fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • NORD Research
  • Finanças: A pessoa física colocou mais dinheiro na Bolsa em março  

Finanças: A pessoa física colocou mais dinheiro na Bolsa em março  

Image

Em mais um dia de alta, a terceira consecutiva, o Ibovespa fechou ontem aos 78.624 pontos, acumulando ganhos de mais de 13 por cento na semana.


Presente de Páscoa  

Em mais um dia de alta, a terceira consecutiva, o Ibovespa fechou ontem aos 78.624 pontos, acumulando ganhos de mais de 13 por cento na semana.

Tanto aqui como no resto do mundo, os mercados foram impulsionados pelo tom da carta do Fed que afirmou que poderá tomar medidas ainda mais intensas de combate aos efeitos do Coronavírus.

As declarações do Trump de que o lockdown pode acabar antes do inicialmente previsto e a desistência de Bernie Sanders pela disputa da presidência dos EUA, também ajudaram para o bom humor das bolsas.

Por fim, parece que finalmente há um consenso entre a OPEP e os russos em cortar a produção de petróleo, decisão que deve ser comunicada hoje, após a reunião que deve acontecer em breve..

O barril de petróleo que no ápice da crise chegou a rondar os 20 dólares, fechou, ontem, cotado a 33,61 dólares, impulsionando as ações da Petrobras em mais de 5 por cento.

O que esperar daqui para frente

Depois de um mês de março tão traumático, o santo até desconfia de uma forte alta como essa. A impressão que dá é que se baixarmos um pouco a guarda, logo logo aparece um Circuit Breaker para dar um corretivo na gente.

Brincadeiras a parte, me parece que o pior já ficou para trás. Isso não quer dizer – QUE FIQUE BEM CLARO – que a bolsa é só para cima daqui para frente. Esse é o tipo de exercício de futurologia que eu tenho certeza que nem eu e nem ninguém consegue fazer.

Mas observando, principalmente, o comportamento do mercado nos últimos dias, me parece que finalmente saímos daquele estágio disfuncional, onde dava para perceber que ainda havia muita desalavancagem, zeragem e trocas indiscriminadas de posições.

No ápice da crise, o sentimento comum é de que ela nunca vai acabar.

Investidores institucionais e estrangeiros, principalmente, preferem zerar suas posições até que haja um sinal mais claro do que pode acontecer, para aí sim voltar a tomar a risco no mercado.

Pouca gente tem a frieza para, em momentos como esse, abrir o modelo financeiro de uma empresa e calcular qual será o impacto de 1 ou 2 trimestres muito fracos no valor da companhia.

Estamos cansados de dizer aqui que o que realmente move o preço das ações no longo prazo são os lucros das companhias. Quando um analista se debruça para analisar uma empresa, ele considera os ativos atuais e os fluxos de caixa futuros, descontados a uma taxa que reflete o custo de oportunidade mais um prêmio de risco.

Usando o mesmo exemplo do Bredda na live de ontem, e sem qualquer viés porque nem nós e nem o Alaska temos Lojas Renner na carteira: será que 1 ou 2 trimestres ruins justificam uma queda de mais de 50 por cento no valor de uma companhia que cresce consistentemente há décadas, com ótimas margens, é referência em gestão e que passada a crise vai voltar normalmente a sua operação?

Nos parece que não.

Aqui na Nord estamos constantemente em contato com a empresas recomendadas, a fim de tentar entender os reais impactos da crise em cada um dos modelos de negócio. Trabalho esse que tem sido compartilhado quase que simultaneamente pelo Bruce, Ricardo e equipes nos canais do Telegram do Anti-Trader,Small CapseDeep Value.

Com alerta de spoiler, eu digo: fazia tempo que não encontrávamos tantas oportunidades de comprar ações de boas empresas a preços tão descontados.

