fbpx
Pular para o conteúdo

Finanças: 80 mil pontos e a próxima parada

Image

Quem acompanhou as notícias dos jornais econômicos durante o feriado poderia apostar que ontem teríamos um dia bastante negativo para o mercado local.


Giro das bolsas

Quem acompanhou as notícias dos jornais econômicos durante o feriado poderia apostar que ontem teríamos um dia bastante negativo para o mercado local.

Na terça, sem negócios na bolsa brasileira, o Dow Jones Brazil Titans 20 ADR fechou em baixa de 3,31 por cento, impactado principalmente pelos novos recordes de queda no preço do petróleo. Na mesma toada, as ADRs de Petrobras também apresentaram perdas de mais de 3 por cento.

A abertura do mercado prometia fortes emoções…

Mas essa história de tentar prever o curto prazo é realmente muito ingrata.

Ontem, o preço do petróleo reverteu a tendência e subiu mais de 20 por cento. As bolsas internacionais se valorizaram em quase todas as praças.

Por aqui, o Ibovespa fechou em alta de 2,2 por cento, impulsionado pela forte alta nas ações de varejo, refletindo o anúncio de João Doria e de outros governadores de que há a possibilidade de flexibilização da quarentena a partir do dia 11 de maio.

Os destaques ficaram para BTOW3 +17,15 por cento, VVAR3 +12,29 por cento, LAME4 +9,38 por cento e PCAR3 +8,80 por cento.

Próxima parada

Eu realmente gostaria de ter a capacidade de prever o que vai acontecer com a bolsa no curto prazo.

Se ainda veremos novas mínimas antes de voltarmos para a casa dos 100 mil pontos…

Ou em quantos pontos a bolsa fechará no final do ano.

Imagino que se isso fosse possível, eu traria um conforto emocional muito grande para quem nos acompanha.

Mas dada essa minha incapacidade, prefiro me ater a tentar controlar a única coisa que está em nossas mãos no processo de investimento: o nosso comportamento.

Depois de uma das quedas mais rápidas e vigorosas da história, já voltamos novamente para os 80 mil pontos.

Quem aguentou firme até os 60 mil e não panicou deve estar se sentindo um pouco mais aliviado. Acho que essa é a realidade da maioria daqueles que acompanham a Nord.

Mas diariamente, nós analistas, interagimos como muita gente do mercado, e deu para perceber que durante essa drawdown histórico teve um pouco de tudo.

Teve quem leu bem os sinais, se antecipou ao sell off e conseguiu proteger o patrimônio na queda. Teve quem ficou pessimista aos 70 mil pontos e torce diariamente para que novas correções aconteçam. Teve também quem disse que acertou todos os topos e fundos, operou o mercado como um mágico (desconfie desse personagem).

É verdade que o passado recente nos trouxe várias lições.

Os poucos mais de 70 dias úteis do ano promoveram mais de 70 alterações na composição do seu patrimônio pessoal.

Se por acaso você teve o "cuidado" de checar sua carteira em todos esses dias, foram mais 70 impactos emocionais sobre a sua estratégia como investidor.

Para os investidores mais experientes, imagino que é possível encontrar posições ganhadoras nas carteiras e que foram garimpadas há mais tempo.

Mas para a maioria dos investidores pessoa física — as centenas de milhares que começaram a investir na bolsa nos últimos 12 a 24 meses —, certamente suas carteiras carregam posições perdedoras.

Umas mais, outras um pouco menos. Depois de uma queda como essa, é de se esperar que haja um pouco de tudo.

Mas é justamente aí que eu penso que mora um dos grandes perigos.

É natural do ser humano pegar amor por uma posição vencedora — ou, tanto pior, se agarrar desesperadamente a uma aposta perdedora…

Segurar uma posição ruim, esperando que ela volte pelo menos até o 0x0, pois não quer "realizar o prejuízo".

Em investimentos, o que importa é sempre daqui para frente.

Se você pudesse apagar todo o histórico recente, e fazer com que toda a sua carteira virasse dinheiro hoje, o que você compraria novamente?

Essa é a pergunta que o gestores profissionais se fazem todos os dias ao gerir dezenas de bilhões de reais.

Mas e você? Qual seria sua alocação em renda fixa, em fundos e ações se, ao abrir o home broker hoje, todos os seus investimentos estivessem como dinheiro na conta corrente?

Será que a sua carteira atual está verdadeiramente pronta para o novo cenário?

Imersão

É incalculável o número de pessoas que mandam mensagens do tipo:

"Tenho xxx reais, que hoje estão alocados assim… vocês acham que precisa mudar alguma coisa?"

É impossível responder sem conhecer todos os aspectos envolvidos.

Por isso, depois de ouvir centenas de assinantes em seus canais de contato, a Nord desenvolveu uma solução ideal para você entender de forma definitiva como montar a SUA carteira.

O que vamos propor é que você participe de uma imersão de apenas um mês para se qualificar e ser capaz de montar a carteira perfeita para si mesmo.

Uma carteira em que você entende exatamente a razão de estar colocando cada fatia do seu dinheiro em cada classe de ativo.

Usaremos o Telegram, com áudios e conteúdos diretos todos os dias. Um tópico por dia.

Contato direto conosco para tirar dúvidas à medida que a Imersão for avançando.

O projeto é de autoria e responsabilidade da Marilia Fontes. É ela que terá mais contato com você. Mas eu e toda a equipe de análise da Nord também participaremos do projeto.

Cada um trazendo os insights da sua área de atuação, completando todas as classes de ativos que você precisa dominar.

Tudo direto no seu celular.

Não existem portfólios iguais, pois não existem pessoas iguais.

E com a carteira ideal, você estará preparado para passar pelos próximos solavancos, aproveitar períodos de alta e se proteger nos períodos de baixa.

A Imersão de 30 dias para você montar a sua carteira ideal será oferecida para todos os assinantes do combo Nord Advisor (sem qualquer custo adicional para quem já assina).

Esse pacote tem as 3 séries essenciais: O Investidor de Valor, Nord Dividendos e Nord Fundos (que formam o Nord Combo Essencial) e o Renda Fixa PRO.

Quem já é assinante não precisa fazer nada. O conteúdo vai chegar no Telegram do Renda Fixa PRO, que é comandado pela Marilia.

Se você ainda ainda não é, esta é uma boa oportunidade de preparar a sua carteira para o novo cenário. Neste link[a] você encontra mais informações sobre o projeto.

Em investimentos, o que importa é sempre daqui para frente.

Se você puder participar, acredito que será um divisor de águas na forma como você pensa seu portfólio.

Será um aprendizado para a vida toda. Gostaria de ver você fazendo parte disto.

Um abraço,

Em observância ao Artigo 22 da Instrução CVM nº 598/2018, a Nord Research esclarece que oferece produtos contendo recomendações de investimento pautadas por diferentes estratégias e/ou elaborados por diferentes Analistas. Dessa forma, é possível que um mesmo valor mobiliário encontre recomendações distintas em diferentes produtos por nós oferecidos. As indicações do presente Relatório de Análise, portanto, devem ser sempre consideradas no contexto da estratégia que o norteia.

[a]SL da Imersão Advisor

Postado originalmente por: Nord Research