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Finanças: Invista como a Gisele Bündchen, compre Ambipar (AMBP3)

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Olá, investidores.

Eu sou Fabiano Vaz, analista responsável pela carteira Nord Deep Value.

Se você gosta de ações baratas, com visibilidade de resultados, eu quero apresentar uma ótima oportunidade para você.

Para te dar um rápido contexto, as principais características deste papel são:

1) Crescimento de três dígitos;

2) Receita dolarizada;

3) Uma máquina de M&A crescendo organicamente;

4) Gisele Bündchen se tornou acionista, embaixadora e membro do Comitê de Sustentabilidade;

5) Importantíssimo: negocia a 11,5x Ebitda.

Do lixo às passarelas

O crescimento e a vocação ESG (Environmental, Social and Governance ou Ambiental, Social e Governança) da Ambipar (AMBP3) encantou a top model Gisele Bündchen.

A ideia inicial era ter a supermodelo apenas para o desenvolvimento de marca da empresa, afinal, ambas são brasileiras com presença internacional e trabalham pelo meio ambiente.

Mas a Ambipar atiçou o lado investidor da supermodelo.

Gisele Bündchen.

De olho em uma empresa que cresce, tem visibilidade e negocia a múltiplos atrativos, Gisele viu todo o potencial e, atualmente, além de acionista, tornou-se embaixadora e membro do Comitê de Sustentabilidade da Ambipar.

O foco para investimentos ESG da modelo/investidora é nítido, mas Ambipar é muito mais do que isso.

Além de ESG, Ambipar é uma máquina de M&A com resultados crescentes e ótima visibilidade.

Mas será que lixo dá dinheiro?

Lixo para uns, dinheiro para Ambipar

A companhia nasceu em 1995 vendo o lixo como uma oportunidade. Diferentemente do que muitos imaginam, a Ambipar não opera lixões ou aterros sanitários. Na verdade, a companhia enxergou que o problema de muitas empresas com seus resíduos poderia ser uma grande oportunidade.

A Ambipar viu a oportunidade no lixo por meio da sua divisão Environment, que atua na coleta, gestão, valorização e coprocessamento de resíduos.

Com operação no Brasil, Argentina, Chile, Peru e Uruguai, seus clientes são indústrias e empresas de diversos setores que, por lei, precisam gerir seus resíduos.

Basicamente, a divisão faz a gestão e o tratamento para que os resíduos dos seus clientes sejam reaproveitados ou não cheguem aos aterros sanitários.

Processo de valorização de resíduos Environment.
Processo de valorização de resíduos Environment. Fonte: Ambipar

Vendo todas as oportunidades do setor, o fundador da Ambipar, Tercio Borlenghi Junior, não ficou parado e viu no negócio de emergências ambientais a possibilidade de internacionalizar a empresa e fundou a divisão Response, em 2008.

A Response atua como um bombeiro ambiental na prevenção de acidentes, treinamentos, atendimento a emergências e desinfecção. A divisão inclusive chegou a trabalhar na tragédia de Brumadinho em 2019.

A divisão tem grande foco no mercado externo e conta com mais de 150 bases, principalmente nos EUA, Canadá e Reino Unido.

Bases de atendimento da Response.
Bases de atendimento da Response. Fonte: Ambipar

A forte atuação da Response no Hemisfério Norte e uma parte da operação do Environment no exterior assegura cerca de 40 por cento da receita da companhia em dólar e ainda reduz sua exposição à economia brasileira.

Com as duas divisões, a Ambipar soube aproveitar as oportunidades de um mercado em plena ascensão.

Uma máquina de M&A

Em um mercado pulverizado com diversos nichos e especializações, a Ambipar entendeu que aquisições seria o melhor caminho para o seu crescimento.

Mas crescer via M&A é muito arriscado, combinar empresas, pessoas, culturas e gestões diferentes é complicadíssimo. Apesar dos riscos, faz todo o sentido a estratégia de M&A, pois assim a empresa aumentou sua escala, sua presença geográfica e seu portfólio de serviços de uma maneira muito mais rápida e eficaz. Para se ter uma ideia, de 2011 a 2020, a Ambipar fez 14 aquisições e impulsionou seus resultados.

Com experiência em M&A, a Ambipar foi para o mercado levantar recursos para acelerar seu ritmo de aquisições.

O IPO foi um sucesso no topo da faixa de preço e, levantando 1,8 bilhão de reais, a Ambipar estreou na bolsa em julho de 2020.

Com 70 por cento dos recursos do IPO voltados para M&A, a empresa acelerou e acumulou 26 aquisições só em 2021.

O crescimento foi impressionante.

Multiplicando os resultados

O forte ritmo de aquisições impulsionou os resultados da Ambipar, mas a empresa soube aproveitar as sinergias das suas adquiridas para crescer organicamente.

De 2018 a 2021, a receita da companhia passou de 385 milhões de reais para 1,9 bilhão de reais, um crescimento médio de +71 por cento ao ano.

Gráfico apresenta receita líquida anual.
Receita líquida anual. Fonte: Ambipar e Elaboração: Nord Research

Muitos imaginam que o negócio da Ambipar é de margens baixas, pois não faria muito sentido pagar caro para se livrar do lixo, mas a empresa possui margens elevadas.

Com projetos bem específicos e que demandam soluções complexas, a companhia tem contratos de longo prazo com grandes empresas e indústrias, o que reflete em uma margem Ebitda média de cerca de 27 por cento.

O crescimento via M&A dos últimos trimestres não pressionou suas margens; entre 2018 e 2021, a companhia multiplicou seu Ebitda em 5 vezes.

Gráfico apresenta Ebitda anual.
Ebitda anual. Fonte: Ambipar e Elaboração: Nord Research

Nos últimos quatro anos, o crescimento foi expressivo. Peter Lynch ficaria orgulhoso.

Mas a Ambipar quer mais. O objetivo da empresa é se tornar uma das maiores empresas do mundo quando o assunto é gestão de resíduos e emergências ambientais.

Postado originalmente por: Nord Research