Finanças: Ações de elétrica para ficar de olho em 2022 - Portal MPA

Publicidade

NORD Research

Finanças: Ações de elétrica para ficar de olho em 2022

Postado em 21/11/2021 10:00

Bom dia, investidor.

Sabia que, atualmente, cerca de 70 por cento de toda a energia do Brasil é gerada por hidrelétricas? E que as empresas do setor de energia ocupam uma fatia de quase 6 por cento do Ibovespa?

A seguir, saiba o que é importante sobre ações de elétricas e se ainda continuam como boas pagadoras de dividendos da bolsa.

Qual o cenário atual? O Brasil passa pela maior crise hídrica das últimas nove décadas, provocada pela falta de chuva e que afetou a produção de energia no País, pressionando o preço da conta de energia elétrica.

O Estadão teve acesso a um documento interno da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), no qual o órgão regulador aponta que, apesar das chuvas registradas nas últimas semanas, a conta de luz deve subir 21 por cento em 2022.

Uma das principais razões, segundo a agência reguladora, é que nem mesmo as bandeiras tarifárias têm conseguido cobrir o rombo atual de 13 bilhões de reais — já descontada a previsão de arrecadação da receita da bandeira tarifária patamar escassez hídrica no período.

Como no trecho da memorável música “November Rain” do Guns N’ Roses: “Nós passamos por isso há muito, muito tempo”.

Vivemos problemas similares nos anos de 2001 e 2014. Só que, em 2021, a crise hídrica teve início em plena pandemia de Covid-19.

— Nem dá para acreditar.

O pior já passou? Nesta semana, o presidente da Sabesp, Benedito Braga, afirmou que não há previsão de racionamento de água neste momento em São Paulo. Ele acredita que a estação chuvosa, de dezembro a fevereiro, seja suficiente para manter os mananciais em níveis saudáveis.

O que pode acabar com o nosso otimismo? Existe o risco de acontecer o fenômeno “La Niña” no Oceano Pacífico, que poderia resultar em um verão mais seco no Brasil, mas mesmo assim o cenário base é de que a estação será chuvosa.

O analista de ações Guilherme Tiglia, responsável pela série Nord Dividendos, avalia que os dados sobre a situação hídrica têm melhorado desde outubro deste ano. Ele acredita que, com as recentes chuvas, os níveis dos reservatórios devem continuar aumentando para patamares mais saudáveis, porém ainda é necessário acompanhar de perto toda essa situação.

Oportunidades na bolsa. Com a melhora do cenário hídrico somada a bons projetos de algumas empresas para se tornarem menos dependentes da geração de hidrelétricas, o nosso analista entende que existem boas oportunidades no setor, em especial nos segmentos de geração e de distribuição.

Postado originalmente por: Nord Research

Publicidade
Veja também
Publicidade

Noticias relevantes:

<
Comentários *Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem. comentarios
Autor do blog: Nord Research

RECOMENDAÇÕES DE INVESTIMENTO COM RESULTADOS COMPROVADOS
A geração de riqueza para nossos assinantes é o nosso compromisso primordial. Somos uma casa de análise independente formada por profissionais com ampla experiência de mercado.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade