Publicidade

Infraestruturando

Blog do Will Bueno: Planejamento em primeiro lugar

Postado em 27/01/2021 8:49

Não construiremos uma casa começando de cima pra baixo

O deputado Zé Politiqueiro está prestes a se candidatar. Ao invés de Zé realizar uma campanha que garanta boas mudanças para o povo, ele prefere pegar uma emenda de um milhão de reais e distribuir diversas migalhas desse dinheiro para diversas obras de um município. Acredito que você esteja se perguntando: “Uai, mas isso não é bom?”… Lamento lhe responder, mas a resposta é: Não! O deputado fez isso apenas para dizer que ele trabalhou pela sua região e, assim, garantir votos para se reeleger, mesmo que essa atitude seja totalmente irresponsável, sem planejamento e prejudicial para o município.

Veja as consequências disso: Para segurar a emenda, o município precisa desenvolver, às pressas, diversos projetos para encaixá-la nas obras da cidade. Daí, vem o primeiro problema. Na maioria das vezes, não é possível realizar uma reforma completa e bem feita, pois o dinheiro dado não foi planejado para cobrir todos os gastos necessários. É como se estivéssemos tentando construir uma casa de cima para baixo. Simplesmente não funciona! Com isso, a secretaria de obras do município recebe a fama de órgão incompetente e que não sabe aproveitar a verba que recebe. 

Advertisement

Infelizmente, esse é um exemplo do que acontece, diariamente, não só em Divinópolis, mas na grande maioria dos municípios brasileiros. Obras públicas, sejam elas quais forem, exigem preparação antes da aplicação de recursos. O primeiro passo é separar verbas para o projeto e, depois, para a obra. Fazendo assim, temos tempo para desenvolvermos um projeto completo, mais abrangente e que pode ser quebrado em etapas de execução à medida que captamos recursos. 

Quer um bom exemplo? O projeto da via de acesso à Cruz de Todos os Povos. O recurso dessa obra veio, primeiramente, para o projeto. Assim, é possível estudar melhor a obra e  identificar o valor exato de quanto vai custar. Depois do projeto pronto — que será feito com qualidade — iremos, então, atrás dos recursos. Projeto bem feito, obra bem feita! Resultado disso? Muitos políticos vão querer assinar essa construção, o que vai facilitar a captação de recursos. E não só isso! A iniciativa privada também terá interesse em fazer parte dessa parceria de negócios em prol das melhorias do município.

É essencial compreendermos que a primeira etapa de toda obra é, primeiramente, investir no projeto e, depois, ir atrás dos recursos. O contrário disso simplesmente não funciona! Essa é a consciência que a nova Secretaria de Obras e Planejamento já está trazendo para a cidade de Divinópolis.

Publicidade
Veja também
Publicidade

Noticias relevantes:

<
Comentários *Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem. comentarios
Autor do blog: Will Bueno
Olá! Sou o Will Bueno. Engenheiro (UFMG), Mestre em Administração Pública pela Universidade de Columbia (Nova Iorque, EUA), servidor federal (efetivo) do Ministério da Economia e, atualmente, Secretário da pasta de Obras e Planejamentos do município de Divinópolis (MG). Como especialista em infraestrutura, já trabalhei no gabinete da Presidência da República e, também, criei projetos na área. Por falar em projetos, fundei o "Infra2038" e o "Divina Cidade" para melhorar a qualidade de vida de diversas pessoas pelo Brasil e principalmente aqui em Divinópolis. Além disso, faço parte do Movimento Agora: uma instituição que reúne profissionais técnicos extremamente comprometidos com as políticas públicas mais relevantes do país. Neste blog, vou abordar sobre temas relacionados à Infraestrutura (a níveis, municipais, estaduais, nacionais e internacionais) de uma maneira inovadora e transformadora.
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
error: Este conteúdo é protegido!