fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Saúde
  • A importância do apoio para a saúde mental

A importância do apoio para a saúde mental

Image

Começar um tratamento, independente de qual tipo, pode ser assustador. Pode trazer medo, insegurança, incerteza e angústia. Com a saúde mental, não é diferente. Além disso, por ser um assunto considerado tabu, a dificuldade aumenta consideravelmente. Tomar remédios controlados, visitar um psiquiatra e fazer terapia não são situações que qualquer pessoa entende tranquilamente. É necessário coragem para expor sua situação e para confiar que quem está ouvindo será capaz de lidar bem com o assunto, incluindo os altos e baixos com o passar do tempo.

Muitas vezes, a nossa mente tenta nos convencer de que estamos sozinhos, de que somos um fardo e que ninguém entende o que se passa. Nesses momentos, é muito importante ter alguém por perto (seja pessoalmente, por chamada ou por mensagem) para lembrar de que isso é temporário. Seja um familiar, um amigo, um médico ou um psicólogo. São essas pessoas que nos trazem de volta à realidade, que nos mostram que isso é coisa da nossa cabeça e que tudo vai ficar bem. Me lembro de quando decidi ir ao psiquiatra, mas estava com muito medo de ir sozinha. Nunca havia passado por isso, então conversei com meu pai e pedi minha irmã e minha amiga de infância para me acompanharem depois da consulta. Eles me deram toda a força e suporte que eu precisava, me explicaram como era a consulta e, no final, foi tudo muito tranquilo. Até mesmo o diagnóstico de depressão ficou menos assustador tendo pessoas que se importavam comigo e que me ajudariam a superar as dificuldades.

Pessoas que falam sobre saúde mental também me ajudam muito, porque compartilhamos experiências nas sessões de terapia, efeitos dos medicamentos e gatilhos para crises de ansiedade. Por vivenciar essas situações todos os dias, quem tem problemas com ansiedade e depressão (no meu caso) tende a entender e ajudar mais. Quando compartilhamos nossas inseguranças, nossos medos e nossos sentimentos e percebemos que isso é normal, tudo fica mais leve. Nas redes sociais, existem perfis que tratam o assunto saúde mental de forma responsável, como perfis de mensagens com seguidores compartilhando também suas experiências e profissionais de saúde mental que compartilham dicas e conselhos (é importante filtrar esses perfis).

Se você conhece alguém passando por dificuldades, não deixe de perguntar como essa pessoa está, como você pode ajudar e de dar força e apoio, especialmente para procurar ajuda profissional. Se você está passando por dificuldades, você não está sozinho! O Projeto Você Importa e o CVV estão sempre disponíveis através das redes sociais e dos sites. O sofrimento é muito difícil, mas não é eterno, procure ajuda!