fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • NORD Research
  • Finanças: ETFs caem no gosto dos investidores, fusão entre shoppings e IGP-M

Finanças: ETFs caem no gosto dos investidores, fusão entre shoppings e IGP-M

Image

Nord Insider

Olá,

Ontem, 28, o Ibovespa caiu -0,65 por cento com o mundo inteiro subindo — até quando, meu Deus? À espera do feriado do Ano Novo, os mercados mundiais operam mistos na manhã desta quarta-feira, 29.

Na agenda econômica, o destaque fica por conta da divulgação do Índice Geral de Preços-Mercado referente a dezembro pela FGV. O IGP-M do mês anterior subiu +0,02 por cento.

Digerindo os dados de desemprego

Na última terça-feira do ano, o IBGE divulgou que a taxa de desemprego no Brasil caiu para 12,1 por cento no trimestre encerrado em outubro de 2021. Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad).

O resultado veio melhor que as expectativas do mercado, que eram de 12,3 por cento.

Gráfico apresenta taxa de desemprego (%) – Média móvel trimestral.

Ao mesmo tempo, o nosso analista de renda fixa, Christopher Galvão, destacou que  é importante observarmos que diante da maior abertura da economia nos últimos meses, estamos vendo que a taxa de participação no mercado de trabalho segue aumentando e se aproximando (aos poucos) do período pré-pandemia.

Contudo, a expansão do emprego vem acontecendo principalmente pelo crescimento dos trabalhadores sem carteira assinada e a taxa de informalidade segue elevada em 40,7 por cento.

Consequentemente, o que chama a atenção do nosso analista é a forte queda da renda real dos trabalhadores, que pode estar relacionada tanto às características desses trabalhos quanto ao cenário de inflação elevada no país — o que acaba reduzindo o poder de compra das pessoas.

Em resumo, os salários dos trabalhadores não estão acompanhando a inflação, resultando na queda do poder de compra.

Qual seria o cenário do mercado de trabalho brasileiro?

Para uma recuperação mais saudável, o cenário ideal seria a taxa de desemprego caindo junto a um maior poder de compra da população, de forma que poderia, inclusive, beneficiar o desempenho da nossa atividade nos próximos meses, mas infelizmente não é isso que estamos observando.

Postado originalmente por: Nord Research