fbpx
Pular para o conteúdo

Finanças: Crise na Ucrânia se transforma em guerra

Image

Nord Insider

Olá, investidor.

Nesta quinta-feira, 24, o pré-mercado de Nova York opera em forte queda devido à invasão de tropas russas na Ucrânia: explosões foram registradas em várias cidades, inclusive na capital Kiev.

Na agenda econômica, destaque para os dados de desemprego da PNAD Contínua de dezembro. Nos Estados Unidos, serão divulgados o Produto Interno Bruto (PIB) e o Índice de Despesas de Consumo Pessoal (PCE), ambos referentes ao quarto trimestre.

Na temporada local de balanços, as empresa Vale (VALE3), Americanas (AMER3), AES (A1ES34), Alupar (ALUP11), BK Brasil (BKBR3), CCR (CCRO3), Grendene (GRND3), Grupo SBF (SBFG3), Hypera (HYPE3), Intelbras (INTB3), IRB (IRBR3), JHSF (JHSF3), Randon (RAPT4), Sanepar (SAPR4) e Ouro Fino (OFSA3) reportam seus resultados do quarto trimestre.


Tropas russas invadem a Ucrânia

Tropas ucranianas desembalam mísseis antitanque Javelin, parte do pacote de apoio militar dos EUA, perto de Kiev.
Tropas ucranianas desembalam mísseis antitanque Javelin, parte do pacote de apoio militar dos EUA, perto de Kiev. Foto: Valentyn Ogirenko/Reuters

Nesta quinta-feira, 24, a Ucrânia começou a ser atingida por uma segunda onda de mísseis, de acordo com o comando militar do país.

Mais cedo, em discurso na televisão, o presidente russo, Vladimir Putin, anunciou uma “operação militar especial” no leste da Ucrânia. Desde então, bombardeios e explosões foram ouvidos na madrugada desta quinta em diversas cidades da Ucrânia, inclusive na capital Kiev.

Em discurso, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, considerou o ataque da Rússia como “injustificado” e disse que “o mundo vai exigir contas” a Moscou.

Biden ainda disse que anunciará, nesta quinta, outras medidas a serem impostas à Rússia pelos Estados Unidos e seus aliados.

Como diria o Hodor, personagem fictício de Game of Thrones: “hold the door”. O dia de hoje promete…

Acesse o conteúdo elaborado pelo analista Fabiano Vaz e descubra como preparar sua carteira em meio à guerra entre Rússia e Ucrânia. Leia aqui.


IPCA-15 é o maior para fevereiro desde 2016

Pressionada pelas despesas com educação e consumo diário de bens e serviços, a inflação, medida pelo IPCA-15 (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15), subiu +0,99 por cento em fevereiro, informou o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) na quarta-feira, 23.

O resultado ficou acima das expectativas do mercado financeiro, de +0,87 por cento. Trata-se da maior variação para o mês desde 2016 (+1,42 por cento).

Com a taxa de fevereiro, o analista Christopher Galvão, da equipe Nord Renda Fixa Pro, destaca que, em geral, os dados de inflação continuam bem ruins e acima do esperado. Se os dados continuarem se mostrando pressionados e persistentes, a tarefa do Banco Central (BC) de ancorar a inflação em torno das metas dos próximos anos ficará ainda mais difícil.


Dólar a 5 reais: entenda por que a moeda está caindo este ano

O dólar engatou sua quarta perda diária consecutiva e fechou em queda de -0,94 por cento, cotado a 5,0037 reais, na quarta-feira, 23. É a primeira vez que a cotação da moeda fecha a 5 reais desde 30 de junho de 2021. No ano, passou a acumular perdas de -10,21 por cento.

Segundo dados da Economatica, o Brasil é o país onde o dólar mais se desvalorizou em 2022. Por quê? A analista de renda fixa e sócia-fundadora da Nord Research, Marilia Fontes, avalia que o movimento é resultado do alto volume de investimento estrangeiro no Brasil. Nossa analista lembra que, durante a crise do coronavírus, o Banco Central (BC) diminuiu os juros básicos da economia para +2,0 por cento a.a, porém, em meio ao aumento da inflação, a Selic voltou a subir. De volta à casa dos dois dígitos pela primeira vez em cinco anos, a Selic está em +10,75 por cento a.a e a projeção do mercado atualmente está em 12,62 por cento a.a.

O aumento da taxa básica de juros brasileira foi tão rápido que o país atualmente lidera o ranking dos juros mais altos do planeta. Com isso, o Brasil está atrativo para novos fluxos de dinheiro estrangeiro, em razão da trajetória de alta da Selic.

O Brasil é o único país com juros elevados? Não. Nossa analista cita outros países que oferecem uma boa remuneração. Por exemplo, a Rússia tem uma alta taxa de inflação, mas está em pé de guerra na Ucrânia, e a Turquia também seria uma opção se não fosse pelos problemas para deter a inflação, desvalorização cambial e empobrecimento da população.

Ora, ora, ora… parece que o Brasil é o único país que oferece uma certa “estabilidade” para o gringo no momento (risos).

Mesmo com as eleições presidenciais, o apetite do investidor estrangeiro por ativos brasileiros vai “muito bem, obrigado”.


B3 passa a negociar 16 novos BDRs

Os papéis da cervejaria Heineken e mais 15 empresas europeias passaram a ser negociados na Bolsa de Valores brasileira, a B3, por meio dos BDRs, ou Certificados de Depósitos de Ações.

Os 16 novos BDRs são de empresas listadas nas bolsas de Amsterdã, Toronto e Londres, e têm como intermediário o Bradesco, ou seja, o banco é o detentor dos papéis atrelados a esses mercados listados na bolsa brasileira.

A lista de novos BDRs conta com nomes conhecidos, como Heineken, London Stock Exchange Group, Thomson Reuters Corporation e Experian, dona da Serasa.

Fonte: B3. Elaboração: Nord Research

Para a Danielle Lopes, analista da Nord Research, os ativos abrem um novo mundo para o investidor pessoa física, além de atenderem à demanda de quem busca exposição a diferentes moedas e geografias.

Com a oferta, a B3 passa a ter 28 BDRs e vamos explicar, a seguir, as vantagens e desvantagens dessa modalidade de investimentos.

Como funcionam os BDRs?

Por meio de um BDR, o investidor consegue acessar uma ação americana diretamente do seu banco ou corretora, sem precisar comprar dólar ou abrir conta no exterior.

Vale ressaltar que nem sempre a relação é 1 para 1. Às vezes, 1 BDR pode representar 1/6 do valor da ação americana, como é o caso do Nubank, que possui o código NU na Bolsa de Valores de Nova York (NYSE) e o código NUBR33 na Bolsa de Valores brasileira (B3).

Principais vantagens

Além de ser um caminho mais rápido para acessar investimentos internacionais, toda a negociação é feita em reais, e o dinheiro dos investidores permanece no Brasil. Nossa analista vê isso como uma grande vantagem porque o investidor não precisa se preocupar em enviar dinheiro para fora do país ou abrir conta em uma corretora estrangeira.

Investir em BDRs é uma boa forma de diversificação, já que permite o investidor acessar empresas estrangeiras que possuem seus negócios em outros países, politicamente e economicamente apartados do nosso.

Postado originalmente por: Nord Research