Publicidade

NORD Research

Finanças: Ações têm preço, negócios têm valor

Postado em 09/04/2021 12:00

Para ganhar dinheiro na bolsa, basta ser mais racional que o mercado.

O curto prazo é irracional…

No curto prazo, o preço de uma ação vai oscilar sempre que as forças compradoras e vendedoras de uma ação não estiverem equilibradas. Variações de humor do mercado, principalmente após novas notícias, costumam fazer com que uma das forças se torne mais proeminente. Acontece que muitas vezes a reação dos investidores passa longe de ser racional.

Por exemplo, no começo deste ano, apenas duas palavras fizeram com que as ações de uma empresa americana subissem 6.350 por cento em apenas 3 pregões. “Use Signal", escreveu Elon Musk em seu Twitter no dia 7 de janeiro.

Advertisement

Gráfico apresenta desempenho de SIGL de out/2020 a mar/2021 (alta em janeiro e queda a partir de fevereiro).

SIGL. Fonte: Bloomberg.

Acontece que Musk estava se referindo ao aplicativo de troca de mensagens instantâneas criptografado Signal e não à empresa Signal Advance, que produz equipamentos médicos e viu suas ações instantaneamente se tornarem objeto de interesse de uma enorme massa irracional que tentava seguir uma suposta recomendação do bilionário pop star. Mesmo após o esclarecimento da confusão, suas ações ainda acumulam uma alta de 246 por cento no ano.

Você gosta de pagar menos naquilo que vale mais? Temos um combo com três séries que são essenciais para montar sua carteira, composto por O Investidor de Valor, Fundos de Investimento e Dividendos. Tudo isso por um valor muito especial.

Seja membro do Nord Combo Essencial

Algo parecido também aconteceu com as ações da empresa Zoom Technologies – fabricante de componentes para telefones celulares com sede em Pequim. No início da pandemia no ano passado, os investidores confundiram seu ticker, ZOOM, com o da empresa de videoconferências e fizeram suas ações subirem 1800 por cento.

Gráfico apresenta desempenho de ZTNO (antigo ticker ZOOM) de 15/01/2020 a 30/06/2020 (alta a partir de fevereiro e queda a partir de abril).

ZTNO. Fonte: Bloomberg.

A empresa até mudou o seu ticker para ZTNO após o ocorrido. Suas ações encerraram o ano com uma queda de -87 por cento.

Logicamente, você precisa evitar cair em armadilhas como essas. Mas também deve ficar atento quando a ação de uma boa empresa desaba após uma notícia ruim; em alguns casos, pode ser uma dano real e permanente, em outros, pode ser apenas uma reação exagerada do mercado.

Fazendo o seu dever de casa, você poderá identificar se uma forte queda é, na verdade, uma excelente oportunidade de comprar uma empresa que você entende e se tornou uma barganha.

…mas o longo prazo não.

Apesar de que absurdos completamente irracionais podem ocorrer no curto prazo, no longo prazo, as ações não possuem vida própria, elas são apenas um pedaço negociável da empresa que está por trás daquele ticker. Se aquele negócio se torna mais lucrativo no longo prazo, ele vai se tornar mais valioso, e esse seu pequeno pedaço negociável tende a se valorizar.

É normal que o preço de uma ação mude de valor milhares de vezes em apenas um dia de negociação, mas na economia real, o valor de um negócio raramente se altera em um dia específico. O valor de um negócio varia ao longo do tempo, mas não todo o tempo.

Warren Buffett já disse que sempre olha para um negócio sem saber o seu preço porque, segundo o investidor, se você sabe o preço, ele automaticamente tem uma influência em você.

Se você está interessado em uma empresa específica, é uma boa ideia que você passe algumas semanas estudando o seu negócio, sem olhar para o preço da ação, assim, você pode focar exclusivamente no valor dela.

Comece por questões como: eu entendo os produtos e serviços dessa companhia? Se suas ações não fossem negociadas em bolsa, eu ainda investiria nesse negócio? Como empresas similares foram avaliadas em fusões ou aquisições recentemente? O que pode fazer essa empresa se tornar mais valiosa no futuro? Você leu as demonstrações financeiras e olhou para os fatores de risco descritos no formulário de referência?

Segundo Buffett, toda essa pesquisa vai ajudá-lo a entender o que realmente importa: “Minha primeira e última questão sempre é: eu entendo o negócio? Por entender o negócio, quero dizer ter uma boa ideia sobre como esse negócio pode estar daqui a 5 ou 10 anos.”

Citação de Warren Buffett: "Never invest in a business you cannot understand."

Citação de Warren Buffett. Tradução: “Nunca invista em um negócio que você não consegue entender.”

Se você não está confortável para responder a essa questão fundamental, você não deve comprar essa ação.

Um abraço,

Postado originalmente por: Nord Research

Publicidade
Veja também
Publicidade

Noticias relevantes:

<
Comentários *Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem. comentarios
Autor do blog: Nord Research

RECOMENDAÇÕES DE INVESTIMENTO COM RESULTADOS COMPROVADOS
A geração de riqueza para nossos assinantes é o nosso compromisso primordial. Somos uma casa de análise independente formada por profissionais com ampla experiência de mercado.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
error: Este conteúdo é protegido!