fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • NORD Research
  • Finanças: Já está sabendo da Nord Asset?; análise do setor de saúde e VALE3

Finanças: Já está sabendo da Nord Asset?; análise do setor de saúde e VALE3

Image

O Ibovespa fechou em queda de -0,89 por cento, aos 102.122 pontos, na segunda-feira (22), diante do recuo do Nasdaq e do S&P 500, como também das incertezas no cenário doméstico. Os investidores repercutiram a fala do secretário especial do Tesouro e Orçamento, Esteves Colnago, que disse que o governo pode abrir um espaço de 106,1 bilhões de reais no Orçamento de 2022 – o que fez o índice de referência da B3 virar para o terreno negativo.

Na agenda econômica, o mercado interno segue monitorando o debate sobre a PEC dos Precatórios. Nos EUA, destaque para as prévias de novembro dos índices dos gerentes de compras, os PMIs.

Focus prevê inflação no maior patamar desde 2015

Nesta semana, o Focus elevou suas projeções para a inflação em 2022, desta vez de 4,79 por cento para 4,96 por cento, consideravelmente acima do centro da meta do Banco Central, em 3,5 por cento.

Em meio à forte pressão inflacionária, o analista de renda fixa Christopher Galvão diz que vale ficar de olho na estimativa para a inflação em 2023, uma vez que ficou um pouco acima da meta, em 3,25 por cento, avançando para 3,42 por cento.

Com isso, o mercado também elevou as expectativas para o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que ficou em 10,12 por cento para este ano, ante 9,77 por cento no boletim da semana passada. Caso feche nesse patamar, será o maior desde 2015.

Também importante, o nosso analista avalia que os dados para a nossa atividade econômica podem continuar caindo. O Focus apontou uma piora, revisando para baixo a estimativa de crescimento deste ano em 4,80 por cento, ante 4,88 por cento no último boletim, e para 2022 caiu de 0,93 por cento para 0,70 por cento.

Ações da Vale sobem em meio à alta das commodities

As ações da Vale (VALE3) encerraram com uma valorização de +5,55 por cento, negociadas a 67,59 reais na segunda-feira (22), com a recuperação do minério de ferro – que subiu +4,3 por cento.

Os papéis da mineradora chegaram a valorizar 7 por cento no pregão, pressionados também por anúncios feitos pelo governo chinês em relação à possibilidade de aplicar medidas para reaquecer o setor imobiliário em crise.

Será que é sustentável? Mesmo com esses sinais, o nosso analista de ações Fabiano Vaz entende que a Vale terá dificuldades para crescer seus resultados em 2022 devido à queda nos preços do minério e ao cenário pouco favorável no país asiático.

O mercado imobiliário chinês vem sofrendo com problemas de liquidez da incorporadora Evergrande, que afetou a atividade de construção no país, setor que desempenha um papel crucial na criação de empregos e demanda por commodities como cobre e aço.

Oportunidade ou risco? Atualmente, a Vale negocia a 2,6x EBITDA, porém, ao aplicar as estimativas do mercado, notamos uma queda de -30 por cento da margem EBITDA em 2022. Sendo assim, no próximo ano, a mineradora negociaria a 2,8x EBITDA e, em 2023, a 3x EBITDA. Dito isso, reiteramos nossa recomendação de MANTER as ações de VALE3 e acompanhar as notícias vindas da China.

Recomendação: Manter.

Gráfico apresenta Ações da Vale em relação ao minério de ferro.
Ações da Vale em relação ao minério de ferro. Fonte: Bloomberg

Mater Dei compra Hospital Santa Genoveva, de Uberlândia

O Hospital Mater Dei (MATD3) anunciou, na segunda-feira (22), que fechou contrato para aquisição de 99,6 por cento do Hospital Santa Genoveva (HSG) e de 100 por cento do Centro de Tomografia Computadorizada Uberlândia (CDI).

O valor da operação foi avaliado em 309 milhões de reais, incluindo os imóveis e uma dívida líquida de 57 milhões de reais.

Segundo a companhia, o movimento reforça a liderança da rede de hospitais Mater Dei em Minas Gerais. Por isso, a fusão e aquisição do hospital em Uberlândia, município com o 2º maior PIB do estado, é considerada estratégica.

Com essa notícia, você investiria em MATD3?

E se dissermos a você que há outra empresa do setor de saúde listada na Bolsa cujas ações estão fora do radar da maioria dos investidores? Quer saber qual?

Ações de alto potencial — e não estamos falando do Mater Dei

Desde outubro de 2020, quando essa companhia iniciou formalmente o processo de IPO, anunciou também a aquisição de 16 hospitais, que somam 2.183 leitos — dos quais 530 ainda não foram consolidados nos 10.098 leitos totais reportados no fim do terceiro trimestre de 2021.

Estamos falando sobre a Rede D’Or (RDOR3). Além de estar crescendo via aquisições 2x mais rápido do que o planejado e a expectativa é de adquirir cerca de 1.000 leitos por ano, a companhia também está pagando menos do que se esperava pelos hospitais, cerca de 2 milhões de reais por leito em média, enquanto a expectativa era de gastar cerca de 3 milhões de reais por leito adquirido.

Nos últimos nove meses de 2021, a Rede D’Or investiu 4,83 bilhões de reais em sua expansão, sendo que 3,36 bilhões de reais foram destinados a aquisições e 1,47 bilhão de reais foi destinado a projetos de crescimento orgânico.

Postado originalmente por: Nord Research