Publicidade

Blog do Will Bueno: Alvo na Mira

Postado em 08/02/2021 17:49

Sem projeto, não tem verba. Sem verba, não tem obra.

Há diversos problemas no bairro de Sidneia e a falta de calçamento em algumas ruas é um deles. Entretanto, há um dilema maior ainda: o bairro não possui iluminação pública em nenhum local. É isso mesmo! Para saírem de casa, durante a noite, Sidneia e seus vizinhos precisam de velas, lanternas e, na maioria das vezes, muitos preferem nem sair. Infelizmente, essa situação é um reflexo de quando um município trabalha de forma desorganizada e sem planejamento.

Para uma cidade se desenvolver e conseguir solucionar os problemas existentes é essencial que ela priorize as demandas mais relevantes, ou seja, aquelas que atendem a um maior número de pessoas. Esse deve ser o alvo no qual devemos mirar. Isso significa que as outras questões do município serão deixadas de lado? Não! Significa que fazer um levantamento das prioridades é o ponto de partida para possibilitar a realização das outras obras.

Advertisement

É importante ressaltar que a gestão do município deve ser competente e estabelecer um projeto básico eficaz. O projeto básico é um planejamento prévio que garante a aquisição dos recursos necessários para solucionar as demandas de uma cidade. Dentro dele, há toda uma concepção arquitetônica capaz de estipular os reais valores de cada obra e, também, apresenta quais problemas serão resolvidos a partir de sua concretização. Com esse planejamento em mãos, a prefeitura, com a ajuda dos vereadores, tem grandes chances de conseguir verbas para as obras, pois os parlamentares obtêm mais confiança para investirem na execução do projeto.

Quando o trabalho é feito de maneira organizada, aumentam-se as chances de conseguir grandes investimentos capazes de efetuarem uma obra do início ao fim (e não deixá-la pela metade por falta de verbas para continuar). Por isso, a importância de cadastrar todas as necessidades de obras e de construir o “banco de projetos” do município. Por meio de planejamento prévio, o município vai adquirir as verbas e, com as verbas, vai executar as obras. Assim, pessoas como Sidneia e seus vizinhos, poderão viver sem sofrimento e com mais dignidade.

Comente! *Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Publicidade
Veja também
Publicidade
Publicidade
Publicidade
plataforma ead
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
error: Este conteúdo é protegido!