fbpx
Pular para o conteúdo

Finanças: É hora de voltar para Braskem?

Como você sabe, as commodities são cíclicas.

Sobem no ciclo bom. Caem no ciclo ruim.

O segredo é entender estes movimentos e surfar o momento certo. O segredo, é entender que não conseguimos sempre acertar o momento certo.

Braskem (BRKM5) é um ótimo exemplo:

Fonte: Bloomberg.

Braskem teve ciclo bom entre 2015 e 2018, e ciclo ruim desde lá. As ações saíram de 10 reais em 2015 e foram até 60 reais.

Hoje, já voltam para 30. É hora de voltar a comprar Braskem?

Olhando os resultados do 2T19, ainda não. Receita líquida -3 por cento, Ebitda -49 por cento e lucro -76 por cento.

Fonte: Braskem.

Mas, claro. Este é o ciclo ruim. Temos visibilidade de quando o ciclo vira?

Segundo a própria companhia, ainda não. Braskem reduziu suas expectativas com seu mercado e cortou investimentos para lidar com um período mais difícil de geração de caixa à frente.

Vemos o mesmo com a maioria das empresas de commodities.

Por isso, no maravilhoso ANTI-Trader, ao comprar empresas de commodities, preferimos aquelas com gatilhos internos – melhoras operacionais que podem fazer seus resultados crescerem forte, independente de para onde andam as commodities.

E vemos muitas delas na bolsa atualmente.

Não saia comprando ações só porque caíram. Coloque as probabilidades a seu lado. Aproveite ENORMES oportunidades no mercado. Seja um ANTI-Trader.

Em observância à ICVM 598, declaro que as recomendações constantes no presente relatório de análise refletem única e exclusivamente minhas opiniões pessoais e foram elaboradas de forma independente e autônoma.

Postado originalmente por: Nord Research