fbpx
Pular para o conteúdo

Finanças: Injeção de adrenalina

Image

Pequim não vai deixar o mercado parar

Mais uma dose, é claro que eu tô a fim

Nunca subestime a capacidade de um estímulo governamental reanimar os mercados.

Após uma primeira injeção de adrenalina na segunda-feira, voltando do feriado estendido do Ano Novo chinês, Pequim anunciou mais uma dose de liquidez.

O recado é claro: vão se valer do arsenal completo para estabilizar a situação. Sell-off? Cadê?

O temor de uma epidemia de larguíssima escala dá, então, lugar a mais um dia de ganhos nas bolsas mundo afora. A madrugada foi boa na Ásia, o dia começa bem na Europa e, do lado de cá do Atlântico, são igualmente bons os presságios.

Já tivemos crises mais interessantes, viu?

Martelada

E justamente nessa esteira, merece atenção o fato de os últimos dias terem sido brutais para as commodities.

O medo de uma brusca desaceleração do Gigante Vermelho fez preço mundo afora em meio à pregação dos arautos do apocalipse.

A pergunta que fica é: se Pequim conseguir manejar a situação e sustentar a atividade em níveis razoáveis, tem espaço para rebound? Eu acho que tem.

Chamou-me a atenção, em especial, a martelada que sofreu o minério de ferro, que está no low de 1 ano.

Três preto

Nas bandas da terra brasilis tem início, hoje, mais uma reunião do Copom.

Francamente? Depois de tantas quedas da Selic, acredito que a turma vai até se sentir um tanto entediada. Verão, chuva e ócio? Levem baralho. Alguém joga tranca?

Com atividade ameaçando enfim pegar no tranco e, do outro lado, o risco de choques externos, minha aposta é de que dessa vez ninguém faz nada. Três preto na mesa.

Provocação necessária: dia desses o Stuhlberger deu a entender que está na Bolsa de olho na porta de saída e causou um alvoroço só. Prestaram atenção na parte em que ele sugere que o Copom esteve no corner nas últimas reuniões para cortar juros?

Acho que deu. Tá com cara de low para os juros.

Paracetamol

Não me julguem. Longe de mim alegrar-me com uma epidemia. Mas francamente consigo ver um lado muito bom em tudo o que se passou nos últimos dias.

Finalmente a safra mais recente de investidores descobriu que o mercado também cai.

(E olha que, francamente, qualquer um com um pouquinho mais de rodagem na B3 já viu a Bolsa cair muito mais do que o visto nos últimos dias)

E isso, sinceramente, é bom no longo prazo: a turma se apruma e volta a dar um mínimo de atenção para os incansáveis alertas de chatos (como eu), que insistem em controlar a exposição à renda variável, em manter razoável diversificação, ficar longe dos micos, etcetera…

Se o bull market deixa o pessoal meio febril, essas chacoalhadas pedagógicas fazem as vezes de um paracetamolzinho e ajudam a controlar a temperatura do paciente.

Por um tempo.

Postado originalmente por: Nord Research