Blog do Evandro Araújo

Conheça o Rio Itapecerica do alto

Postado em 22/10/2019 8:47

O Itapecerica é um rio  que nasce no morro do Calado, município de Itapecerica, Minas Gerais.

O primeiro nome que recebe é de Ribeirão Vermelho e na junção entre os ribeirões Gama e Santo Antônio, passa a ser conhecido por Rio Itapecerica. Ganha mais abaixo, já próximo de Divinópolis, o reforço do Boa Vista, vindo de Oliveira e Carmo da Mata.

Corre por 29 km, metade disso cortando toda a área urbana de Divinópolis. Seus principais afluentes são: Córrego Buriti, Córrego do Paiol, Córrego do Nenêm, Córrego Catalão.

Após deslizar por parte do Oeste de Minas, o Itapecerica deságua no rio Pará, no local conhecido como Cachoeira do Caixão, logo depois do Bairro Candelária. Quero, então, convidá-los para sobrevoar esse trajeto feito pelo rio em Divinópolis, começando do encontro do Itapecerica com o Boa Vista, próximo à BR 494, na comunidade de Ponte de Ferro.

Veja também
Comentários *Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem. comentarios
Autor do blog: Evandro Araujo

Jornalista, apresentador de TV e radialista, Evandro Araújo é um cronista do cotidiano. Seus textos têm como característica a ‘missão de contar histórias’. Ao longo dos anos, estabeleceu um valioso arquivo dos nossos personagens e de curiosidades sobre Divinópolis. E é justamente um pouco desse acervo que você encontrará nesse blog.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
error: Este conteúdo é protegido!