fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Saúde
  • Como os estudos podem afetar nossa saúde mental

Como os estudos podem afetar nossa saúde mental

Image

Passamos um período muito grande das nossas vidas estudando – há quem diga que estudaremos a vida inteira. Dentre os mais jovens, há aqueles que conhecem apenas os estudos, que não adentraram no mercado de trabalho ainda. Carregamos conosco muitas cobranças em relação ao tema: vestibulares, Enem, processos seletivos de estágios, de empregos e de pós-graduações, mestrados e doutorados. Muita gente já ouviu aquela frase: “mas você só estuda?”, como se estudar já não fosse suficiente para causar um cansaço mental gigantesco.

A pressão imposta por nós mesmos para passar nas seleções pode ter impactos gigantes na saúde mental. A preparação para provas se baseia em estudar, estudar e estudar. E justamente por “só” estudar, podemos perder a percepção de quando é a hora de parar. Nenhuma mente se mantém saudável para absorver conhecimento sem ter um momento de descanso, de descontração e de relaxamento. Fazer atividades prazerosas torna-se tão importante quanto o estudo e muitas pessoas entendem como se fosse uma perda do tempo que poderia ser usado para… estudar.

Me lembro de quando a minha ansiedade atrapalhou minha rotina de estudos pela primeira vez. Na época, não percebi que era um sintoma da minha ansiedade por estar relacionado a uma doença física, mas hoje vejo que era um forte indício. Enquanto estava me preparando para o processo seletivo do ensino médio do Cefet e com uma carga imensa da escola, precisei ir ao hospital para tratar de bolhas nos pés, que vieram após um período de muito stress. Por ficar internada, não consegui manter a minha rotina e fui obrigada a dar aquela pausa que eu tanto evitei. Descobri então que essas bolhas, provenientes da disidrose, foram causadas pela ansiedade e pela falta de alguma válvula de escape que me fizesse relaxar.

Tá tudo bem tirar um tempo pra descansar, pra aliviar as tensões do dia-a-dia e pra deixar a cabeça absorver a quantidade de informações que ela recebeu durante os estudos. É importantíssimo usar as válvulas de escape, sejam elas quais forem. Afinal de contas, nenhuma mente consegue se manter produtiva e acelerada todos os dias do mês, do ano ou da vida.