Publicidade

Marketing 360

Número de seguidores no Instagram é sinal de sucesso?

Postado em 03/08/2021 15:44

Por Ricardo Nogueira

Apesar de não ser a métrica mais importante, a grande maioria das pessoas/marcas que têm contas no Instagram fica todo o tempo “medindo” a quantidade de seguidores como se (só) isso fosse indício de sucesso! Em primeiro lugar, é importante entender que número de seguidores não é o principal fator de sucesso de um perfil no Instagram. Em segundo, devemos lembrar que o que determina o “sucesso” de um perfil no Instagram é o cumprimento do objetivo pelo qual ele foi criado.

 

Advertisement

Assim, se uma conta foi criada para incrementar as vendas de uma marca, por exemplo, e esse resultado tem chegado, ele pode ser considerado um perfil de sucesso, independente do número de seguidores. Agora, por outro lado, se um profissional liberal cria um perfil para ter mais “autoridade digital” e, mesmo com um grande número de seguidores, não consegue influenciá-los nem obter resultados consistentes em suas publicações, temos aqui um claro exemplo de perfil malsucedido.

 

Nem sempre é fácil entender: em tese, um perfil com muitos seguidores deveria significar uma conta bem-sucedida, com conteúdos bem produzidos e relevantes. Mas, na prática, não é assim que acontece. O que faz um conteúdo (e, por consequência, um perfil) viralizar não necessariamente está ligado à qualidade de informação. Pode ser um vídeo engraçado, uma dancinha curiosa, uma curiosidade qualquer. E a partir desse conteúdo que viraliza vários seguidores passam a acompanhar aquele perfil.

 

Por outro lado, pode ser que uma pessoa dedique bastante tempo para produzir conteúdos informativos e de qualidade para sua marca, e mesmo assim o número de seguidores não cresce. Isso é mais comum do que se possa imaginar!

 

Por isso, devemos entender que nem sempre ter muitos seguidores no Instagram é sinal de trabalho bem-feito e vice-versa. Pode ser que seu conteúdo seja excelente e, mesmo assim, seu número de seguidores está estagnado. Não adianta: para crescer o número de seguidores tem que entregar o tipo de conteúdo que o Instagram privilegia (e não necessariamente inclui qualidade nesse quesito) com uma frequência alta e sempre atento às novidades. Atualmente, conteúdos em vídeo têm uma entrega orgânica bem maior que fotos e imagens estáticas. Logo, investir em vídeos (especialmente no Reels) é uma boa forma de buscar esse crescimento,

 

Mas lembre-se: não é o número de seguidores, curtidas e comentários que determina ou não o sucesso de um perfil. Mais vale ter 100 seguidores clientes do que 10.000 que não vão comprar nada do que você vende, nem interagir com o que você publica.

Publicidade
Veja também
Publicidade

Noticias relevantes:

<
Comentários *Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem. comentarios
Autor do blog: Marketing 360
Todas as terças conteúdo exclusivo com tendências, dados e informações sobre o mundo da Comunicação e Marketing. Por Marina Alves e Ricardo Nogueira, da Ampla 360. Siga também nas redes sociais: @ampla360
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
error: Este conteúdo é protegido!