Finanças: Eleições em 2022: como investir, relatório Focus e Opep - Portal MPA

Publicidade

Finanças: Eleições em 2022: como investir, relatório Focus e Opep

Postado em 14/12/2021 10:00

Nord Insider

Olá,

Começamos a segunda-feira,13, com os mercados globais operando em alta, apoiados pela alta das commodities e pela China, que anunciou uma série de medidas para o ano que vem na tentativa de reacender o crescimento econômico como um todo.

Na agenda econômica, destaque para o relatório Focus, que reúne as projeções do mercado para a economia brasileira. Os investidores monitoram também a divulgação do relatório mensal de produção da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep).

IPCA melhor do que o esperado em novembro

A inflação oficial brasileira, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), ficou em +0,95 por cento em novembro, após alta de +1,25 por cento em outubro, segundo os dados divulgados na sexta-feira, 10, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O resultado veio bem abaixo das expectativas do mercado, que esperava uma alta de 1,09 por cento.

O analista de renda fixa da Nord, Christopher Galvão, destaca que a alta para o mês de novembro foi puxada pelo grupo Transportes (+3,35 por cento) que, por sua vez, foi influenciado pelos preços dos combustíveis e veículos.

Os demais grupos pesquisados indicaram uma desaceleração, principalmente Alimentação e Bebidas, que teve uma deflação de -0,01 por cento, ante alta de +0,24 por cento no mês anterior.

A inflação de Serviços desacelerou significativamente para +0,27 por cento, ante +1,04 por cento em outubro.

O que mais de importante?

Ainda houve uma importante desaceleração no comportamento dos núcleos de inflação (que retiram os itens mais voláteis), com a média dos núcleos passando de 0,95 por cento para 0,61 por cento.

Além disso, houve queda no índice de difusão (passou de 67 por cento para 63 por cento), o que indica que a alta dos preços foi menos disseminada.

Os descontos na Black Friday também contribuíram para o resultado; os perfumes, por exemplo, caíram 10,66 por cento.

Podemos respirar aliviados?

Ainda não. Apesar do resultado ter vindo abaixo da expectativa do mercado, que indicava uma alta de +1,08 por cento em novembro, o IPCA  acumula alta de +10,74 por cento em 12 meses e 9,26 por cento no ano.

Como falamos, os efeitos da Black Friday podem ter impactado o resultado. Então é importante observar os próximos meses para uma leitura mais completa de como está esse cenário de inflação nos últimos meses.

Enquanto isso, a desaceleração do índice em novembro dá um alívio momentâneo ao Banco Central, visto que as expectativas de inflação do boletim Focus da próxima semana podem responder positivamente a esse resultado.

Selic a 9,25 por cento: como investir para as eleições de 2022?

Não teve surpresa: o ajuste da taxa Selic de +7,75 por cento para +9,25 por cento foi exatamente em linha com o que o mercado apostava.

E como nem tudo acontece como gostaríamos, as eleições em 2022 e os abalos no teto de gastos fizeram o mercado elevar consideravelmente as projeções para a taxa básica de juros nos últimos meses, com o mercado precificando uma Selic em torno de 12,3 por cento na primeira metade de 2022, o que, por sua vez, impactou as expectativas para o desempenho da nossa atividade econômica.

A analista de renda fixa e sócia-fundadora da Nord, Marilia Fontes, disse que esse cenário de inflação e juros altos já está embutido nos preços do mercado futuro de juros. Portanto, a mudança da Selic na última semana, para 9,25 por cento, não traz oportunidades diferentes do que já havia no mercado.

Como se proteger da volatilidade à frente

De fato, não é possível prever qual será o desenrolar das eleições no próximo ano. O que sabemos é que o cenário não é animador. Nesse sentido, a Marilia recomenda que você evite colocar 100 por cento dos seus recursos em ativos de risco ou na parte longa da curva de juro nominal (prefixados) ou na de juro real (indexados à inflação).

Para a nossa analista, se você tem um perfil de risco moderado, é mais interessante investir 60 por cento em renda fixa e 40 por cento em renda variável. Por outro lado, se você tem um perfil conservador, é mais prudente alocar 90 por cento em renda fixa e 10 por cento em renda variável.

Em meio à turbulência nos mercados, nossos analistas têm encontrado boas oportunidades para investidores com perfil de risco moderado ou agressivo, mas é preciso cautela com relação ao cenário mais conturbado adiante.

Oportunidades na turbulência

Estamos atentos às oportunidades que aparecem, e os nossos analistas têm atualizado os assinantes da Nord para compras interessantes de empresas que são capazes de entregar bons resultados, inclusive no próximo ano. Acesse para saber mais.

Na dúvida, quando se trata de renda fixa, a Marilia considera o Tesouro Selic um bom investimento para ter segurança e liquidez no momento, além de ser um investimento que se beneficia desse ciclo de alta da Selic.

Postado originalmente por: Nord Research