foque no longo prazo e na racionalidade, é o melhor que você pode fazer para si e para seu patrimônio.

<assinatura Cesar>

Em observância ao Artigo 22 da Instrução CVM nº 598/2018, a Nord Research esclarece que oferece produtos contendo recomendações de investimento pautadas por diferentes estratégias e/ou elaborados por diferentes Analistas. Dessa forma, é possível que um mesmo valor mobiliário encontre recomendações distintas em diferentes produtos por nós oferecidos. As indicações do presente Relatório de Análise, portanto, devem ser sempre consideradas no contexto da estratégia que o norteia.

Postado originalmente por: Nord Research