Publicidade

Infraestruturando

A vida para, enquanto os vagões passam…

Postado em 26/02/2021 15:55

Renovação antecipada do contrato de concessão da FCA é oportunidade única para Divinópolis receber investimentos do Governo Federal. Com isso, a cidade tem a possibilidade de realizar obras e sanar inúmeros conflitos urbanos, que dificultam o desenvolvimento da cidade, causados pela ferrovia.

Quem não gostaria de ser herdeiro(a) de uma grande fortuna, não é verdade? Seria bom demais, né? Pagar umas continhas… resolver uns problemas. Aliás, falando em resolver problemas, você sabia que finalmente Divinópolis-MG está próximo de sanar algumas questões que atrapalham o desenvolvimento do município? Bom, nesse caso, estamos falando dos conflitos urbanos causados pela Ferrovia Centro-Atlântica (FCA).

Ao contrário do que muitos pensam, vamos ressaltar aqui que o foco não é tirar, de uma vez por todas, a ferrovia da cidade… Longe disso! A FCA é a maior malha ferroviária do Brasil e ela possui extrema importância quando o assunto é sobre o sistema ferroviário. Entretanto, várias cidades pelo país estão passando por diversos problemas em relação aos conflitos urbanos causados pela atuação da ferrovia em locais que atrapalham a mobilidade.

Advertisement

Apesar de tudo isso… A boa notícia é: Divinópolis não é herdeira de uma grande fortuna, mas está na terceira posição de cidades brasileiras que devem receber investimentos (provindos da FCA) para resolver esses problemas de conflitos urbanos. Sim, isso é muito bom, porque já é um começo. Porém, ainda não é o suficiente. Por não está em primeiro na lista de prioridades, pode demorar bastante tempo até o município finalmente resolver esses impasses.

Mas, acalme-se! Nem tudo está perdido. A Secretaria de Obras e Planejamento de Divinópolis está trabalhando, a todo vapor, para solucionar esses contratempos em um período que não seja tão longo. Como estamos fazendo isso? Uai, simplesmente mostrando nossas urgências por meio de documentos e registros oficiais. Com isso, provaremos que Divinópolis precisa receber os investimentos o mais rápido possível, pois é uma cidade referência na região e possui um vasto número de pessoas que utilizam as vias públicas.

O primeiro passo já foi dado graças à renovação antecipada do contrato de concessão da FCA. Depois de uma audiência pública, ocorrida no início do ano, a empresa fará um investimento de, aproximadamente, 3 bilhões de reais. Isso mesmo… 3 BILHÕES!  Esse dinheiro será uma grande oportunidade para Divinópolis resolver grande parte dos conflitos de mobilidade urbana espalhados pelo município. Assim, quando os vagões do trem percorrerem a cidade, diversas pessoas não se atrasarão para o trabalho e casos como o da Dona Luciana, que o filho sofreu um acidente no pé e demorou a chegar ao hospital por ter que parar para o trem passar, não serão mais frequentes.

 

Publicidade
Veja também
Publicidade

Noticias relevantes:

<
Comentários *Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem. comentarios
Autor do blog: Will Bueno
Olá! Sou o Will Bueno. Engenheiro (UFMG), Mestre em Administração Pública pela Universidade de Columbia (Nova Iorque, EUA), servidor federal (efetivo) do Ministério da Economia e, atualmente, Secretário da pasta de Obras e Planejamentos do município de Divinópolis (MG). Como especialista em infraestrutura, já trabalhei no gabinete da Presidência da República e, também, criei projetos na área. Por falar em projetos, fundei o "Infra2038" e o "Divina Cidade" para melhorar a qualidade de vida de diversas pessoas pelo Brasil e principalmente aqui em Divinópolis. Além disso, faço parte do Movimento Agora: uma instituição que reúne profissionais técnicos extremamente comprometidos com as políticas públicas mais relevantes do país. Neste blog, vou abordar sobre temas relacionados à Infraestrutura (a níveis, municipais, estaduais, nacionais e internacionais) de uma maneira inovadora e transformadora.
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
error: Este conteúdo é protegido!