fbpx
Pular para o conteúdo

Blog do Leo Lasmar – Atlético começa a reencontrar futebol de 2021

Image

O cenário de críticas externas e reuniões internas vividos há 10, 15 dias já virou passado. Na sintonia time e arquibancada, o Atlético voltou a mostrar em campo a intensidade que o torcedor espera e, tal qual 2021, confirmou a capacidade de crescer na instabilidade. Vitória por 3 a 1 sobre o Independiente del Valle para garantir o time noas oitavas da Libertadores e, de quebra, cravar um recorde: na história do torneio, nunca um clube ficou tantos jogos sem perder.

Já são 18 partidas de invencibilidade no torneio, com a última derrota no longínquo ano de 2019. Um retrospecto de sete empates e 11 vitórias. A última em um Mineirão que, apesar de não estar completamente lotado (pouco menos de 30 mil torcedores), pulsou com o time para se aquecer do frio de quase 10ºC.

E o Galo deu razão à festa. A intensidade que o torcedor queria ver, e Turco Mohamed prometeu na entrevista pré-jogo, o time demonstrou desde o apito inicial. Quase abriu o placar com pouco mais de um minuto de jogo, e aos 8 já estava na frente do marcador. Assistência de Allan, gol de Hulk – dobradinha que voltaria a se repetir mais tarde.

À frente do placar, o Atlético fez o que se acostumou a fazer tão bem no vitorioso ano de 2021. Deu a bola ao adversário e abaixou as linhas para explorar a velocidade dos contragolpes em transição. Criou uma enormidade de chances, mas também sofreu com o time inferior tecnicamente, mas bem treinado do Del Valle.

Cenário que fez o primeiro tempo ser completamente aberto. Não fosse a trave, o Galo poderia ter ido para o intervalo com um 1 a 1 decepcionante. Fosse a melhor pontaria, fecharia a primeira metade do jogo com vantagem muito maior que o magro 1 a 0.

E tirando Hulk, que tem gelo e tranquilidade anormal na frente do goleiro, o quesito finalização é um parafuso que o Atlético ainda precisa apertar para a sequência da temporada. Sobretudo com Ademir, extremamente importante em vários quesitos para o time, mas erra demais na conclusão das jogadas. Como ressaltou Turco, falta “tranquilidade”.

Assim como começou o jogo, o Galo voltou para a segunda etapa disposto a encurralar o rival e ampliar o marcador logo de início. Novamente, deu certo. Aos 11 minutos, após mais uma bela assistência de Allan, Hulk encobriu o goleiro adversário para ampliar o placar.

O quinto doblete do ano, de quem tem média de quase um gol por partida na temporada – 18 em 19 jogos. A maior parte no Mineirão, onde ele, mais do que ninguém, se sente em casa. Já 38 gols do atacante no Gigante da Pampulha, cada vez mais artilheiro isolado do estádio.

O golpe do 2 a 0 fez o Del Valle ir para as cordas. Mas em vez de confirmar o nocaute e transformar a vitória em goleada, o Galo perdeu um caminhão de chances e viu o rival se reerguer aos 36 minutos, no gol do lateral Vargas.

 
Sem Zaracho, o Galo mostrou a força do seu elenco com Sasha entrando e fazendo jogo razoável. Sem Everson, teve Rafael em noite regular. Turco não precisa que as peças de reposição resolvam por si só, mas apenas que permitam que as estrelas do time possam seguir a brilhar. E assim o foi.
 
Na noite de Allan e Hulk, o Atlético está nas oitavas de final do maior objetivo do ano. Ainda há margem clara para crescimento. Mas isso, mais do que preocupar, tem de motivar o grupo. Tal qual 2021, o momento é agora para crescer.
 
Por Marcelo Cardoso – GE
 

FUTEBOL MINAS FM