Quem é da comunicação sabe que o maior concorrente do publicitário é o sobrinho. A alcunha já é conhecida entre os profissionais constantemente trocados por funcionários da empresa acumulando a tarefa ou por qualquer pessoa que faça mais barato.
Dá certo? Em até certo ponto pode até dar. Mas não sai de um limite. O profissional de comunicação constantemente estuda novas maneiras de chamar a atenção do seu cliente. Procura novas plataformas, soluções e linguagens que vão fazer com que a sua mensagem chegue a quem precisa. Quando a sua empresa subestima esse profissional o risco da estagnação é enorme.
Quando se definem as prioridades de investimento nos setores de uma empresa, normalmente a comunicação fica em segundo plano. No mercado é comum encontrar vagas com exigências enormes e salários baixos. Mas é nítido quando o caminho inverso é traçado: pense nas marcas de maior relevância que você lembra. Elas investem pesado em mídia.
E não necessariamente investem mais porque têm mais dinheiro. Elas investem porque sabem que é preciso sempre aparecer. Os consumidores estão cada vez mais desapegados de marcas e abertos para novas experiências. A concorrência foi ampliada com a chegada da internet. Como sobreviver nesse mundo? Usando e abusando da criatividade para cativar clientes e potenciais compradores. Quem tem o talento de fazer isso é o seu departamento de marketing.
Marketing, publicidade, comunicação não são tarefas para um estagiário, sobrinho, ou para o funcionário de outro setor que acumula a função. Tenha sempre com você um profissional especializado, seja ele funcionário da empresa, terceirizado, agência. Converse sempre sobre o tema. Invista em tempo e energia gastos nesse processo.
Os resultados desse investimento acontecem em diferentes níveis, consistente e constantemente. Aposte sem medo de perder!