fbpx
Pular para o conteúdo

Finanças: BTG Pactual cai -31 por cento. Oportunidade?

Após mais uma denúncia de envolvimento em esquema de corrupção e lavagem de dinheiro, o Banco BTG Pactual, de André Esteves, já acumula uma queda de -31 por cento das suas ações.

BPAC11. Fonte: Bloomberg.

Segundo delação de Antonio Palocci, o ex-Ministro da Fazenda Guido Mantega repassava as informações das próximas decisões do Copom para André Esteves, que operava essa informação no mercado financeiro, fazendo muito dinheiro via sua Tesouraria, e repassando parte de volta para o PT, visando financiar campanhas.

Além disso, o banco é acusado de ter um “Departamento de Operações Estruturadas” dedicado à lavagem de dinheiro.

Impressiona o nível de detalhe das acusações.

O Banco negou todas as acusações.

Não é a primeira vez que isso acontece, Esteves já foi preso em 2015, sob a acusação de obstruir a justiça, prometendo pagamentos à família de Nestor Cerveró, evitando assim uma delação. Após 28 dias ele foi solto e, em 2018, foi absolvido das acusações.

Na época, o banco BTG negociava sob o código BBTG11. As ações caíram -61 por cento no pior momento da crise.

BBTG11 entre 2014 e 2017. Fonte: Bloomberg.

O Banco sofreu muito com as notícias. Ocorreram enormes resgates e foi necessário abrir uma linha de empréstimo de emergência com o FGC.

Mas, por incrível que pareça, neste mesmo ano o Banco teve um dos maiores ROEs de sua história, com 22,4 por cento.

O que faz o Banco BTG?

O Banco BTG Pactual não é um banco comum.

O Banco BTG é um banco de investimentos.

Enquanto a maioria dos bancos ganha dinheiro com serviços financeiros e empréstimos, cobrando dos seus clientes mais do que pagam para seus investidores, o Banco BTG Pactual ganha dinheiro com investimentos.

Fonte: BTG Pactual.

Neste gráfico, retirado da apresentação de resultados do primeiro semestre de 2019, podemos ver que suas receitas vêm de áreas como Tesouraria (Sales & Trading = investimentos do banco), Banco de Investimento (fusões e aquisições), Gestoras de Recursos (investimentos das empresas e clientes), Participações em outras empresas (investimentos do banco), entre outros.

Apenas 9 por cento da receita é empréstimo corporativo.

Os Bancos de Investimento tendem a ter seu resultado mais volátil em relação a um banco de crédito (empréstimos). Os investimentos dependem de um cenário econômico favorável aos negócios.

Apesar disso, o BTG é bem consistente em seus resultados, que oscilam entre 15 e 20 por cento de ROAE (Return on Average Equity = rentabilidade sobre o patrimônio médio).

Fonte: BTG Pactual.

Mas ele não deixa de ser arriscado, trabalhando mais próximo ao seu limite de alavancagem e risco (Basiléia) e tendo um movimento crescente no VaR (Value at Risk ou Valor em Risco = a perda máxima dos investimentos do banco):

Fonte: BTG Pactual.

O que fazer com as ações do Banco?

Sabendo que estamos falando de um banco de investimento, que, apesar de consistente, é um negócio mais arriscado, essa queda de 30 por cento deixou as ações do banco baratas?

Resposta: não!

Apesar da queda de -31 por cento, as ações do BTG já haviam subido +192 por cento apenas no ano de 2019.

Ao preço atual de 46 reais (exatamente o preço atual, depois da queda recente), o próprio banco vendeu ações.

A holding, que abriga os associados do banco, havia comprado muitas ações na crise de 2015 e foi uma das vendedoras na oferta ao mercado em junho de 2019.

Certamente, este é um indício de que os controladores achavam o preço alto. Caso achassem as ações baratas, financiaram novas expansões via empréstimos, ainda mais com os juros nas mínimas históricas.

Em 2019, o mercado levou o preço das ações para múltiplos esticadíssimos, sob uma promessa dos executivos de que o banco estaria se preparando para transformar o BTG em banco digital, disruptivo, e toda aquela história que a gente já conhece…

O BTG chegou a operar a 2,5 vezes seu patrimônio (Price to book ou preço/patrimônio). Um múltiplo bastante elevado se compararmos o BTG, banco mais arriscado, com o Banco Itaú (ITUB4 ou ITSA4), que dá um ROAE mais estável e corre muito menos riscos.

BPAC11 Preço sobre Patrimônio (azul) e Preço sobre Lucro (branco). Fonte: Bloomberg.

Claro, o BTG cresceu mais que o Itaú no último trimestre (e aproveitou para emitir ações no mercado). Mas será que o banco continuará crescendo forte após a nova crise?

É a mesma história do Banco Pan (BPAN4), controlado pelo BTG, e também foi dito que viraria um banco digital disruptivo. Mesmo sendo um banco focado em crédito consignado, o mercado comprou o discurso, e lá se foram os múltiplos.

O que o Banco Pan fez? Anunciou a venda de suas ações ao mercado, claro. Inclusive com o BTG dizendo que tinha intenção de usar a emissão para vender sua participação.

Quem entrou na oferta, se deu mal.

As teses de mercado

Em um bull market, é muito comum o mercado se atrair por teses disruptivas, e pagar múltiplos elevados por coisas que ainda não aconteceram.

O número de empresas listadas na bolsa que dizem que vão virar bancos digitais disruptivos cresce a cada dia – Cielo (CIEL3) anunciou o seu ontem. No final das contas, elas só querem aumentar o preço das suas ações.

Se essas empresas achassem, realmente, que banco digital multiplicaria em muito o valor das suas ações, por que as venderiam a mercado, tendo financiamento nos níveis mais baratos da história?

Temos que ter certo pensamento crítico neste momento.

O BTG é um banco rentável, possui uma ótima gestão, é ganhador de dinheiro e já passou por uma crise parecida.

As acusações são, ainda, apenas acusações. O Banco só teria mais complicações caso seja comprovado que a instituição tem problemas sérios de governança.

Na primeira acusação, de 2015, Esteves foi absolvido pela justiça.

Além disso, o grande problema de se investir em uma tese não comprovada durante um bull market é que a tese é rapidamente revertida frente a qualquer espirro no mercado.

Não foi só o Pactual que caiu -31 por cento nos últimos pregões. O Banco PAN também sofreu queda parecida.

BPAN4. Fonte: Bloomberg.

E ambos seguem ainda em preços bem superiores ao início do ano, e a múltiplos esticados em relação aos seus pares.

Por isso, não recomendo a compra, mesmo após a queda atual.

Parênteses final:

Tome muito cuidado com o seu dinheiro. Seja prudente ao investir em teses que dependam de algo que ninguém faz ideia de como vai acontecer. Não tente pegar carona na dica quente, com medo de ficar para trás…

A Nord vem alertando sobre esse assunto há meses. Prefira investimentos baseados em fundamentos sólidos. Pois assim, mesmo quando uma notícia ruim ocorre, os resultados estão lá para oferecer uma certa garantia.

Seja muito prudente com o seu dinheiro.

Abraços,

Marilia Fontes.

Em observância à ICVM 598, declaro que as recomendações constantes no presente relatório de análise refletem única e exclusivamente minhas opiniões pessoais e foram elaboradas de forma independente e autônoma.

Postado originalmente por: Nord Research