fbpx
Pular para o conteúdo

Blog do Leo Lasmar -Atlético pode pensar em ser campeão brasileiro?

Image

BANNER FUTEBOL AGOSTO 2020

O Atlético de Jorge Sampaoli segue ampliando ótimos números no Brasileirão. Nesse sábado, vendeu o Grêmio por 3 x 1. Foi a décima vitória seguida do Galo no Gigante da Pampulha, o oitavo triunfo – de 11 possíveis – na Série A. O time é o líder isolado, com 24 pontos e 72,7% de aproveitamento (100% em casa). Tem o melhor ataque e um jogo a menos.

Os números, até aqui, são inquestionáveis e colocam o Atlético como forte candidato ao título. O desempenho também. O Galo não tem vencido por acaso. Tem jogado o futebol mais consistente do país e é dominante em quase todos seus jogos. Quando perdeu, vendeu caro a derrota. Quando venceu, quase sempre convenceu. Contra o Grêmio, de novo, teve mais posse, mais finalizações e um maior controle do jogo.

O torcedor atleticano é, por característica, ressabiado. Os mais antigos viram o Atlético ser vice-campeão brasileiro invicto (1977), testemunharam times com desempenho de campeão perderem taças, viram conquistas recentes (Libertadores, Recopa e Copa do Brasil) chegarem com uma dose gigantesca de sofrimento.

O “está bom demais pra ser verdade” passa pela cabeça de boa parte dos alvinegros. É natural que passe. Mas o time manda um recado: o atleticano não precisa ter vergonha de ser feliz e sonhar alto.

Tem muito campeonato pela frente, é evidente que sim. Não existe nada ganho, há concorrentes fortes, além de uma série de variáveis para administrar. De toda forma, o atleticano não precisa evitar tirar onda ou brincar com o “segue o líder”. O Galo, no Brasileirão, é o time a ser seguido, sim. Em números e em futebol apresentado. Pelo menos até aqui.

Há pontos a melhorar, sempre. Sampaoli foi preciso ao avaliar que seu ataque (com exceção de Keno) pode produzir mais e ser mais assertivo. Não dá para contar com hat-trick do camisa 11 sempre, e algumas falhas defensivas aconteceram e podem ser corrigidas. De toda forma, não existe time perfeito. Sampaoli, exigente que é, sempre vai apontar problemas. Mesmo com eles, o Galo vai muito bem.

O título só chega (para o Atlético ou para qualquer outra equipe) na 38ª rodada – ou pouco antes, em caso de conquista antecipada, matematicamente. Dizem que a felicidade não está no destino final, e sim no trajeto. Se é assim, independentemente da taça seguir para Belo Horizonte no início de 2021, o atleticano precisa curtir o momento. O Galo é líder. Com convicção, com bola, com repertório, com elenco. Com merecimento. Com mais um trabalho espetacular de Jorge Sampaoli no Brasil.

Por Guilherme Frossard- GE