fbpx
Pular para o conteúdo

Tomada de Atitude e o Espantalho

Tomada de Atitude que não gera crise, não é Tomada de Atitude: é atitude não tomada. O espantalho, excluindo os filmes de terror, é uma figura que sempre fez parte da vida das pessoas no interior que tinham algum tipo de plantação que atraia passarinhos.

E o espantalho era colocado no centro da plantação justamente para afastar os passarinhos, dando a impressão que era uma pessoa e colocaria medo. Claro que, com o tempo, os passarinhos percebiam que aquele “ser” imóvel não colocava mais medo e, por vezes, até servia de local de pouso para descanso ou até mesmo para observar melhor a plantação.

Para o dono da plantação, a colocação do espantalho era uma Tomada de Atitude de menor custo e que poderia apresentar resultados. Porém, da mesma forma que os passarinhos foram com o tempo tomando coragem em virtude da imobilidade do espantalho, o dono da plantação também foi percebendo que a sua Tomada de Atitude não estava mais produzindo resultados.

No entanto, mesmo não produzindo mais resultados efetivos, se é que um dia realmente produziu algum resultado, o espantalho é deixado no meio da plantação até que uma chuva mais forte ou um vento o derrubasse. Quando eu olho para o 7º Princípio do Amor-Exigente – Tomada de Atitude – vejo nitidamente pessoas espantalho.

Pessoas que passam uma vida inteirinha fazendo de conta que estão tomando atitudes, quando na verdade estão tomando medidas paliativas que não produzem resultados efetivos. Ou seja, não provocam crises. Optam pelo jeitinho fingindo que a solução tomada vai produzir mudanças e que tudo vai dar certo.Com o tempo, a pessoa espantalho vai deixando a ideia de mudar a situação morrer esquecendo de fato o que realmente estava proporcionando o infortúnio.

Pessoas espantalho não querem sair da zona de conforto. Acham que, com o tempo, a situação vai mudar e o bom mesmo é ficar imóvel e de braços abertos com a cara de espanto. Quando eu penso exclusivamente nos passarinhos, eu coloco o espantalho. Quando eu penso que dependo da plantação para conseguir o que venho sonhando conquistar, eu tomo uma atitude que vai gerar crise e espantar de vez os passarinhos.

Da mesa forma é quando eu penso em tomar atitude pesando exclusivamente naquele que está gerando crises. Não vai dar certo porque eu fico pensando como o outro vai reagir a minha Tomada de Atitude. Eu não sei como o outro vai reagir. O que sei é como EU estou vivendo esta situação. Sou EU que não estou feliz. Sou EU que não tenho dormido tranquilamente.  Portanto, a Tomada de Atitude acontecerá tendo EU como foco de mudança de comportamento.

Chega de ser um espantalho. Eu preciso ter em mente que são as minhas decisões e não as minhas condições que vão determinar o meu destino.