fbpx
Pular para o conteúdo

Finanças: Construção: 2020 promete para materiais

Se virem concretizadas suas expectativas para 2020, é melhor a turma dos materiais de construção encomendar o champanhe desde já.


Se virem concretizadas suas expectativas para 2020, é melhor a turma dos materiais de construção encomendar o champanhe desde já.

O setor trabalha com a premissa de um crescimento real de +4 por cento neste ano — o dobro da evolução apresentada no ano passado e o maior crescimento desde 2015, quando o país foi fortemente impactado pela crise econômica.

Os dados foram apresentados pela Associação Brasileira de Indústrias de Materiais de Construção e pela Fundação Getúlio Vargas.

A expectativa que reflete este expressivo aumento é influenciada, principalmente, pela maior comercialização dos diversos tipos de materiais de base envolvidos em um processo de construção.

É claramente um sinal de otimismo e recuperação de um setor que é extremamente cíclico e que sofreu consideravelmente ao longo dos últimos anos.

Veja que a taxa de juros em patamares mínimos, a inflação controlada, as novas modalidades de financiamento imobiliário e a ligeira redução do desemprego revertem este cenário de baixo desempenho enfrentado ao longo dos últimos anos, o que acaba por impulsionar a demanda por novos lançamentos e projetos de reformas e, consequentemente, a venda de materiais de construção.

Mesmo que em patamares abaixo do que observado em anos de glória, como 2010 e 2011, saudamos a recuperação do setor e seguimos confiantes ao ciclo positivo ao qual está se inserindo novamente.

Seu desempenho é extremamente dependente de condições macroeconômicas e está muito atrelado à confiança local — e entendemos que o momento atual é de bastante otimismo com relação a estes aspectos.

Seguiremos acompanhando e saudando as evoluções, mas sempre com a devida cautela.

Postado originalmente por: Nord Research