fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Blog do Leo Lasmar
  • Blog do Leo Lasmar – Os “Negros Maravilhosos” do futebol merecem todo o respeito. Sem eles o futebol no existiria!

Blog do Leo Lasmar – Os “Negros Maravilhosos” do futebol merecem todo o respeito. Sem eles o futebol no existiria!

No mês da consciência negra, o futebol brasileiro deu mais uma demonstração de que o racismo está longe de ser um problema superado. Isso porque o Observatório da Discriminação Racial no Futebol divulgou uma parcial do relatório que mensura a incidência de casos racistas no futebol brasileiro e o número aponta para um recorde em 2019, em relação aos levantamentos dos cinco anos anteriores: são 53 casos envolvendo clubes do futebol nacional, sendo 47 em campeonatos nacionais e seis em torneios organizados pela Conmebol. Em 2018, ano que detinha a pior marca até então, ocorreram 44 casos.

O relatório também aborda 13 casos envolvendo atletas brasileiros que atuam no exterior. Dentre eles, o atacante Taison do Shaktar Donestk, que além de sofrer ofensas durante o jogo contra o Dínamo de Kiev, foi expliso ao reagir e acabou sendo punido com um jogo de suspensão.

“A gente está com 53 casos, é um número de casos muito maior. Acho que tem a questão do aumento das denúncias, mas também há uma piora no comportamento das pessoas. Estão se sentindo mais livres para fazer esse tipo de ação” – disse Marcelo Carvalho, pesquisador e fundador do Observatório da Discriminação Racial no Futebol.

 O cenário anual é um reflexo do panorama apresentado, onde 48,1% dos técnicos e atletas negros, das séries A, B e C afirmaram ter sido vitima e racismo. Segundo o relato dos jogadores, há casos de injúrias raciais em 14 estados, espalhados pelas cinco regiões do país.

O panorama preocupa clubes e CBF que, desde a paralisação para a Copa América, em junho deste ano, adotou um protocolo que prevê punições às entidades, em caso de atos discriminatórios nos estádios. na última rodada da série A, os times chegaram a entrar para o jogos com camisas estampando campanhas contra o racismo. Uma ação em homenagem ao mês da consciência negra.

Temos que dar um basta! Somos todos iguais e temos o mesmo sangue vermelho nas veias.

Fonte: globoesporte.com

Expressão ” Negros Maravilhosos”, referencia ao jornalista e narrador Luis Roberto.

Foto: Reprodução Observatório da Discriminação Racial no Futebol