Publicidade

Blog do João Cenzi

O QUE É E PARA QUE SERVE PESQUISA DE POTENCIAL ELEITORAL

Postado em 13/02/2020 16:11

O amigo Bob Clementino me sugeriu que fizesse uma pesquisa, a custo reduzido, avaliando todos os possíveis candidatos a prefeito de Divinópolis e rateasse seu custo entre várias pessoas. Achei a ideia dele interessante e me dispus a realizá-la, mesmo que não fosse possível sua divulgação na imprensa, pois ela não seria registrada no TSE.

 

Fiz, então, contato com vários amigos no intuito de juntar 14 pessoas que tivessem interesse no assunto, assim, mesmo não sendo publicada, a pesquisa poderia contribuir para intensificar um debate por propostas de gestão e alternativas de administração da cidade, pois, pelo menos, os 14 encomendantes teriam essas informações.

 

Muitos se mostraram interessados e acredito que, logo após o Carnaval, a pesquisa estará nas ruas buscando opiniões. No entanto, deparei com alguns comentários do tipo: “Pesquisa agora? Não vale nada. A gente sequer sabe quem realmente será candidato!“.

 

E, pensando nas pesquisas que normalmente são publicadas, essas pessoas realmente têm razão. Uma pesquisa de intenção de voto nesse momento do calendário eleitoral realmente seria de pouca validade.

 

Entretanto, existem várias formas de se fazer pesquisas, basta então, que saibamos avaliar corretamente o momento e disparar um estudo apropriado às circunstâncias. Por exemplo, agora seria um ótimo momento para fazer uma pesquisa que tivesse por objetivo descortinar as tendências do eleitorado, ou então uma que aferisse o potencial eleitoral de vários possíveis candidatos.

 

Por sinal, minha intenção era exatamente disparar uma pesquisa de potencial eleitoral, seguindo a sugestão do Bob.

 

Mas, afinal, o que vem a ser uma pesquisa de potencial eleitoral e para quê ela serve?

 

Geralmente, nesse momento do calendário eleitoral, os partidos, coligações ou grupos políticos ainda não possuem um nome certo para ser lançado como candidato. São poucas as exceções, mas a regra geral é que existam vários nomes potencialmente viáveis a disputar o pleito, mas muita costura precisa ser feita, junto com muita análise política, para que o grupo possa escolher, dentre todos, o que melhor terá condições de ser vitorioso.

 

Uma simples pesquisa com objetivo de intenção de voto é bastante útil principalmente na metade final do período oficial de campanha, quando todos os candidatos já são identificados e já tiveram chances de apresentar suas propostas, mas o momento atual é outro.

 

Uma pesquisa de potencial eleitoral avalia uma série de fatores que podem indicar a força politico-eleitoral de cada uma dos muitos possíveis candidatos, tais como, grau de conhecimento de cada um pelo eleitorado, possibilidade individual de voto em cada um deles, imagem pública de cada um, aprovação do atual prefeito e de sua administração, rejeição aos possíveis candidatos, posicionamento situação-oposição de cada um em relação ao atual prefeito, e vários outros fatores.

 

Todos esses resultados alimentam um modelo estatístico especialmente desenvolvido para fazer uma projeção da possibilidade de crescimento de cada possível candidato durante uma campanha política. Em política, nada tem garantia, porém esses números são bastante válidos para que possamos ter uma antevisão do desempenho eleitoral de cada um dos possíveis postulantes ao cargo.

Deu pra sentir a diferença entre uma pesquisa com um objetivo claro, aplicada no momento correto, e aquelas que são publicadas mostrando apenas a intenção de voto, algumas vezes anos antes do pleito?

 

Se você desejar conhecer um pouco melhor o conteúdo de um relatório de resultados de uma pesquisa de potencial eleitoral, acesse e assista ao vídeo contido na página www.censuk.com.br/pot-eleitoral.html

Publicidade
Veja também
Publicidade
Noticias relevantes:
<
Comentários *Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem. comentarios
Autor do blog: João Batista Cenzi

Blog do João Batista Cenzi. Analista político, administrador de empresas e, atualmente, diretor do Instituto de Pesquisas Censuk, João Cenzi é nome presente, há anos, como comentarista político na TV Candidés. No Portal MPA, o Blog do João Cenzi traz as análises pontuais sobre a política brasileira. Sempre com seus traços marcantes: objetividade e sinceridade. Nascido em São João da Vista-SP, Cenzi tornou-se divinopolitano de coração desde a década de 70, pois aqui no Centro-Oeste foi onde constituiu lar, família e empresa. Sua presença também é rotineira nas ondas da Minas FM 104,1.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
error: Este conteúdo é protegido!