fbpx
Pular para o conteúdo

Finanças: A poucos metros do pico

Image

Estamos chegando na primeira metade do último mês do ano, e o Ibovespa está apenas a 3 por cento do pico de janeiro. O real, que quase bateu a cotação de 6 reais por dólar durante a pandemia, agora volta para os 5 reais. Os juros, tanto longos quanto curtos, voltam para próximo das mínimas históricas.

O fluxo recente de gringos foi responsável por essa melhora final nos mercados. Esse fluxo começou logo após a eleição americana e se intensificou com as notícias positivas sobre as vacinas.

Os gráficos mostram investimento estrangeiro na bolsa local.

Fonte: Leonardo Morales

Esse fluxo é estrutural e não vai embora tão cedo! Enquanto as sardinhas (pessoas físicas), que compraram bolsa nas mínimas e deram um show de gestão nos tubarões, ainda seguram boa parte de suas posições, os investidores institucionais estão só olhando a bolsa voltar.

É bem possível que esse fluxo gringo traga um novo squeeze nos institucionais. Ou seja, eles estão com baixa alocação, tendo que colocar o dinheiro para trabalhar, e não vão ter saída a não ser pagar mais caro para adquirir essas ações.

Isso pode jogar a bolsa para cima dos 120 mil pontos nos próximos dias!

Sabendo de informações como essas e tendo um horizonte de tempo bem curto, você, investidor, consegue montar operações com Opções que geram ganhos bem agressivos e perdas bem limitadas.  

Com esse racional, recomendei para meus assinantes do Nord Advisor (no início do mês) uma operação na bolsa com o potencial de gerar um ganho de 760 por cento, caso o Ibovespa atinja 120 mil pontos em 2 meses. Atualmente, a operação já está gerando aproximadamente 300 por cento. A operação pode ganhar 7,6 reais para cada 1 real de perda, caso não seja vencedora.

A operação se chama trava de alta:

Gráfico apresenta a operação "trava de alta", associando perda/lucro no voto e variação do ativo.

Fonte: XPI

Nada mal, não é mesmo? Extremamente assimétrica para o lado positivo. Essas operações aparecem quando (1) a volatilidade está barata, então as Opções ficam baratas, (2) o fluxo entra forte e gera distorções, e (3) o fundamento se alinha a favor da operação.

Se você não entendeu direito como existe uma operação onde o ganho pode ser 7,6 vezes e a perda somente 1, não fique triste. Operações com Opções são um pouco mais complicadas no começo mesmo.

Por isso que um acompanhamento profissional faz tanta diferença para o investidor iniciante.  Um acompanhamento próximo, de pessoas que estão olhando os movimentos do mercado na lupa, pode gerar essas ideias de operações assimétricas e de perda limitada, além de te ensinar passo a passo como elas funcionam.

Uma vez que você aprende e passa a dominar esse conhecimento, pode levar esses ensinamentos para sempre e fazer operações como essa por conta própria no futuro.

Eu, pelo menos, encaro o Nord Advisor como um grande curso. Eu falo diariamente sobre macroeconomia, explicando os movimentos de mercado, e posicionando nossa carteira da melhor maneira possível para surfar esses movimentos. Meus assinantes frequentemente debatem macroeconomia comigo, o que acho muito legal. Além disso, procuro operações como essas com Opções para dar um tempero extra aos nossos retornos.  

Para quem não sabe, o Advisor é um relatório que junta 5 produtos da Nord (Dividendos, FIIs, Investidor de Valor, Renda Fixa PRO e Fundos). Além desses 5 produtos, tem o próprio relatório Advisor, escrito por mim, no qual eu monto uma carteira com essas 5 classes de ativos e vou ajustando essa carteira conforme o cenário macroeconômico.

É legal perceber que por mais difícil que seja um ano, por mais volátil que a bolsa seja, sempre temos oportunidades para aumentar o potencial de retorno do nosso portfólio.

Se tivermos paciência e atenção, veremos que as oportunidades sempre aparecem.  

E, claro, aproveitamos essas oportunidades com responsabilidade: não nos alavancamos, não vendemos a descoberto, não corremos o risco de perder mais do que colocamos, não fazemos nada irresponsável e não acreditamos em gnomos ou em sereias e seus cantos sedutores.

Aqui é preto no branco, e responsabilidade acima de tudo.

Só acreditamos em Papai Noel! Pelo menos próximo desta época do ano, vai…

Para você também assinar o Nord Advisor, o link está aqui. Inscreva-se e comece hoje mesmo.

Um abraço e bons negócios!

Postado originalmente por: Nord Research