fbpx
Pular para o conteúdo

Ahh Senhora Coragem

Image
A Violência Contra As Mulheres Domesticado Abuso

E vamos embalando para guardar mais um ano em nossas histórias. E que ano. Dois mil e vinte, um ano pra assentar em nossas memórias com momentos de  inseguranças, medos, incertezas, lutos sociais e pessoais, fobias generalizadas, máscaras psico emocionais caindo e as físicas sendo desesperadamente compradas. E para quem reclamou tanto de 2019, não sabia o que viria pela frente.

E, em meio a tantos episódios marcantes esse ano; entre os mais épicos a Epidemia do COVID-19, quero falar sobre a Coragem. Coragem. Substantivo Feminino (só poderia ser?) 1- Firmeza de espírito para enfrentar situação emocional ou moralmente difícil. 2- Moral forte perante o perigo, os riscos, bravura, intrepidez.

Coragem. Uma dama elegante e valente, que nos foi apresentada em uma ante sala de bloco cirúrgico, em um espirro,  um saguão de aeroporto e em uma fila de supermercado. Que nos fez reaprender o básico, como lavar as mãos e respeitar o espaço alheio. E que nos envolveu a todos, num surpreendente ato de bravura para lidar com nossas fragilidades, quando fez do todo um só, em risco eminente.

Um ano que não só aproximou como prendeu mulheres vítimas de violência doméstica com seus agressores, em uma mesma jaula, até então chamada de casa (ou lar?). Em um “isolamento social” que nos obrigou a desenvolver, conhecer e tornar-se amiga íntima dela. A senhora dama Coragem. Coragem de olhar para as nossas dores, lamber as feridas e curar nossa história.

Denunciar agressores, pedófilos, abusadores, narcisistas e homens muitas vezes tão vítimas quanto as próprias presas deles, tem sido um exercício cada dia mais urgente, para sairmos da inércia psicológica e do sedentarismo emocional. Sobrevivendo! Vi meninas mulheres tornarem-se gigantes, enfrentando seus pavorosos agressores. Vi mulheres jovens encurraladas por animais (até então tidos como racionais escondidos em togas) mostrando suas caras odiosas por baixo de suas covardes máscaras,  em atos jurídicos virtuais.

Assisti a muitas se surpreendendo com sua força para  denunciar abusos e agressões e vi mulheres dando banho de integridade, inteligência e capacidade política. Vi mulheres se unindo por outras mulheres e outras tantas se superando para entender o “novo normal”. Mulheres tomando doses diárias de Coragem para enfrentar uma onda gigante de incertezas, sem poder contar com apoio de ninguém, muito menos de homens razoavelmente sãos. Se reinventando em suas profissões outras tantas se descobrindo em outras. Artistas saírem de cena e encararem assédios reais.

Vi mulheres se destacando, se cuidando, se dedicando e se superando. Fui testemunha de um movimento em busca na não aceitação de rótulos, abusos, humilhações, agressões, coações, chantagens, ameaças. Vi mulheres tomando posse do feminino. Ahh Senhora Coragem, eu adorei nossa intimidade e espero caminharmos cada dia mais juntas porque 2021 começa dia  1º de janeiro, apenas seguindo 31 de dezembro.

Que a senhora esteja presente não só em nossos desafios diários, mas em nossas relações familiares, amorosas, profissionais e principalmente em nossos movimentos de olhar cada vez mais para nosso mundo interno. Anelo um ano cheio da sua presença, sua força e seus melhores amigos. Ouvi dizer que quem tem a senhora, nunca fica sem resiliência, valentia e dignidade. Basta saber desfrutar sabiamente de sua  companhia.

Sigamos juntas. Todos os dias, por favor.

Texto: Telma Rodrigues- Advogada e Coordenadora Jurídica da Associação Meu Amar