Publicidade

NORD Research

Finanças: A pizza não é mais gostosa fatiada em 6, 8 ou 12 pedaços.

Postado em 04/09/2020 11:00

No último dia 31 de agosto as ações da Apple (AAPL) e da Tesla (TSLA), ambas negociadas nos EUA, sofreram um split, ou conhecido como desdobramento.

O desdobramento é apenas a divisão de uma ação ajustando seu preço. Uma ação de 100 reais é dividida em 4 e, assim, cria 4 ações de 25 reais cada.

O interessante é que muitos investidores leigos, acreditam que o desdobramento "faz a ação subir". E não é só no Brasil.

O mago do valuation, Aswath Damodaran, escreveu um artigo sobre o tema. Segundo ele, uma pizza não ficaria mais gostosa porque a dividimos em 6, 8 ou 12 pedaços. Ela continuará sendo a mesma pizza com o mesmo sabor e o mesmo tamanho.

Um estudo recente mostra que, geralmente, os splits ocorrem após uma forte alta — foi o caso de AAPL e TSLA —, também não verificou um aumento adicional das ações após os desdobramentos.

O maior número de ações no mercado gera maior liquidez, mas o desdobramento é uma operação puramente cosmética, não gera valor.

Warren Buffett e Elon Musk (principais acionistas de Apple e Tesla) não ficaram mais ricos só porque eles tem 4 ou 5 vezes mais ações — o valor das empresas é o mesmo.

As receitas, o Ebitda e os lucros das empresas são os mesmos.

O preço de tela é apenas uma ilusão. O que vale é o quanto pagamos pelos resultados — lucros (Preço/Lucro) e pelo Ebitda (EV/Ebitda).

São preços baixos e resultados crescentes que resultam em ações em alta e um patrimônio muito maior no longo prazo para o Investidor de Valor.

Postado originalmente por: Nord Research

Publicidade
Veja também
Publicidade

Noticias relevantes:

<
Comentários *Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem. comentarios

RECOMENDAÇÕES DE INVESTIMENTO COM RESULTADOS COMPROVADOS
A geração de riqueza para nossos assinantes é o nosso compromisso primordial. Somos uma casa de análise independente formada por profissionais com ampla experiência de mercado.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
error: Este conteúdo é protegido!