Não sabemos se a recuperação da economia será em U, V ou W. Tampouco sabemos em quanto tempo a bolsa recupera a casa dos 100-120 mil pontos.

Nossa convicção é que quem tiver paciência e disciplina para colecionar ações de boas empresas, será muito bem recompensado no futuro.

Se houve uma coisa que eu aprendi nas últimas crises é que crises passam, e quando a gente olha para trás, tudo parece muito óbvio.

Eu não tenho a menor dúvida que daqui 1, 2 ou 3 anos perceberemos que hoje teria sido um dos melhores momentos para comprar bolsa.

Compartilhei no Twitter uma imagem retirada da carta da gestora Brasil Capital, que acabou rodando bastante o mercado e que corrobora um pouco com esta minha visão.

Educação financeira ou TINA?

Durante as semanas mais caóticas de março havia um número que não saia da minha cabeça: mais de 22 bilhões de reais captados em fundos de ações nos últimos 2 meses.

No meio desse bolo todo, havia muitos investidores dando seus primeiros  passos no mundo de renda variável e logo de cara tomando drawdowns da ordem de 40 por centro.

Eu tinha muita dúvida de qual seria o comportamento deles — e dos investidores mais experientes também.

Os dados mais recentes publicados pela Anbima me deixaram muito mais aliviado. Em março, os fundos de ações apresentaram captação líquida de mais de 9 bilhões de reais.

Conversando com vários gestores de ações, eles me confessaram que o passivo de varejo tem se comportado melhor do que o institucional. As boletas diárias de aplicação reduziram, mas alguns fundos não tiveram um dia sequer de resgates líquidos desde o início da crise.

Dados recentes publicados pela B3 mostram que mesmo após um dos piores meses da história da bolsa, as pessoas físicas aportaram mais de 17 bilhões de reais diretamente na bolsa. Até ontem, o fluxo de pessoa física no mês estava positivo em 2,19 bilhões de reais, acumulando 28,32 bilhões de reais em 2020.

O número de CPFs na bolsa bateu novo recorde: 2,24 milhões registrados.

É interessante notar o fluxo negativo nos fundos de Renda Fixa, com mais de 88 bilhões de reais de resgates nos últimos 12 meses.

Ao meu ver, isso é reflexo do árduo trabalho de educação financeira, capitaneado por gestores, corretores, casas de análises e influenciadores.

Tem um pouco também de falta de alternativa (There is no Alternative  TINA Não existe alternativa). Com juros a 3,75 por cento e com tendência de ir para a casa dos 2 por cento, o investimento em bolsa tem se tornado quase obrigatório, mesmo que representado por uma parcela ainda bastante pequena da carteira do investidor médio.

Educação financeira II

É preciso tirar o chapéu para a quantidade de lives de altíssima qualidade que foram disponibilizadas gratuitamente durante esse período de quarentena. Os destaques para mim foram: XP e BTG, sempre com convidados de altíssimo nível.

No canal da Nord também nos surpreendemos com aumento da audiência nos últimos dias. Além das lives do Youtube, temos feito diariamente um comitê anticrise com assinantes e a interação tem sido surpreendente.

Aproveito para finalizar aqui e deixar o convite para a nossa live mais tradicional, que acontece todas as quintas-feiras, às 16h, e que conta com a presença do Bruce, Marilia, Ricardo e eu.

O tema de hoje não poderia ser outro: A Crise já acabou?

Esperamos vocês lá,

Um abraço,

Em observância ao Artigo 22 da Instrução CVM nº 598/2018, a Nord Research esclarece que oferece produtos contendo recomendações de investimento pautadas por diferentes estratégias e/ou elaborados por diferentes Analistas. Dessa forma, é possível que um mesmo valor mobiliário encontre recomendações distintas em diferentes produtos por nós oferecidos. As indicações do presente Relatório de Análise, portanto, devem ser sempre consideradas no contexto da estratégia que o norteia.

Postado originalmente por: Nord Research