A nova realidade do setor de alimentação fora do lar - Portal MPA

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A nova realidade do setor de alimentação fora do lar

Postado em 12/06/2020 1:25

 

 

 

 

 

 

 

Frases que antes não se ouvia, ou pelo menos não faziam sentido aos nossos ouvidos, hoje se tornaram presentes em nosso cotidiano e estão cada vez mais fazendo sentido em nossa vida. 

Posso aferir sua temperatura? Lave as mãos por trinta segundos, mantenha distância de dois metros do outro, use álcool em gel 70% nas mãos, são algumas das frases que se tornaram necessária no cotidiano de estabelecimentos do setor de alimentação fora do lar e começam a ganhar a atenção do consumidor, fazendo a diferença na hora de escolher um local para se alimentar.

E aí eu te pergunto: Você empresário, está pronto para receber o cliente? 

Não estou querendo saber se sua equipe atende bem, se sua comida tem qualidade e sabor, se as bebidas estão geladas. Isso é obrigação. Esse é o mínimo que o cliente espera de você.

O que quero dizer é: 
Você está preparado para oferecer ao cliente mais que uma comida gostosa, bom atendimento e bebida gelada. Você e sua equipe estão preparados para oferecer ao cliente instrução, orientação e segurança? Estão preparados para ensinar o cliente a higienizar as mãos, respeitar a distância e principalmente ensinar a se portar em um ambiente, que por ele é até conhecido, mas que agora mudou?

Mostre ao cliente o porquê dessa mudança, o porquê que dentro do estabelecimento ele não pode mais se comportar como antes e principalmente o porquê ele cliente, precisa seguir as normas sanitárias.

Pois este será o seu maior desafio hoje, afinal é esse comportamento “correto” que te manterá aberto.

É hora de surpreender no setor.

Mostre o quanto ele o cliente é importante pra você e de como você está com saudades de conversar e se aproximar, mas que para a segurança dele e sua você fará isso de forma diferente, através de um mimo, um presente. Respeitando as normas, sendo exemplo replicável para ele.

Faça o se sentir como um hóspede que veio te visitar, exiba com orgulho e em local de destaque o seu alvará sanitário, seu treinamento em BPMA (Boas práticas em manipulação de alimentos) que você e sua equipe fizeram. Mostre com orgulho documentos que antes eram vistos apenas por fiscais e profissionais da saúde.  

Mostre que você não esperou a “lei” te obrigar a usar equipamentos como termômetro ou luvas. Você como um bom anfitrião já adaptou sua casa em prol dele. Mostre de fato o quanto ele é importante para você e de como está feliz em receber ele em sua casa. Quebre a tensão entre vocês, seja simpático e respeitoso. Transpareça segurança e conhecimento; seja amigo e não apenas o dono.

Adapte-se ao novo cenário o quanto antes, quem mais cedo o fizer mais rápido irá se recuperar. 

Reconquiste a confiança de seu hóspede com atitudes. Seja responsável e siga as normas. 
Seja o exemplo para quem vai te visitar. 

Sucesso nessa retomada!