fbpx
Pular para o conteúdo

Pets e saúde mental = ?

Image

Ah, como falar de saúde mental e não lembrar dos nossos amados bichinhos de estimação! Eles que estiveram conosco durante esse período turbulento e deixaram nossa vida bem mais leve. Quantas pessoas conhecemos que têm um pet em casa (às vezes, nós mesmos) e com a companhia deles pôde encontrar um alento, uma diversão, uma distração. Uma fonte de amor infinito! Dessa forma, muitos descobriram seu amor por eles durante a quarentena. Adotaram como um amigo para dividir a casa, o sofá, a cama, a comida e, quando perceberam, já não era mais os donos da casa, e sim o novo habitante!

Tutores de animais, sejam eles cachorros, gatos, aves, roedores ou qualquer outra espécie, passaram a conviver mais com eles durante a quarentena e tenho certeza de que ambos ficaram muito felizes com essa presença! Os benefícios de ter um pet, no entanto, vão muito além dos que descobrimos durante a quarentena: já haviam estudos comprovando – independente da espécie. Sendo assim, a relação de carinho com os animais estimula a produção do neurotransmissor serotonina, que pode afetar a presença de sintomas de ansiedade e depressão, quando em baixas quantidades.

No meu caso, o tratamento tomou outros rumos quando pude conviver todos os dias com meus pequenos. Ainda mais com meus níveis de humor melhorando significativamente, as crises de choro e ansiedade diminuíram e até a qualidade do meu sono foi positivamente afetada. Muitas foram as vezes que recorri à presença deles para aliviar o aperto no meu peito e me acalmar. Até achei que eles entendiam o que eu estava passando, porque permaneciam comigo até passar e, às vezes, até cantavam para me alegrar. Além disso, havia sempre o senso de responsabilidade de levantar da cama e cuidar deles, o que foi um incentivo nos meus momentos mais difíceis.

Independente da espécie, o carinho desses bichinhos traz conforto, paz e esperança. Se você gosta de pets, tem condições de mantê-lo com uma vida saudável, sofre com transtornos mentais e nunca parou para pensar no assunto, talvez essa seja uma possibilidade a ser analisada! Quem sabe o seu amiguinho animal pode te ajudar no tratamento?